Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Chamonix-Mont-Blanc - conhecendo o verão com neve na França - Clovis Renato

Chamonix-Mont-Blanc (em português: Chamonix-Monte-Branco) é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. Denominada na língua corrente apenas Chamonix, é uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, tendo o imponente Monte Branco na parte meridional de seu território.

No centro da cidade encontra-se a estátua de Horace-Bénédict de Saussure em companhia do guia de montanha Jacques Balmat que lhe aponta o cume do Monte Branco onde o naturalista e geólogo suíço pretende ir fazer experiências e pelas ascensões que efetuou é considerado por muitos como o fundador do alpinismo.

História

Chamonix entra na história quando o conde Aymon I de Genebra faz doação do vale de Chamonix à Abadia de Saint-Michel, do Piemonte, Itália. Território do ducado de Saboia que por isso faz parte da Casa de Saboia que nessa altura estavam integrados no Reino da Sardenha. Mais tarde, no tempo da Revolução Francesa e do império de Napoleão, torna-se um território francês. Em 24 de março de 1860 pelo Tratado de Turim, o Ducado de Saboia é cedido à França, e em abril desse ano Chamonix torna-se definitivamente território francês e toma o nome de Chamonix-Mont-Blanc, sendo a extensão "Mont-Blanc" o resultado de um acordo com a comuna francesa de Saint-Gervais-les-Bains.

Toponímia

O nome da comuna é mencionado em latim como Campum munitum por volta de 1091[2] e depois sucessivamente Chamonis em 1283, Chamouny em 1581, Chamony em 1652, e o termo Chamonix aparece em 1793, antes de se tornar definitivamente Chamonix-Mont-Blanc em 1921.[3]

Uma outra etimologia popular explica o nome pelo patoá formado por cha para "terra" e mon-is para "montanha", a "terra da montanha". Ainda atualmente Cham é a alcunha dada à cidade, e por extensão aos habitantes de Chamonix (o "x" final de Chamonix não se pronuncia em francês).

Também não é de excluir o facto do nome da cidade provir da palavra francesa Chamois, o mamífero ruminante, da família dos bovídeos, a camurça muito usual nessa região montanhosa.

Geografia

Rodeado pelos maciço das Agulhas Vermelhas e pelo maciço do Monte Branco, Chamonix tem com Saint-Gervais-les-Bains o recorde da comuna com a maior altitude de França e da Europa Ocidental. Porém este recorde tem que dividir com a Itália e nomeadamente Courmayeur no vale de Aosta que também reivindica esse recorde para um pico que culmina a 4 810 m, ambos dizendo que a fronteira fica no seu território, e ainda hoje a disputa não está resolvida.[4]

Ponto de partida para inúmeros percursos de alpinismo de verão e de esqui de inverno, Chamonix e o Monte Branco são o terceiro sítio mundial mais visitado no mundo[5] o que a torna uma estação de esqui e ao mesmo tempo uma cidade altamente cosmopolita e sempre muito cheia de vida em qualquer época do ano. Paralelamente, com 116,53 km2,[6] Chamonix é a quarta comuna francesa mais vasta da França Metropolitana.

Chamonix estende-se por uma superfície total de 24 546 ha e desenvolveu-se durante 17 km no vale do mesmo nome (o chamado alto vale do Arve ou vale de Chamonix) antes de ocupar mais genericamente o vale do Arve (com 102 km), e cujo rio vem desaguar a sul de Genebra, na Suíça. Encontra-se próximo da tríplice fronteira França-Itália-Suíça, e está rodeada pelo maciço das Agulhas Vermelhas e pelo maciço do Monte Branco, respectivamente a 2 965 m e 4 810 m devido à presença do cume do Monte Branco.

Jogos Olímpicos de Inverno

Chamonix foi o teatro dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924

Fonte: Wikipédia

Fotos:


























































































































































































VÍDEOS...

Nenhum comentário: