Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 19 de agosto de 2012

Procuradores impedem matrícula simultânea de aluna em mais de um curso superior em universidade pública


A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é vedado a ocupação de duas vagas simultâneas em instituições públicas de ensino superior segundo o que determina a Lei nº 12.089/09. Com o posicionamento, a Procuradoria-Geral Federal (PGF) conseguiu evitar que uma estudante do curso de história da Universidade Santa Maria, no Rio Grande do Sul, fosse autorizada a efetuar matrícula também em psicologia.

A aluna questionou a proibição alegando que a norma é posterior ao edital do processo seletivo, devendo prevalecer às regras anteriores, em atendimento ao princípio da segurança jurídica.
Em atuação conjunta o Departamento de Contencioso da PGF, a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) e a Procuradoria Federal Especializada junto à Universidade (PF/UFSM) explicaram que a única situação amparada pela Lei nº 12.089/09 é daqueles alunos que, no início da vigência, efetivamente já estivessem ocupando duas vagas em cursos distintos. Dessa forma, eles estão autorizados a concluírem regularmente ambas as graduações.
Mas no caso específico, os procuradores ressaltaram que quando a Lei entrou em vigor a estudante estava matriculada apenas no curso de história e havia feito inscrição para o vestibular de psicologia.
Ao analisar o caso o STJ, concordou com os argumentos apresentados pelas Procuradorias e afastou o pedido da estudante que tentava garantir matrícula em dois cursos simultâneos. De acordo com o relator, a simples inscrição no processo seletivo vestibular gera apenas expectativa de direito à ocupação da vaga pretendida, "pois o vocábulo 'ocupar' pressupõe não apenas a aprovação no certame, como também a efetivação da matrícula anteriormente a vigência da Lei".
O Departamento de Contencioso da PGF, a PRF4 e a PF/UFSM são unidades da PGF, órgãos da AGU.
Ref.: Recurso Especial - 1.332.329 - Superior Tribunal de Justiça.
Fonte: AGU

Nenhum comentário: