Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Confraternização religiosa une servidores e pacientes do Hospital Universitário Valter Cantídio (HUVC)

O evento vem sendo realizado há treze anos, tendo à frente servidores que participam ativamente do movimento obreiro junto ao Complexo da Saúde da Universidade Federal do Ceará (Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 - Rodolfo Teófilo - 60430-370 - 3366.8167 | Fortaleza - Ceará - http://www.huwc.ufc.br/).
Desde o início, integram especialmente a organização as trabalhadoras Keila e Auxiliadora, as quais já foram dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Ceará e dos movimentos organizados laborais.

O movimento dos trabalhadores na UFC tem peculiaridades com os trabalhadores organizados em grupos que recebem denominações típicas, tais como, MUR (Movimento Unir para Resistir), ARARAS, TRIBO, dentre outros que vêm surgindo na História sindical da categoria.

O local tradicional de realização é o conhecido “Pátio das Mangueiras”, entre a Coordenação do Curso de Medicina e o Departamento de Patologia, ao ar livre.

A ação integra um conjunto de ações desenvolvidas no correr do ano para conscientizar os obreiros, enfermos e estudantes da entidade, tanto quanto à questões de classe como religiosas, sem foco em Religião especifica.

Em sua feição religiosa, congrega membros de igrejas como a ‘Verbo da Vida’ e outras evangélicas na organização, além de demais interessados católicos, espíritas e pessoas que não frequentam tais entidades, como ouvintes, sendo, para tanto, interdenominacional. Assim, os organizadores encontram-se organizados na Comunidade Evangélica “HU para Cristo” que vem atuando ostensivamente na instituição.

Na ocasião, de regra são distribuídos presentes, dentre os quais, incluem-se cestas básicas para servidores e terceirizados que trabalham no complexo.

Para a realização são feitas, durante o ano, rifas, leilões, bingos, além de angariadas doações e contar com a participação maciça de voluntários.

A aproximação com os pacientes se dá, especialmente, em face do acesso que os trabalhadores têm dos enfermos, bem como das orações coletivas realizadas mensalmente junto aos leitos e no rol da enfermaria, que contam com participação fervorosa.

Em 2013, esteve presente um coral musical composto por servidores e religiosos de várias congregações, o qual cantou diversas canções antes do sorteio dos prêmios.

O evento foi encerrado às 13h, com grande participação e alegria geral, com clamores de mudança individual das pessoas para melhorias a serem observadas no mundo.
Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito pela UFC
Bolsista da CAPES

Vice Presidente da Comissão de Direito Sindical OAB/CE

Nenhum comentário: