Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Porto do Pecém. DURANTE O PROTESTO Navios não operaram ou deixaram de atracar


A expectativa dos trabalhadores é que ainda haja atraso, nos próximos dias, no transporte de cargas
Embora tenha durado apenas até o fim da tarde de ontem, a paralisação dos trabalhadores do Porto do Pecém resultou em um retardo no transporte de cargas que deverá implicar em novos atrasos nos próximos dias. Conforme o coordenador do Fórum Unificado dos Trabalhadores do Complexo Industrial do Porto do Pecém (FUTCIPP) Hernesto Luz, ao menos quatro navios não operaram como haviam previsto.
Duas embarcações, explica o coordenador, cancelaram a atracação, enquanto outra, que já estava atracada, permaneceu no porto, mas não realizou nenhuma operação. Um quarto navio, complementa, aguardava, no início da noite de ontem, o momento de atracar.

Conforme Hernesto Luz, as atividades foram retomadas, ainda ontem, por volta das 17h30. Apesar disso, afirma, o dia de hoje ainda deverá ser marcado por atrasos, uma vez que os profissionais terão de lidar com uma demanda acumulada.
"A situação ainda vai ser normalizada. Acho que, em um só dia (hoje), não vai ser possível voltar às atividades, no ritmo normal, como se nada tivesse acontecido".
Ele destaca que os sindicatos que compõem o fórum estão "dispostos a dialogar". Segundo o coordenador, porém, não está descartada a possibilidade de novas paralisações nas próximas semanas, embora não tenha sido elaborado um calendário de manifestações.
Fórum na Fiec
Hoje, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Promare Advocacia e Consultoria, realizam, das 8h às 17h30, o III Fórum de Direito Marítimo, Portuário e Logística do Estado do Ceará, no auditório Waldyr Diogo, na sede da Fiec.
O evento irá aumentar o foco das discussões ao tratar de assuntos mais amplos, das áreas do comércio exterior, logística e direito, com as palestras que discutem temas como a estrutura portuária brasileira para este século, além de questões controversas no direito aduaneiro.
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, realiza, durante a manhã, a conferência de abertura. Serão apresentadas, ainda, no evento, alternativas para o fomento do comércio exterior na região. (LF/JM)
Estacas da CSP atrasaram
Entre os navios que não puderam atracar ontem no Porto do Pecém no horário previsto, por conta da paralisação dos trabalhadores do Porto do Pecém, estava uma embarcação que trazia ao Estado parte das estacas que serão utilizadas nas obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A usina, cujo construção está prevista para ser finalizada em 2014, teve a primeira estaca fincada em julho último. Ao todo, já foram cravadas mais de 3.000 estacas. Na primeira fase de operação da CSP, serão fabricadas anualmente três milhões de toneladas de placas de aço.
Segundo a assessoria de comunicação da CSP, o atraso na chegada das estacas não deve implicar em um retardo nas obras, uma vez que, no local onde estão sendo executados os serviços, já há outras estacas prontas para serem utilizadas, não havendo, para ontem, a necessidade novas estacas. Como a previsão é que as atividades no porto voltem ao normal a partir de amanhã, frisa a companhia, o cronograma das obras não deve ser alterado.
Materiais siderúrgicos
A chegada de materiais siderúrgicos, para abastecer empresas instaladas no Estado, corresponde a um dos principais elementos das importações na área do Porto do Pecém.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: