Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 21 de abril de 2015

Reflexão: Surfista famoso desliza em ondas na Indonésia mostrando o lixo no mar

O surf é um dos esportes que melhor registra belas imagens da natureza.
Mas, dessa vez a coisa não estava tão bela. As fotos foram registradas na costa de Java, na Indonésia, e mostram o famoso surfista Dede Suryana deslizando em uma ‘montanha de lixo’.
As imagens foram capturadas pelo fotógrafo Zak Noyle, conhecido por registrar diversos campeonatos mundiais de surf. Segundo ele: “O lixo de repente apareceu em grande massa quando estávamos na água, incluindo troncos de árvores do tamanho de carros, embalagens, garrafas e até uma bola de futebol. Eu pensei que veria o corpo de um animal ou de uma pessoa flutuando”, em entrevista ao MailOnLine.

Apesar das belezas naturais, a Indonésia é reconhecida por ter problemas com o lixo, especialmente nas águas.
De acordo com a National Geographic, o Rio Citarum tem tanto lixo flutuando em suas águas que em alguns pontos é impossível observar a própria água, impedindo qualquer prática de pesca.
Diversos animais marinhos, como as tartarugas, sofrem com a poluição, por confundirem sacos plásticos com alimentos. Isso afeta também ao ser humano, pois boa tarde dos peixes capturados estão com altos índices de substâncias tóxicas. Essas toxinas são absorvidas por nós quando comemos os peixes.
O surfista comentou ao Jakarta Post: “Eu vi o quão bonito e limpo é a Nova Zelândia e a Austrália e quando conheci a Indonésia fiquei chocado. Um ambiente sujo não parece apenas horrível, mas pode deixar pessoas doentes”.

Fonte: http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/2775-surfista-famoso-desliza-em-ondas-na-indonesia-mostrando-o-lixo-no-mar

Nenhum comentário: