Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 8 de dezembro de 2012

Trabalhadores do SINTBEM participam de Encontro de capacitação

Verônica Santos (SINTBEM), Carmem Santiago (CUT), Clovis Renato (COMSINDICAL OAB/CE)

O II Encontro dos Trabalhadores em Instituições Sociais de Crianças e Adolescentes foi realizado pelo SINTBEM (Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Estudos, Pesquisas e Assistência ao Bem-Estar da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará) no auditório central do IMPARH (Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos - Fortaleza/CE), dias 07 e 08 de dezembro de 2012, com a temática central ‘Assédio Moral, Qualidade de Vida e Normatizações Trabalhistas: novas perspectivas’.

O evento foi realizado pelo SINTBEM, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Trabalhadores atentos
A essência da temática geral abordada marcou a crescente necessidade de reflexão em âmbito da saúde do trabalhador, contando com palestrantes especializados por assunto. Enfatizou-se a necessidade de refletir sobre qualidade de vida, sugestionando possibilidades de bem viver para a categoria que trabalha com crianças e adolescentes em situações de emergência, com enfoques específicos ligados ao alcoolismo, às drogas, à depressão, também, com destaques para os direitos e deveres dos trabalhadores no combate ao assédio moral nas relações de trabalho.
Presença 
Às 9h do dia 07.12, a Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Executiva Regional III Regina Elias tratou sobre ‘Qualidade de vida: alcoolismo”.
Presidenta da SINTBEM
Em seguida, a Assistente Social, mestranda em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Karina Loiola abordou ‘Assédio Moral’.
Conversa aberta
O membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, doutorando em Direito da Universidade Federal do Ceará, Clovis Renato Costa Farias fez um escorço analítico geral sobre ‘Normatizações Trabalhistas’, com ênfase na Terceirização e na atualidade das normas que afetam os trabalhadores que vivem tal realidade, com destaque para as atividades junto a Administração Pública. A apresentação teve como debatedoras a Tesoureira e Líder de Mulheres da CUT/CE Carmen Santiago e a Presidenta do SITBEM Verônica dos Santos.
Satisfação
Ao final, foi promovido um debate acerca da Lei nº 5.346/2009, que trata sobre a função do educador social, em plenária mediada por Jean Rodrigues Braga, presidente da Associação dos Educadores e Educadoras do Estado do Ceará (AESC).
Carmem (CUT)
No dia 08, houve abertura dos trabalhos do encontro com atividades sociais, recreação para as crianças, com sorteio de brindes ao som de canções ao vivo, na Sede do SINTBEM, Rua Matoso Filho, 710, Bairro Olavo Oliveira.
Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito da UFC/Bolsista do CNPQ
Advogado membro da COMSINDICAL OAB/CE e do GRUPE
Autor da obra ‘Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho’

Nenhum comentário: