Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Doutores da Economia: Keynes x Hayek x Marx (três ideologias diferentes para reflexão na crise)

Keynes foi o primeiro economista a se tornar uma celebridade mundial. Ele fez seu nome durante a pior crise econômica que o mundo tinha visto, a Grande Depressão.
A economia não é uma gangorra, argumentou ele, naturalmente balançando entre booms e recessões, mas como um elevador, que pode ficar preso em um ou outro estado. Só gastos governamentais poderiam dar o pontapé inicial novamente. 
Suas idéias radicais eram controversas. Os inimigos de Keynes tinham a impressão que sua intenção era atacar o capitalismo e ir contra a liberdade pessoal. Mas, recentemente, tanto Barack Obama e Gordon Brown injetaram dinheiro na gagueira economica dos EUA e do Reino Unido.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=srwISf0JjII
Doutores da Economia: Hayek - Episódio 2
Friedrich Hayek acreditava na primazia do mercado. Que todas as tentativas de regulamentação e controle eram equivocadas e terminaria em fracasso. Portanto as economias devem ser deixadas à sua própria sorte livres de interferência do governo. 
É uma mensagem controversa que alguns políticos têm dificuldade ou coragem em confiar. Mas depois do "crash" as idéias radicais deste economista ganhador do Prêmio Nobel foram reavaliadas. Muitos pensam que a queda recente foi causada por uma incapacidade de regular o capitalismo. Mas, Hayek diria que a crise de hoje é o resultado da nossa pouca fé no mercado.

Doutores da Economia: Marx - Episódio 3
Karl Marx previu que o capitalismo estava condenado. Durante décadas, suas teorias foram ignoradas. No entanto, ultimamente, outros pensadores econômicos estão começando a perguntar se o capitalismo é inerentemente instável. 

Marx previu que cada crise econômica seria pior que a anterior, até , finalmente, o capitalismo entrar em colapso. Mas, como ele estava sempre à beira da falência, poucos acreditaram nele. As teorias de Marx oferecem uma visão surpreendente para a catástrofe das hipotecas sub-prime e as causas do crash de 2008. É hora de levar Marx a sério?

Nenhum comentário: