Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 23 de julho de 2019

Luz no Caminho - Mabel Collins






"Somente a medida que um homem for capaz e estiver disposto a viver o ensinamento é que ele será capaz de entendê-lo. Se ele não pratica-lo, este permanecerá um livro fechado. Qualquer esforço para viver este ensinamento trará luz sobre o mesmo;" (11)
"Muitas pessoas que ainda não se aproximaram do discipulado têm uma compreensão totalmente equivocada dessas regras, e frequentemente as criticam como propondo um ideal que é difícil e pouco atrativo. Este é constantemente o caso quando o ideal apresentado é demasiado elevado para o leitor." (22)
"Portanto, quando estamos tratando com livros escritos por ocultistas, nós só podemos captar os seus pensamentos na proporção do nosso próprio avanço espiritual. Qualquer parte do ensinamento deles que seja demasiado sutil ou elevado passa por nós como se não estivesse lá." (26)
"EscoIha uma única frase e medite nela; pare com o trabalho da mente inferior e desperte a consciência interna que entra em contato direto com a ideia. Você poderá então deixar de lado as imagens da mente concreta e ter uma percepção direta da realidade. Meditando dessa forma você entrará em contato com o conhecimento direto da verdade que o Eu Superior adquiriu em dimensões mais elevadas.
Entretanto, um homem que medita mas não lê nem ouve a um instrutor, ainda que progrida no plano espiritual, só o fará lentamente. Se ele tivesse tido a vantagem adicional de ler e escutar, avançaria muito mais rapidamente. A palestra ou o estudo podem sintonizar o cérebro do estudante de maneira que ele obtenha mais conhecimento através da meditação.
Mas para um homem que apenas ouve ou lê e não medita, dificilmente será possível algum avanço, e o progresso é extremamente vagaroso. As duas práticas devem ser combinadas: um pouco de escuta ou leitura e muita meditação." (27-29)
"Antes que os olhos possam ver, devem ser incapazes de lágrimas. Antes que o ouvido possa ouvir, deve ter perdido a sua sensibilidade. Antes que a voz possa falar na presença dos Mestres, deve ter perdido o poder de ferir. Antes que a alma possa estar na presença dos Mestres, seus pés devem ser lavados com o sangue do coração.
1 - Mata a ambição.
NOTA - A ambição é a primera das maldições: a grande tentadora do homem que está se elevando acima de seus semelhantes.
É a forma mais simples de buscar recompensa. Homens de inteligência e poder são continuamente desviados por ela de suas possibilidades mais elevadas. No entanto, ela é uma instrutora necessária." (31-33)
"Pois os vícios do homem vulgar passam por uma transfonnação sutil e reaparecem com aspecto modificado no coração do discípulo. É fácil dizer: 'Não serei ambicioso', mas não é tão fácil dizer: 'Quando o Mestre ler meu coração, ele o encontrará perfeitamente limpo". (33-34)
"Pois agora, no umbral, um erro pode ser corrigido. Porém, se carregares o erro contigo, ele crescerá e frutificará, e então, para destrui-lo, terás de sofrer amargamente." (35)
"Procura no coração a raiz do mal e arranca-a. Ela vive e dá frutos no coração do discípulo devotado assim como no do homem voltado para o desejo. Só o forte pode mata-la. O fraco tem de esperar que ela cresça, frutifique e morra. E ela é uma planta que vive e cresce através dos tempos." (36)
"Não vivas no presente nem no futuro, e sim no Eterno. Esta gigantesca erva daninha não é capaz de florescer ali; esta mancha na existência é removida pela própria atmosfera do pensamento eterno." (37-38)
"5 - Mata todo sentido de separação.
NOTA - Não te iludas imaginando que podes apartar-te do mau ou do insensato. Eles são tu mesmo, embora em grau menor do que o teu amigo ou teu Mestre.
Porém, se permitires que cresça no teu interior a ideia da separação de qualquer coisa ou pessoa má, ao fazê-lo estarás criando um karma que te ligará a essa pessoa ou coisa até que a tua alma reconheça que não pode pemanecer isolada. Lembra-te de que o pecado e a vergonha do mundo são o teu pecado e a tua verganha, pois tu és parte do mundo." (38-39)
"Portanto, lembra-te de que a veste maculada que hoje evitas tocar pode ter sido tua ontem, ou pode ser tua amanhã. E se dela te desviares com horror, quando lançada sobre os teus ombros, tanto mais firmemente grudara em ti. O homem que se tem por justo cria para si um leito de lama. Abstém-te porque é correto abster-se não para te conservares limpo. " (40)
"12 - Pois dentro de ti está a luz do mundo a única luz que pode ser projetada sobre o Caminho. Se fores incapaz de percebê-la dentro de ti, é inútil procura-la em outra parte." (43)
"Deseja aquelas posses que podem ser mantidas pela alma pura, para que acumules riquezas para aquele espírito uno da vida que é o teu único e verdadeiro Eu." (45)
"E o poder que o discípulo deve cobiçar é aquele que fará com que ele apareça como nada aos olhos dos homens." (46)
"Toma cuidado. A senda deve ser buscada por si mesma, e não em função dos teus pés que a trilharão." (47)
"Em cada um destes pontos é preciso deter-se longamente e refletir bem. Em cada um destes pontos é necessário estar seguro de que o caminho foi escolhido desinteressadamente. O Caminho e a
verdade vêm em primeiro lugar, em seguida vem a vida." (48-49)
"Para cada temperamento existe uma estrada que parece a mais desejável." (50)
"Todos os degraus são necessários para formar a escada. Os vícios dos homens tomam-se degraus na escada, um a um, à medida que vão sendo superados. As virtudes do homem são, na verdade, degraus necessáríos que não podem de forma alguma ser dispensados. No entanto, embora criem uma bela atmosfera e um futuro feliz, são inúteis se estiverem isoladas. A natureza total do homem deve ser utilizada utilizada sabiamente por aquele que deseja entrar no caminho. Cada homem é para si próprio absolutamente o caminho, a verdade e a vida. Mas isso só se torna real quando ele domina firmemente sua individualidade e, pela força de sua vontade espiritual desperta, reconhece esta individualidade não como ele próprio, mas como algo que com sofrimento criou para seu proprio uso e por meio do qual se propõe, à medida que seu crescimento lentamente desenvolve sua inteligencia, a alcançar a vida além da individualidade. Quando ele descobre que para isso existe a sua maravilhosa e complexa vida separada, então, na verdade, e somente então, ele estará no caminho.
Busca-o mergulhando nas misteriosas e gloriosas profundezas de teu próprio ser interior. Busca-o testando toda experiência, utilizando os sentidos a fim de compreender o crescimento e o significado da individualidade; assim como a beleza e obscuridade daqueles outros fragmentos divinos que estão lutando lado a lado contigo e formam a raça a que pertences. Busca-o pelo estudo das leis do ser, as leis da Natureza, as leis do sobrenatural: e busca-o com uma profunda obediência da alma..." (50-54)
"E quando houveres chegado ao fim, sua luz se transformará, subitamente, na luz infinita." (55)
"Mas não condenes o homem que cede; estende-lhe a mão como a um irmão peregrino cujos pés se tomaram pesados com a lama. Lambra-te, ó discípulo, de que por grande que seja o abismo entre o homem bom e o pecador, maior ainda é o abismo entre o homem bom e o homem
que alcançou o conhecimento; e é imensurável entre o homem bom e o homem que está no limiar da divindade. Portanto, acautela-te para que não te imagines cedo demais como alguém superior às massas. Quando houveres encontrado o começo do caminho, a estrela da tua alma mostrará a sua luz; e através desta luz perceberás como são grandes as trevas nas quais ela brilha. Mente, coração e cérebro, todos estarão obscuros e em trevas até que a primeira grande batalha tenha sido ganha. Não fiques apavorado nem aterrorizado com esta visão; conserva teus olhos fixos na pequena luz e ela crescerá. Mas que a escuridão interior te auxilie a compreender o desamparo daqueles que não viram luz alguma, cujas almas estão em profunda obscuridade. Não os censures. Não te retraias deles, porém tenta aliviar um pouco o pesado karma do mundo; ajuda as poucas e fortes mãos que impedem os poderes das trevas de obterem uma vitória completa. Então começarás a compartilhar de uma alegria que traz, na verdade, um trabalho terrível e uma profunda justeza, mas também um grande e crescente deleite." (55-59)
"21. Procura pela flor que desabrocha durante o silêncio que se segue à tormenta: não antes. Ela crescerá, se desenvolverá, lançará ramos e folhas, formará botões enquanto a tempestade prosseguir, enquanto perdurar a batalha.
Porém, só quando toda a personalidade do homem estiver dissolvida e desvanecida só quando for mantida pelo divino fragmento que a criou como mero instrumento de experimentação e experiência - só quando toda a natureza houver cedido e sido submetida ao seu Eu Superior, é que o botão pode se abrir. Então haverá uma calma semelhante àquela que ocorre em uma zona tropical após uma chuva torrencial, quando toda a Natureza parece operar tão rapidamente que é possível vê-ia em ação. Essa calma descerá sobre o espírito fatigado. E no profundo silêncio ocorrerá o misterioso acontecimento que comprovará que o caminho foi encontrado." (60-62)
"Sabe, ó discípulo, que aqueles que passaram pelo silêncio, sentiram sua paz e retiveram sua força anseiam que tu também passes por ele. Portanto, na Sala do Aprendizado, quando ali for capaz de ingressar, o discípulo sempre encontrará o seu Mestre." (64)
"Ler, no sentido oculto, é ler com os olhos do espírito. Pedir é sentir a fome interior o anseio da aspiração espiritual. Ser capaz de ler significa haver obtido, até um certo ponto, o poder de satisfazer essa fome. Quando o discípulo está pronto para aprender, então ele é aceito, recebido e reconhecido. Assim deve ser, pois ele acendeu a sua lâmpada e ela não pode ser escondida. Porém, aprender é impossível até que a primeira grande batalha tenha sido ganha. A mente pode reconhecer a verdade, porém o espírito não a pode receber. Uma vez que tenha passado pela tormenta e atingido a paz, então é sempre possível aprender, mesmo que o discípulo vacile, hesite e se desvie. A Voz do Silêncio permanece em seu interior e mesmo que ele abandone por completo o Caminho, um dia ela ressoará e fará com que ele se sinta distante, separando as suas paixões das suas possibilidades divinas. Então, com dor e em meio a gritos desesperados do eu infierior abandonado, ele voltará." (65-67)
"Observa as três verdades. Elas são iguais. O que está escrito acima são as primeiras das regras escritas nas paredes da Sala de Aprendizagem. Os que pedem terão. Os que desejam ler, lerão. Os que desejam aprender aprenderão." (68)
"A alma do homem é imortal e o seu futuro é o futuro de algo cujo crescimento e esplendor não têm limites. O princípio que dá a vida habita em nós e fora de nós; é imortal e eternamente benéfico; não é ouvido, nem visto, nem sentido pelo olfato, mas é percebido pelo homem que deseja a percepção.
Cada homem é o seu próprio absoluto legislador, produzindo para si glória ou trevas; é o decretador de sua vida, da sua recompensa e da sua punição." (69-70)
"Do silêncio que é paz, uma voz ressonante se elevará. E esta voz dirá: "Não está certo; colheste, agora deves semear". E, sabendo que essa voz é o próprio silêncio, obedecerás." (71)
"NOTA - Ser capaz de ficar de pé é ter confiança; ser capaz de ouvir é ter aberto as portas da alma; ser capaz de ver é ter atingido a percepção; ser capaz de falar é ter atingido o poder de auxiliar os outros; ter vencido o desejo é ter aprendido a usar e controlar o eu; ter atingido o autoconhecimento é ter-se retirado para a fortaleza interna de onde o homem pessoal pode ser visto com imparcialidade; ter visto a alma desabrochando é ter obtido um vislumbre momentâneo em ti mesmo da transfiguração que um dia fará de ti mais do que um homem; reconhecer é realizar a grande tarefa de encanta a luz resplandecente sem baixar os olhos e sem recuar horrorizado como diante de um fantasma aterrador." (72-73)
"... ir à Sala da Aprendizagem é entrar no estado em que o aprendizado se torna possível. Então muitas palavras estarão ali escritas para ti, e escritas em letras de fogo para que as leias com facilidade. Porque, quando o discípulo está pronto, o Mestre também está pronto." (74)
"1 - Mantém-te apartado da batalha que se aproxima e, embora lutes, não sejas tu o guerreiro.
2 - Procura pelo Guerreiro e deixa que ele lute em ti.
3 - Recebe suas ordens para a batalha e obedece-as.
4 Obedece-lhe não como se ele fosse um general, mas como se ele fosse tu mesmo..." (75)
"5. Escuta a canção da vida." (78)
"Existe uma melodia natural, uma fonte oculta em todo coração humano. Pode estar oculta e completamente escondida e silenciada mas lá está. Na própria base da tua natureza encontrarás fé, esperança e amor." (79)
"Porém, sob toda vida existe uma forte corrente que não pode ser detida; as grandes águas na realidade ali estão. Encontra-as e perceberás que ninguém, nem a mais maldosa das criaturas, deixa de ser parte dela, por maior que seja sua cegueira em relação a esse fato, e mesmo que tenha construído para si uma horripilante máscara externa." (80)
"Tão enganadora é a ilusão em que vives, que é difícil que prevejas onde pela primeira vez detectarás a doce voz no coração dos outros. Sabe, porém, que ela está certamente dentro de ti. Procura-a em ti e, uma vez que a tenhas ouvido, mais prontamente a reconhecerás ao redor de ti." (81)
"Só fragmentos da grande canção te chegarão aos ouvidos enquanto fores apenas um homem. Se, porém, a escutares, recorda-a fielmente, de modo que nada do que chegue dela a ti seja perdido, e empenha-te em aprender assim o significado do mistério que te rodeia. Com o tempo não necessitarás de instrutor. Pois assim como o indivíduo tem voz, aquilo em que ele existe também tem voz. A própria vida tem uma fala e nunca está silenciosa. E o que ela emite não é um grito, como tu, que és surdo, poderias supor: é uma canção. Aprende da vida que és parte da harmonia; aprende dela a obedecer às leis da hamonia." (83-84)
"9- Observa com sanidade toda a vida ao seu redor.
IO-Aprende a olhar inteligentemente os corações dos homens." (85)
"A inteligência é imparcial: nenhum homem é teu inimigo; nenhum é teu amigo. Todos são igualmente teus instrutores. Teu inimigo toma-se um mistério que deve ser resolvido, mesmo que isso possa durar um longo tempo; porque o homem tem que ser compreendido. Teu amigo torna-se uma parte de ti, uma extensão de ti, um enigma difícil de decidir. Só uma coisa é ainda mais difícil de conhecer o teu próprio coração. Somente quando os laços da personalidade tiverem sido afrouxados é que o profundo mistério do eu começará a ser percebido. Só quando te mantiveres apartado dele, é que ele se revelará de alguma foma ao teu entendimento. Então, e somente então, poderás estar em sintonia com ele e guia-lo. Então, e somente então, poderás utilizar todos os seus poderes e consagra-los a um serviço digno." (86-87)
"ll - Observa com muita seriedade o teu próprio coração.
12 - Pois através do teu próprio coração vem a única luz que pode iluminar a vida e tomá-la clara para teus olhos." (87-88)
"Observa a vida em constante mutação e movimento que te rodeia, pois ela é formtada pelos corações dos homens;" (88)
"14 - Tendo obtido o uso dos sentidos íntimos, tendo dominado os desejos dos sentidos externos, tendo vencido os desejos da alma individual e tendo obtido o conhecimento, prepara-te agora, ó discípulo, para entrar realmente no caminho. A senda foi encontrada, prepara-te para trilha-la." (91)
"15 -Indaga à terra, ao ar e à água sobre os segredos que eles guardam para ti." (91)
"18 - 0 conhecimento que agora é teu só é teu porque a tua alma se unificou com todas as almas puras e com o que é mais interior. Ele é algo que te foi confiado pelo Altíssimo. Atraiçoa-o, usa de forma imprópria o teu conhecimento, ou negligencia-o, e verás que, mesmo agora, é possível cair do elevado estado que atingiste." (93-94)
"Como se espalha para longe a mancha tortuosa! Porém, no devido tempo, as longas cordas e os fios vivos, que em sua continuidade ininterrupta formam o indivíduo, emergem das sombras na direção da luz. Então os fios deixam de ser incolores e passam a ser dourados, e mais uma vez eles se nivelam em unidade. Mais uma vez a harmonia é restabelecida entre eles e, com base nesta harmonia interior, a harmonia maior é percebida." (99)
"O que importa saber em primeiro lugar não é que o futuro é formado arbitrariamente por atos isolados do presente, mas sim que há uma continuudade indivisível entre todo o futuro e o presente, assim como entre o presente e o passado." (100)
"O homem comum anda sem rumo, sem certeza da meta a ser atingida; seu padrão de vida é indefinido e, consequentemente, seu karma opera de forma confusa. Mas, uma vez que o umbral do conhecimento é atingido, a confusão começa a se dissipar e, consequentemente, os resultados karmicos aumentam consideravelmente, porque a ação se dá na mesma direção em todos os planos." (102-103)
"A individualidade, através do processo de crescimento, alcançou o estado da responsabilidade e não pode recuar deste estado." (103-104)
"Ele deve elevar a sua existência de tal maneira que estes fios não possam entrar em contato com substâncias impuras, e que eles não se tornem tão apegados que sejam levados para longe de seu rumo." (104)
"Não desejes plantar sementes para a tua própria colheita. Deseja apenas plantar a semente do fruto que alimentará o mundo. Tu és parte do mundo. Ao alimentar o mundo tu estarás alimentando a ti mesmo. No entanto, mesmo neste pensamento paira um grande perigo sobre o discípulo que por muito tempo imaginou estar  trabalhando para o bem comum enquanto, no fundo de sua alma, ele estava percebendo apenas o mundo; isto é, pensando estar fazendo um grande beneficio para o mundo, na realidade ele estava inconscientemente sempre pensando no karma e no grande  benefício que ele estaria produzindo para si. Um homem pode se recusar a pensar em recompensas. Mas na própria recusa pode-se notar o fato de que a recom-
pensa é desejada por ele. E é inútil para o discípulo se esforçar para aprender através da autovigilância. A alma deve estar sem grilhões, os desejos livres. Mas, até que os desejos estejam fixados apenas naquele estado no qual não há nem recompensa nem punição, nem bem nem mal, o seu esforço será em vão." (106-108)
"Aprende agora que não há cura para o desejo, que não há cura para a busca de recompensa, que não há cura para o sofrimento de estar ansioso por algo, a não ser na fixação do olhar e da audição naquilo que é invisível e inaudível. Começa já a praticar. Desta forna mil serpentes deixarão de se apresentar no teu caminho. Vive no eterno." (109)

Um comentário:

Eliane disse...

Obrigada por este post. Estava sem esse livro a mão e foi muito bom encontrá-lo online.