Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 20 de junho de 2017

GRUPE se reúne para conhecer a nova sede do MPT/CE e debater ações


Vice Tutor e Tutor do GRUPE (Clovis Renato e Gérson Marques
O GRUPE (Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista) reuniu seus membros e novos interessados, às 16h, na Sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região (MPT), para manter sua aproximação com os órgãos trabalhistas, conhecendo as novas instalações do MPT no Ceará, bem como debater o contexto da “Reforma” Trabalhista no Senado e o modelo de atuação estatal trabalhista nos Estados Unidos.

O Tutor do Grupe, Dr. Gérson Marques (Professor de Direito e Procurador Regional do Trabalho), apresentou a nova sede do MPT e deu início aos debates na sala de reuniões.

Na visita, os grupeiros perceberam a existência de um espaço/mural específico com diversas publicações do Tutor do Grupe, organizado pela Chefe Bibliotecária da PRT Ana Maria Camelo de Almeida, em que constam mais de trinta obras do Dr. Gérson Marques (Currículo Lattes).

Ficou demarcada a identidade doutrinária e acadêmica do Tutor, além de sua reconhecida prática em diversas áreas jurídicas, tendo sido Advogado Servidor do TJCE, Oficial de Justiça, Juiz do Trabalho, Procurador do Trabalho e Procurador Regional do Trabalho, além de professor universitário há mais de vinte anos.

A grupeira Bárbara apresentou o texto “A Reforma Trabalhista e o ‘sonho americano’: Uma grande ignorância sobre o direito e o sistema de justiça nos EUA”, de Cássio Casagrande, com debates pelos presentes. Leia o texto: http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2017/06/a-reforma-trabalhista-e-o-sonho.html
Ao final, foram apresentadas diversas programações de ações em defesa dos Direitos Sociais e da ampliação da Dignidade da Pessoa Humana, como foco de atuação do GRUPE.


Nos encaminhamentos, foi aprovado que o GRUPE estudará a constitucionalidade da Reforma Trabalhista, já se preparando para sua aprovação e futuras discussões judiciais. Estudo que poderá subsidiar os legitimados em controle concentrado e incidental de constitucionalidade. O que reafirma o pioneirismo do Grupe, antecipando-se aos fatos sociais.


O GRUPE é um projeto de Extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), sob o Código DG 00.2010.PJ.0162, que se dedica ao estudo do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista, numa perspectiva de fomento intelectual e de efetiva atuação acadêmica. O GRUPE integra a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS), da qual é co-fundador.

Os interessados devem contatar o Tutor na Faculdade de Direito da UFC, podendo ser de quaisquer outras faculdades públicas ou privadas, bem como atuar em questões sociais e jurídicas com perfil efetivador dos direitos fundamentais de segunda dimensão.
Contato: 3462.3432 (Regina Sonia)

Visite a página: GRUPE

Nenhum comentário: