Desde: 01.06.2011

Desde: 01.06.2011
BOM LEMBRAR: André Luiz - ‘Os Mensageiros’: “O que nos deve interessar, todavia, é a semeadura do bem. A germinação, o desenvolvimento, a flor e o fruto pertencem ao Senhor.” (Paulo e Estevão. Emmanuel/JC): “O valor da tarefa não está na presença pessoal do missionário, mas no conteúdo espiritual do seu verbo, da sua exemplificação e da sua vida”. Emmanuel: “O tédio é sempre filho da incompreensão dos nossos deveres.”. “[...] o desencanto constitui-se um veneno da imprevidência e da irresponsabilidade”. “[...] valiosa é a escassez, porque traz a disciplina. Preciosa é a abundância porque multiplica as formas do bem”. “[...] a permanência na terra decorre da necessidade de trabalho proveitoso e não do uso de vantagens efêmeras”. “Jamais atingiremos nossos objetivos torturando chagas, indicando cicatrizes, comentando defeitos ou atirando espinhos à face alheia. Compreensão e respeito devem preceder-nos a tarefa em qualquer parte.” (Emmanuel) "Tudo que a doutrina espirita me ensinou é que precisamos nos renovar sempre." (Chico Xavier).

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cerest e ESP oferecem curso sobre saúde mental do trabalhador


Acontece na segunda-feira, 7 de novembro, a aula aberta à comunidade “Psicopatologia Geral/e do Trabalho?”, ministrada pelo médico e reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Jackson Sampaio, no auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, das 13 às 17 horas. A aula inicia as atividades do Curso de Atualização para a Atenção Integral à Saúde Mental dos Trabalhadores, que a Secretaria da Saúde do Estado, através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/CE), oferece em parceria com a ESP/CE.
O curso é destinado aos gestores e profissionais da Rede Sentinela em Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, integrada pelo Cerest estadual, Cerests regionais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, da rede pública estadual. Com carga horária de 120 horas, o curso contemplará os municípios de Fortaleza, Cascavel, Limoeiro do Norte, Horizonte, Tianguá, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Sobral, Aracati, Maranguape e Maracanaú.
Trata-se de uma atividade do Eixo da Educação, Estudo e Pesquisa em Saúde do Trabalhador, alinhada, às prioridades definidas pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT/MS), que elegeu a saúde mental dos trabalhadores para o ano de 2016. 
A realização do curso está prevista na programação anual do Cerest/CE, no que diz respeito ao Plano de Trabalho da Educação Permanente, articulado com as diretrizes do Plano Plurianual 2016-2019 e Programação Anual de Saúde – PAS 2016.
A iniciativa objetiva, ainda, a construção da Linha Guia de Cuidados em Saúde Mental dos Trabalhadores, que aliado ao Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho do Ministério da Saúde, promoverá melhor articulação das ações de assistência, vigilância e reabilitação nos três níveis de atenção à saúde no Estado, além de garantir o caráter transversal da saúde do trabalhador.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim / Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Fonte: http://www.cerest.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1340:cerest-e-esp-oferecem-curso-sobre-saude-mental-do-trabalhador&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=248

Nenhum comentário: