Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Projeto Comunidade e Direitos Sociais (EDH/Faculdade Christus) retoma encontros rumo as apresentações nas escolas


Na ocasião, houve a redefinição do calendário de preparo e apresentação nas Escolas Profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino, ficando definidas as seguinte datas para os encontros para a apresentação na Faculdade Christus e retificações pelo Professor Orientador Clovis Renato Costa Farias:
 
Data
Horário
Atividade na Faculdade Christus
2 de agosto
18:20
Apresentação em sala para aprofundamento dos temas escolhidos
6 de agosto
16:00
Apresentação com orientações ligadas ao conteúdo e cronometragem do tempo por integrante
13 de agosto
16:00
Apresentação com ajustes finais na Faculdade

Do mesmo modo, foi agendada a visita para a apresentação nas Escolas Profissionalizantes, reorganizadas as equipes e as temáticas (Trabalho na Adolescência, Trabalho Digno, Salário e ProUni), as quais seguirão a seguinte agenda:

Data
Horário da apresentação
Escola
Atividade
14.08 (terça)
13h10min
EEP Onélio Porto
Apresentação dos temas Trabalho na Adolescência, Salário, Trabalho Digno e Acesso às Instituições de Ensino Superior Privadas (PROUNI)
17.08 (sexta)
7h10min
EEP Júlia Giffoni
17.08 (sexta)
9h20min
EEP Joaquim Moreira
                                        
As apresentações relacionadas aos temas (Trabalho na Adolescência, Trabalho Digno e Salário) seguirão as escolhas dos alunos, em eleição nas respectivas instituições (dias 14 e 17 de agosto), acrescidas de informações sobre o ProUni, programa relacionado à política pública do Governo Federal que visa garantir o acesso dos alunos das escolas públicas e demais que não tenham obtido êxito para cursarem graduações nas Instituições de Ensino Superior e não possuam condições de custear seus estudos em faculdades da rede privada de ensino. As orientações serão repassadas por uma das integrantes do grupo, aluna da Faculdade Christus, que participa do programa. O que foi devidamente repassado aos diretores das escolas públicas, alvo maior do projeto.
O fato da participante do Projeto Comunidade e Direitos Sociais e do ProUni é animador, tanto por possibilitar aos discentes das escolas um maior incentivo pela vivencia da aluna da Faculdade Christus quanto por dar esperança aos demais jovens em relação a continuação dos estudos em nível de graduação em curso de nível superior. Tudo com ênfase na importância que tem a formação acadêmica na vida profissional dos futuros intervenientes no mercado de trabalho.
Por conseguinte, foram redefinidas as equipes, restando a ordem com Priscila Justa, Ticyanne Pereira e Stephanie Holanda para tratarem sobre Trabalho na Adolescência; Luma Vidal, Igor Ian e Stephanie Holanda falarão sobre Salário; e Jéssica Ximenes, Igor Ian e Bianca Rocha disporão sobre Trabalho Digno. ProUni ficará com Stephanie Holanda.
Em seguida, enfatizou-se a dificuldade dos alunos em relações as apresentações, a insegurança que os alunos demonstram em lecionar e falar em público. Para tanto, o Professor Clovis Renato relembrou que existem muitos materiais sobre o Trabalho na Página Vida Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com) e no Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com), bem como nos sites da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Professor Orientador transmitiu experiências para dar mais segurança aos alunos, esclarecendo que antes das apresentações nas instituições ocorrerão encontros para aprimorar as falas, alinhar informações, postura e linguagens para a melhoria dos resultados nas escolas profissionalizantes.
Em outro momento, também, foram delimitados os pontos mais importantes a serem abordados em cada temática, com base em eventuais dúvidas do público nas escolas públicas. Destacou-se, dentre os demais, para Trabalho na adolescência: proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; direitos assegurados aos domésticos e direito a profissionalização e proteção ao trabalho. Com relação ao Trabalho Digno: Saúde e segurança no trabalho; agenda do trabalho decente da OIT; adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas; proteção em face da automação; seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa, com direito a profissionalização e proteção ao trabalho. Em Salário: salário mínimo; piso salarial; categoria; noções organização sindical e negociação coletiva; reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho , direito a profissionalização e proteção ao trabalho.
Ressaltou-se, por fim, a manutenção do comprometimento dos alunos nas reuniões em que ocorrerão as apresentações, assim como a disponibilidade de horário para o estudo e o aprofundamento dos temas a serem abordados nas escolas Onélio Porto (Bairro Conjunto José Valter), Joaquim Moreira de Sousa (Bairro Parangaba) e Júlia Giffoni (Bairro Antônio Bezerra), para que tudo continue seguindo um roteiro de organização.

Antonieta Priscila Guimarães Justa
Igor Ian dos Santos Garrett da Silva
Luma Vidal Azevedo
Clovis Renato Costa Farias
Notícias relacionadas:




Nenhum comentário: