Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 8 de março de 2016

MDTS para a Câmara Técnica de Acompanhamento de Regionalização da Assistência do SUS (CANOAS) do Conselho estadual de saúde do Ceará (CESAU)

Plenária do MDTS dia 04/03/2016 - Advogado do MDTS Clovis Renato
      Fortaleza, 08 de março de 2016

Do: MDTS                                                        

Para: Câmara Técnica de Acompanhamento de Regionalização da Assistência do SUS (CANOAS) do Conselho estadual de saúde do Ceará (CESAU)


         Através deste o MDTS - Movimento em Defesa dos Trabalhadores da Saúde (UFC/SAMEAC) vem expor e solicitar o que se segue.
  Somos cerca de 700 trabalhadores(as) do Hospital das Clínicas e Maternidade Escola da UFC, muitos com 30 anos de serviços, na luta contra a nossa demissão em massa. Desde que tomamos conhecimento da ameaça de demissão em março de 2015, a categoria organizou-se, contratou advogados e vem desenvolvendo várias atividades na busca de justiça. Assim, o Movimento em Defesa dos Trabalhadores da Saúde (SAMEAC/UFC) - MDTS foi criado, de forma autônoma e independente, pelos trabalhadores(as) sujeitos à imposição de despedida, agora, também, apoiado por movimentos sociais e pelos sindicatos representantes das categorias.. Uma parte de nós já está sendo demitida. Outra parte resiste, mas está diante da ameaça da Reitoria da UFC que, além de cortar salários, vales transporte e vales refeição, pediu a ilegalidade da nossa greve.
         Na luta cresceu a nossa consciência e compromisso com a saúde do nosso povo e a preocupação e mesmo indignação com o que vem acontecendo no Complexo Hospitalar da UFC a partir do contrato entre a UFC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2014. Desde então, além da imposição das demissões, várias denúncias de assédio moral, desrespeito a direitos e má gestão dentro do hospital e da maternidade têm se acumulado.
         Trazemos ao conhecimento desta câmara vários elementos que comprovam as péssimas condições de funcionamento das referidas unidades de saúde, que vêm se agravando com o processo de demissão dos trabalhadores(as) vinculados à SAMEAC.
         Não conseguimos compreender como, diante das dificuldades financeiras alardeadas pela gestão como justificativa para redução ou mesmo interrupção de serviços essenciais no Complexo, se efetiva um processo de substituição de trabalhadores que representam um custo X por trabalhadores contratados através de empresas privadas de terceirização com o custo muito mais alto, além dos custos da própria EBSERH, que vem sendo denunciada em todo o Brasil, como uma porta para a privatização dos hospitais universitários, bem como a quebra da autonomia da Universidade e do princípio de ensino, pesquisa e extensão.
         Nesse sentido, solicitamos urgentemente as medidas cabíveis. Ao mesmo tempo convidamos para o Seminário do dia 29 de março com a temática “Desafios da Saúde Pública: Caos, Privatização e Perspectivas”, com a participação do Dr. Jorge Sale Darze e Dr. Darley Rugeri Wollmann Junior da Federação Nacional dos Médicos - FENAM, entre outros.
            Confiantes de contarmos com a iniciativa desta Câmara, subscrevemo-nos.
            Atenciosamente,                     
          
            MDTS e Crítica Radical  

 



Contatos: Rosângela Saldanha – 987996663; Teresa Neumann – 988818172; Rosa Fonseca – 988166254; Advogados: Clovis Renato (OAB/Ce 20.500) Cel: (85) 99901.8377; Thiago Pinheiro (OAB/Ce 19.279) Cel: 99627.3752 / 98723.2755. 

Nenhum comentário: