Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Próxima Segunda. II Seminário Cearense de Saúde Mental e Trabalho



Agenda Científica e Cultural de Informação em Saúde Manoel Jacaré
-    sempre valorizando a cultura nordestina -

Justificativa

Ao longo de seus anos de criação e funcionamento, o Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador CEREST Manoel Jacaré vem mantendo e ampliando canais de interlocução com setores da sociedade, o que deve ser assegurado. Iniciou seu funcionamento em 2005 vinculado ao Hospital Geral César Cals, estabelecendo-se em suas dependências enquanto aguardava que a reforma do prédio histórico, onde residiu o médico e industrial Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, fosse concluída para lá iniciar suas atividades. Foi habilitado pela Portaria SAS/MS nº 109, de 9 de maio de 2003 e sua estrutura organizacional estabelecida pelo Decreto nº 28.659, de 28 de fevereiro de 2007.

A Agenda Científica e Cultural de Informação em Saúde Manoel Jacaré consiste num processo de democratização do acesso à informação e conhecimento sobre os serviços de saúde, com o envolvimento da população no fortalecimento do controle social na efetivação do direito à saúde.

Objetivo Geral

Criar um espaço social para a promoção da democratização do Estado, na garantia dos direitos sociais e na participação da população na política de saúde, conforme os princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva do acesso à informação em saúde, com a realização de manifestações artísticos culturais, teatro, palestra, fotografia, escultura, cinema e outras, sobre temas de saúde, prioritariamente, com discussão na perspectiva crítica e livre acesso à população.

Objetivos Específicos

1.      Contribuir para a ampliação e qualificação da participação social no acesso à informação em saúde;
2.    Fortalecer as ações de saúde do trabalhador no Estado do Ceará;

3.    Consolidar a implantação do CEREST Manoel Jacaré.

Metodologia

As atividades artísticas culturais são realizadas com temas relacionados ao calendário da saúde, com o envolvimento de representações de trabalhadores correspondentes e outros, o que fortalece a ampliação da discussão na perspectiva do conceito ampliado de saúde.

Execução
Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador - CEREST-CE
Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – NUCIT

Evento
II Seminário Cearense de Saúde Mental e Trabalho
para uma estratégia de atenção à saúde mental dos trabalhadores
-     
Apresentação
As transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas têm aumentado a precarização social e do trabalho em todo o mundo refletindo na saúde mental dos trabalhadores e adquirindo níveis epidemiológicos que exigem uma atenção especial das políticas públicas.
No Brasil, as políticas de atenção à saúde física e mental dos trabalhadores na perspectiva da cidadania, do direito social e da saúde coletiva são instituídas no Brasil pela Constituição Cidadã de 1988 com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das diversas políticas setoriais específicas, entre elas: a Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST); a Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) e ainda a Política Interministerial de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST). Estas políticas estabelecem princípios, diretrizes e metas para a atuação comum entre os entes institucionais envolvidos com a promoção da atenção integral à saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Programação artística , científica e cultural
Exposição dos livros
Epidemiologia da Imprecisão: processo saúde/doença mental como objeto da epidemiologia
Autor: José Jackson Coelho Sampaio
Editora: Fiocruz.
Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho
Autor: Clovis Renato Costa Farias
Editora:
Dia 10 de Dezembro – Manhã
08h30min Abertura
Apresentação do Coral do Sindicato dos Bancários
Fruto do Projeto Vivência Musical, uma iniciativa da direção do SEEB/CE, através do Coletivo de Mulheres Bancárias e Financiárias, o coral iniciou suas atividades em 19 de novembro de 2008, com o intuito de integrar os bancários e funcionários do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). É coordenado por Rita Cassia Ferreira da Silva e Antonio Sancho. Tem como regente Rogério Jales para quem a afinação é conquistada com técnica vocal: ”quem fala, canta”.

14h O Universo do Trabalhador Cearense  em Fotos 
Apresentação Fernando Evangelista
Graduado em Administração de Empresa pela UECE. Fotógrafo desde 1995 com especialização em população. Foi professor de fotografia no Centro Comunitário das Goiabeiras. Integrante  da Associação das Vítimas de Assédio Moral no Trabalho – AVAMT e da Ação Cearense de Combate à Corrupção e a Impunidade – ACECCI.

Dia 11 de Dezembro - Manhã
08h30min Abertura
Cirandas da Vida
Elias José da Silva
Teólogo. Educador Popular e Coordenador das Cirandas da Vida.
As Cirandas da Vida iniciaram suas atividades artístico-culturais em junho de 2005, na cidade de Fortaleza (CE), como ação de educação popular em saúde, voltada para a promoção de saúde, na perspectiva da humanização, da atenção e do desenvolvimento da participação popular no SUS.

14h Apresentação Nonato Ferreira
Licenciado em Letras e Acadêmico em Psicologia. Terapeuta holístico com formação em massoterapia, reflexologia, agiloterapia, chiatsu e terapia comunitária. Facilitador de lian gong e dinâmica de grupo. Integrante do Projeto Qualidade de Vida da Secretaria de Horizonte/ CE.





Nenhum comentário: