Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

INCT produz filme documentário sobre Genética Médica Populacional


sex, 09 nov 2012 12:47:00
Quatro Heranças: Genética Médica Populacional é o título do filme documentário sobre quatro projetos de pesquisa científica desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (INaGeMP), que integra o Programa de INCT’s do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O documentário descreve pesquisas realizadas em municípios de regiões brasileiras com características ambientais e populacionais bem distintas: Monte Santo, na Bahia, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Monte Negro, em Roraima, e Cândido Godói, também no Rio Grande do Sul. O documentário está dividido em quatro capítulos intitulados Genética no Sertão, Doença de Machado-Joseph, Doenças Tropicais e Gemelaridade. 
As atividades mencionadas no documentário representam uma amostra do trabalho desenvolvido no instituto de pesquisa cujo objetivo principal é proporcionar melhores condições de saúde para grupos populacionais afetados por doenças genéticas específicas. Muitas das doenças estudadas não recebem a atenção adequada através dos mecanismos e sistemas convencionais de saúde em função da sua raridade, no entanto, são problemas reais e significativos para determinadas populações. Assista o vídeo Quatro Heranças: Genética Médica Populacional.
Genética Médica Populacional - Conceitualmente, a Genética Médica Populacional (GEMEPO) é o ramo do conhecimento que estuda e atende as populações com alta prevalência de doenças com um forte componente genético e/ou de anomalias congênitas (do nascimento), ainda que de causa preponderantemente ambiental. Este ramo do conhecimento científico é referenciado, também, como "genética médica em nível populacional" ou o estudo de populações com alta prevalência de doenças genéticas e/ou congênitas.
As atividades do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional incluem ações coordenadas das equipes das instituições associadas e colaboradoras em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças com fortes componentes genéticos na sua etiologia. O Instituto contribui para a formação de recursos humanos na área e desenvolve ações de transferência de conhecimento para a sociedade através da divulgação científica e educação das comunidades afetadas.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: CNPq

Nenhum comentário: