As
Revoluções de 1848 nos Estados alemães, também chamada de Revolução de Março -
parte das Revoluções de 1848 que eclodiram na Europa - foram uma série de
protestos coordenados e rebeliões nos Estados da Confederação Germânica,
incluindo o Império Austríaco. As revoluções salientaram o pangermanismo,
enfatizou o descontentamento popular com a tradicional estrutura amplamente
autocrática dos 39 Estados independentes da Confederação, que havia herdado o
território alemão do Sacro Império Romano-Germânico.
Atual e contornos de 1848 |
Além disso, demonstraram o
desejo popular para uma maior liberdade política, junto com políticas liberais,
a liberdade de expressão, democracia e nacionalismo. Os elementos da classe
média estavam preenchidos com princípios liberais, enquanto a classe
trabalhadora buscou melhorias radicais em suas condições de trabalho e de vida.
No entanto, a classe média e os componentes da classe trabalhadora foram
divididos durante a Revolução, e no final, a aristocracia conservadora havia
derrotado ambas as partes, forçando muitos liberais para o exílio.
Principais
causas
A campanha
nas revoluções alemãs de 1848 teve dois objetivos principais, primeiro, um
sistema unificado alemão (Estado-nação) e segundo, a introdução de liberdades
civis.[1]
As
exigências para a reforma política incluindo a liberdade de imprensa, a
auto-organização das universidades e um parlamento que represente todos os
cidadãos alemães foram apenas representadas pelos monarcas de uma comunidade de
Estados soberanos alemães.
O sentimento
nacionalista, que foi amplamente difundido entre os estudantes da classe média
educada foi estimulado pela Crise do Reno de 1840, quando parecia que a França
invadiria a Renânia.
O historiador Fichte e o escritor Jahn Arndt, haviam
contribuído de diferentes formas para o crescimento de um sentimento nacional
difuso dos alemães. Fichte levantou o temperamento nacional com suas palestras
sobre um Estado alemão independente, enquanto Arndt tinha declarado o seu ódio
eterno dos franceses e Jahn tinha o chamado para a criação de um órgão nacional
composto de homens fortes prontos para morrer pela pátria. Todos eles viviam
durante a ocupação dos Estados alemães pelo exército napoleônico, e da França
que era vista como uma grande rival para os Estados alemães, que em sua
composição eram espalhados e tinham sido incapazes de formar uma defesa
coordenada contra Napoleão.
A crise no Reno provocou uma nova onda de
sentimento anti-francês e a composição de músicas patrióticas conhecidas como
Rheinlied. Além disso, a declaração da Dinamarca que ocuparia parte de
Schleswig-Holstein provocou uma oposição generalizada. A partir de 1840, houve
um consenso entre os liberais alemães, que visavam apenas a dupla união e a
liberdade de lutar.[1]
As
desastrosas condições econômicas também desempenharam um papel. A epidemia de
cólera espalhou a morte e o sofrimento para a Silésia. O crescimento da
população e os fracassos da safra entre 1846 e 1847 causaram fome e miséria.
Muitas pessoas se mudaram para a cidades, a fim de sobreviver, mas os salários
eram muito baixos e as condições de vida eram terriveis.
Em 1828, a
União Aduaneira Prússia-Hessian havia sido formada, que foi projetada para
tornar o comércio de bens prussianos mais eficiente. A Áustria foi o único
Estado que não aderiu e foi um poderoso motor para a unificação dos Estados
dentro da federação. As normas estabelecidas no Zollverein para os impostos de
bens e viagens eram feitas entre os Estados de frouxa legislação. Inicialmente,
as área sindicais na Prússia eram poucas e pequenas, mas em 1834 haviam
crescido para dentro da região do Zollverein que abrangia grande parte do que
viria a ser a Alemanha. Entre outros feitos, estabeleceu os padrões de peso e
moeda na Alemanha.
Estes
eventos em toda a Europa em 1848 tiveram um impacto também sobre os alemães. Em
fevereiro de 1848, o Rei Louis-Phillipe da França abdicou do trono, provocando
revoluções em todo o continente europeu, especialmente nos Estados alemães.
Eventos que
levaram às revoluções.
O trabalho
de base no levante de 1848 na Alemanha foi colocada muito tempo antes. O
Festival de Hambach de 1832 por exemplo, reflete uma crescente inquietação em
face da tributação pesada e censura política. O Festival de Hambach é
particularmente notável pelo fato que resultou na origem da bandeira tricolor:
preto, vermelho e ouro (que atualmente forma a bandeira da Alemanha), como um
símbolo do movimento republicano e de uma união entre os povos de língua alemã.
A pressão
liberal se espalhou através de muitos Estados alemães da Confederação
Germânica, cada um dos quais experimentaram as revoluções de sua própria
maneira. As manifestações de rua dos trabalhadores e artesãos em Paris na
França em 22 de fevereiro de 1848 resultaram na abdicação do Rei Luís Filipe e
na sua partida da França para a Inglaterra, foi o estímulo necessário para a
revolta na Alemanha.[2] Na França, a Revolução de 1848 ficou conhecida como
"Revolução de Fevereiro".
A revolução
se espalhou pela Europa e começou na Alemanha com grandes manifestações em 13
de março de 1848 em Viena, Áustria, que resultou na renúncia do Príncipe von
Metternich como ministro-chefe do imperador Fernando I da Áustria e sua partida
para a Grã-Bretanha.[2] Por causa da data destas demonstrações, as revoluções
de 1848 na Alemanha são chamadas geralmente de Revolução de Março (em alemão:
Märzrevolution).
Temendo o
mesmo destino de Luís Filipe da França, alguns monarcas na Alemanha aceitaram
algumas exigências dos revolucionários, pelo menos temporariamente. No sul e
oeste, as grandes assembleias populares e manifestações em massa ocorreram.
Haviam exigido liberdade de imprensa, liberdade de se reunir, constituições escritas,
armamento para o povo e um parlamento para o povo alemão.
Referências
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↑ Ir para: a b See the Foreword
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Fonte: Wikipédia
“A Liga dos Justos, após a publicação do Manifesto do Partido Comunista, tornou-se o Partido dos Comunistas. Marx e Engels tentaram que a Liga dos Comunistas tivesse um papel na Revolução de 1848, um papel que foi bastante restrito. Marx na Revolução de 1848 se deslocou, novamente, para a Alemanha e tomou a direção de um jornal democrático, a Nova Gazeta do Reno, a qual tentou transformá-la em um jornal da Revolução. Mas não proclamando ‘este é um jornal comunista que tem a verdade revelada’. [...] Em um jornal democrático, lutavam para que a Revolução fosse até a última de suas consequências. Marx continuava a ser da Liga dos Comunistas, sendo redator e chefe de um jornal democrático. A Alemanha precisava de uma Revolução Democrática, e ia ser uma Revolução democrática pois se tratava da constituição da nação alemã, que ainda não existia, e da derrubada da monarquia, ou melhor, das monarquias alemãs, dos principados. Esta era a primeira tarefa, a principal, e o proletariado devia estar na cabeça dessa tarefa. Os comunistas olham com atenção para o que está acontecendo na Alemanha, pois está para acontecer uma revolução democrática, ou seja, o fim do regime absolutista e a unificação nacional. Mas essa revolução democrática na Alemanha vai acontecer em condições totalmente diversas a da Revolução Francesa de 1789, Marx sobressalta uma das diferenças, a existência do proletariado. Contudo, a Revolução Democrática de 1848 na Alemanha fracassou e a Nova Gazeta do Reno fracassou, na última edição, Marx publicou o último em vermelho, acusando a burguesia alemã de não ter feito uma revolução democrática. Marx diz que o próximo passo só pode ser feito pelo proletariado. [...]
A unificação alemã acabou se dando por outros métodos, não revolucionários, mas militares. Pela hegemonia da Prússia, não pela unificação democrática dos principados alemães, mas pela hegemonia militarista da Prússia que, como se dizia na época, não era um Estado que possuía um exército, mas um exército que possuía um Estado. O que determinou que a unificação alemã se constituísse sobre uma base antidemocrática, monárquica, autoritária, tensão que correria por toda a sua história e desembocaria no Nazismo, derrotado na II Guerra Mundial.”
“O proletariado teve a capacidade que Marx queria lhe dar através da Liga dos Comunistas, para que diante da tentativa da pequena burguesia de levar adiante a revolução democrática de modo inconsequente, o proletariado a substituísse na tarefa. Mas não teve pois a da Liga dos Comunistas se transformou em 1850 numa seita, em que Marx e Engels foram postos em minoria e onde impuseram sua maioria, alguns dirigentes operários da Liga que pretendiam transformá-la numa espécie de organização conspirativa, digamos assim, prototerrorista, numa seita. E Marx e Engels falaram que isso não ia para lugar nenhum, pela primeira vez, deram um certificado de função para seitas. A segunda foi com a I Internacional, que nasceu em 1864, se estendeu pela Europa, teve um papel importante na Comuna de Paris (1871), muito mais que o da Liga dos Comunistas em 1848, mas a Comuna de Paris também fracassou, foi derrotada. No ano seguinte à I Internacional, em virtude dessa derrota e da reação que aconteceu em toda a Europa, também tendeu a se transformar numa seita. Onde tendeu a impor a hegemonia uma corrente adversária de partido internacional encabeçada por Mikhail Bakunin, considerado o pai do Anarquismo. Até que, finalmente, Marx e Engels propuseram deslocamento da direção da Internacional para Nova York e, finalmente, a sua dissolução, porque tinha se transformado numa seita onde intelectuais brigavam em nome dos princípios puramente verbais e sem nenhum vínculo com o movimento real, daí dissolveram a I Internacional ou Associação Internacional dos Trabalhadores, que, na época ninguém chamava de primeira por não saberem que ia ter uma segunda e depois uma terceira. E, já falecido Marx, em 1889 se criou a Internacional Socialista, depois chamada de Segunda Internacional, mas com uma delimitação clara. Cuidado! Uma condição de que os partidos façam luta política e isto implica, inclusive, luta eleitoral, os anarquistas eram totalmente contrários a isto. Assim, as delimitações do partido foram se modificando através da História.”
(Osvaldo Coggiola. Curso Livre Marx e Engels - "Manifesto Comunista" e "Crítica do Programa de Gotha" | Aula 2)
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