Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Maternidade-Escola utiliza terapias complementares em parto humanizado


Quinta, 31 Janeiro 2013 08:44
É reconhecida a defesa do parto humanizado pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará. Entre as diversas ações desenvolvidas nesse sentido está o projeto Terapias Complementares para a Assistência à Saúde da Mulher, que oferece técnicas como o shiatsu, massoterapia, reiki, aromaterapia e musicoterapia que, dentre outros benefícios, preparam a gestante para o parto natural.

O projeto, coordenado pela Profª Kaelly Virgínia Oliveira Saraiva, nasceu no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem como uma das ações do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares, que tem como coordenadoras as professoras Fátima Maciel e Ângela Alves de Sousa.
À frente do atendimento regular na MEAC às quintas e domingos, a Profª Kaelly explica que se observam ótimos resultados na aplicação dessas terapias. Há casos, por exemplo, em que a saída do bebê está difícil e, com recursos como massagens, o parto se dá sem a necessidade do uso de fórceps. Ela ressalta que o foco do projeto é a saúde da mulher porque assim foi concebido, mas a intenção é ampliar a oferta das terapias que promovem equilíbrio, relaxamento e bem-estar para pacientes de outras áreas como a Oncologia. Por enquanto, fora as gestantes atendidas pela MEAC, são feitos atendimentos muito restritos a pacientes encaminhados por médicos e enfermeiros do Complexo Hospitalar da UFC.
Outra linha de ação do projeto é a educação continuada, com a realização de cursos e treinamentos para iniciar auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros nos conhecimentos básicos de terapias complementares.
Fonte: Kaelly Virginia de Oliveira Saraivato, coordenadora do projeto Terapias Complementares para a Assistência à Saúde da Mulher – fones: 85 3366 8450 / 3366 8457

Nenhum comentário: