Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Faculdade de Direito da UFC comemora 110 anos a partir de 1º de março


Terão início, no dia 1º de março, as comemorações pela passagem dos 110 anos de criação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, a primeira instituição de ensino superior do Estado. No auditório da Faculdade, a partir das 19h, ocorrerá abertura solene das atividades, que incluem: assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade; lançamento do selo comemorativo, com cerimônia de obliteração; e descerramento de placa alusiva à data.

Antes chamada de Faculdade Livre de Direito do Ceará, a instituição foi criada no dia 21 de fevereiro de 1903, pela Lei Estadual nº 717. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembleia Legislativa, que hoje abriga o Museu do Ceará, situado na Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. A partir de 12 de março de 1938, passou a funcionar no atual endereço, na Rua Meton de Alencar, em frente à então conhecida Praça da Bandeira, que em 1959 passou a denominar-se, oficialmente, Praça Clóvis Beviláqua.
"Disseminar esse marco histórico representa, para nós que fazemos parte da Faculdade de Direito, a realização do sonho antigo de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade cearense. Assim, durante todo o ano de 2013, serão realizadas diversas atividades de relevo acadêmico e cultural", diz o Prof. Cândido Albuquerque, diretor da unidade acadêmica. "Celebrar uma data como essa é reafirmar a relevância histórica e acadêmica da Faculdade de Direito e seu compromisso com a ética e a justiça social", observa o Prof. Regnoberto Marques de Melo Junior, presidente da comissão coordenadora das festividades.
Incorporada à Universidade Federal do Ceará, a Faculdade de Direito foi o berço do ensino superior em nosso Estado e hoje desponta como referência nacional no ensino jurídico, com destaque também na pesquisa e na extensão, a exemplo do Escritório de Prática Jurídica e de ações de cunho social como o Projeto Prisma. São frequentes as distinções concedidas à Faculdade em âmbito nacional, bem como merece destaque os resultados alcançados por seus alunos em testes como o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e o Enade.
PROGRAMAÇÃO – Na programação, os seguintes eventos também são destaque:
• 2 de março: jantar comemorativo aberto aos professores (ativos e aposentados), ex-professores, alunos e ex-alunos, demais servidores e familiares;
• 5 de março: colação de grau no auditório da Faculdade;
• 6 de março: culto ecumênico; lançamento de livros, revistas e fac-similares; premiações; show artístico.

Além dessa programação, estão sendo preparadas diversas outras atividades envolvendo tanto a comunidade interna quanto a sociedade em geral, durante todo este ano. Dentre outras ações, destacam-se: o lançamento de livros, a reedição de obras antigas, publicações fac-similares, exposições temáticas sobre a trajetória da unidade acadêmica, bem como a exposição de seu acervo histórico, que fará parte do memorial a ser construído nos próximos anos. Confira a programação completa.
Fonte: Prof. Cândido Albuquerque, Diretor da Faculdade de Direito da UFC – fones: 85 3366 7834 / 3366 7833

Nenhum comentário: