Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Vida e morte de Krishnamurti (Mary Lutyens)




Introdução

"Sou um elo na cadeia de ouro do amor que se estende por todo o mundo e prometo manter meu elo forte e brilhante." (13-14)
"O único objetivo de seus ensinamentos era tornar o homem livre de todas as prisões que separam os homens entre si, tais como a raça, a religião, a nacionalidade, a classe e a tradição e, assim, proporcionar uma transformação na psique humana." (16)
"... o dinheiro apareceu como num passe de mágica para a maior parte dos projetas aos quais ele se dedicou. Ele diria pelo resto da vida: 'Faça alguma coisa; se for correto, o dinheiro virá'." (17)
"... Que eu auxílie aos demais, assim como a senhora me ajudou. Eu me lembrarei sempre disso." (40)
"Mamãe querida, haverá tantas despedidas nesta vida que precisamos acostumarmo-nos a ela se quisermos ser felizes." (45)
"... embora Nitya tivesse uma mente mais aguda, a mente de Krishna era maior; ele possuía uma compreensão mais ampla do tema, mas a desvantagem de não conseguir expressar prontamente os pensamentos." (47)
"De volta a Pauis, Krishna freqüentou a Sorbonne e também, seguindo o conselho de Lady Emily, teve lições de locução. Ao cabo de um mês falou voluntariamente numa reunião da Sociedade Teosófica. Disse que 'ficou tremendo' antes de começar a falar, mas uma vez na tribuna
ficou 'tão calmo como um orador experiente.. As pessoas batiam palmas e davam largos sorrisos... Daqui para a frente vou falar como gosto de falar e
estou multo contente pois terei que fazer isto um dia'. Este foi um passo importante em seu desenvolvimento." (52)
"Estive pensando muito na Ordem e na S.T. (Sociedade Teosófica), mas
surtout de noi-même (mas sobretudo em mim mesmo). Preciso encontrer-me; somente então poderei ajudar os outros. Na verdade, preciso fazer o Velho Senhor (expressão de Ruspoli para o ego ou eu superior) descer e assutmir alguma responsabilidade. O corpo e a mente não são espirituais o bastante, e agora devo desperta-los para ser 'sua' habitação. Para ajudar devo ter compaixão, compreensão total e surtout (sobretudo) infinito amor. Estou usando frases batidas, mas elas são novas para mim." (53)
"Embora Krishna nunca tenha deixado de ser vegetariano e jamais tenha tocado em álcool, chá ou café, experiimentou novas
dietas durante toda sua vida sem se prender a nenhuma por muito tempo.
Com idade avançada ele tinha praticamente uma farmácia cheia de vitaminas, alimentos saudáveis e pílulas de todo tipo." (53)
"Krishna, não querendo chamar atenção, sempre vestia roupas indianas na Índia e ocidentais no Ocidente. Mãs, às vezes, à
noite, vestia roupas indianas na Europa." (55)
"Os senhores poderão dizer-nos se assim desejarem, o verdadeiro significado do que aconteceu, a sua exata importância, mas parece termos sido transportados por um breve período de tempo a um mundo onde os Deuses outra vez caminhavam entre os homens, deixnndo-nos a todos tão mudados que agora sentimos que nossa bússola encontrou sua estrela-guia. Penso que não estou exagerando ao dizer que nossas vidas todas estão profundamente afetadas pelo que aconteceu." (61)
"... a vida só pode ser vivida de um jeito: a serviço do Senhor." (67)
"Vi a Luz gloriosa e curadora. A fonte da Verdade foi-me revelada e as trevas, dissipadas. O amor, em toda sua glória, inebriou meu coração; meu coração não mais poderá estar fechado. Bebi da fonte da Alegria e da Beleza eterna. Estou inebriado de Deus." (67)
"Tudo que dizia despeito à vida financeira de Krishna, na fobia de doações e legados vinha quando ele precisava. Mais tarde, ele ganhou dinheiro com os seus livros. Nunca, contudo, ficou com algo para si, exceto a pensão anual de 500 libras." (73)
"Lamentamos o sofrimento, muito prolongado, que pode ter-lhes parecido interminável, mas há uma grande glória esperando cada um de vocês - Eu os
abençõo.
(...)
Protegemos três lugares em seu corpo, mas mesmo assim, com certeza haverá dor. É como uma cirurgia; apesar de ter acabado, você sentirá seus, efeitos posteriores." (77)
"enfatizando que para o discipulado era necessário dar saltos no escuro, viver
temerariamente, sentir-se suficientemente forte para ser capaz de pular uma janela mudar a si mesino radicalmente." (79)
"Achava-nos todas tremendamente irresponsáveis. Disse a Lady Emily que era o mesmo que falar para um bando de esponjas que se limitavam a absorver tudo. Ele só desejava poder nos 'machucar' ainda mais. 'Vocês são como pessoas num quarto escuro à espera cle alguém que acenda a luz, ao invés de tatearem na escuridão e acenderem-na sozinhas'." (79)
"Aprendam a servir-Me, pois só ao longo do Caminho irão encontrar-Me. Esqueçam-se de si mesmos, pois apenas então Eu serei encontrado. Não procurem pelos Grandes Seres, eles podem estar muito próximos de vocês. Vocês são como o cego que busca a luz do Sol. Vocês são como o faminto a quem se dá comida e não come. A felicidade que buscam não está distante; está em cada pedra comum. Estou aqui, basta que queiram ver-me.
Sou o que ajuda, basta que me deixem ajudar." (80 - Krishnamurti transmitindo mensagem do Senhor Maitreya)
"Um velho sonho está morto e um novo está nascendo, como uma flor que irrompe da terra sólida. Uma nova força nascida do sofrimento pulsa nas veias e uma nova compaixão e compreensão está nascendo do sofrimento parado. Um grande desejo de ver os outros sofrerem menos e, se devem sofrer, de ver que o suportam nobremente e saem dele sem muitas cicatrizes. Eu chorei, mas não desejo que os demais chorem, mas se o fizerem, agora sei o que isso significa. Como Krishnamurti agora tenho mais zelo, mais fé, mais simpatia e mais amor, pois há em mim também o corpo, o Ser de Nityananda. Agora eu sei, com uma certeza maior do que nunca, que há
realmente beleza na vida, real felicidade que não pode ser destruída por nenhum acontecimento físico, uma força maior que não pode ser enfraquecida por nenhum acontecimento passageiro e um amor maior que é permanente, imperecível e invencível." (87)
"'Ele vcm apenas para aqueles que querem, que desejam, que anseiam'. Seu rosto mudou e sua voz soou com extraordinária autoridade: 'E eu venho para os que querem compreensão, que desejam a felicidade, que anseiam por ser libertados. Eu venho para reformar, não para dividir. não venho para destruir, mas para construir'." (88)
"Peço-lhes para vir e olhar através de minha janela, que lhes mostrará meu
céu, que lhes mostrará meu jardim e minha morada. Vocês veriam então que
o importante não é o que fazem, o que lêem, o que alguém diz que você é ou
não é, mas que tenham um desejo ardente de entrar naquela morada onde mora a Verdade. Eu quisera que viessem e vissem' eu quisera que viessem
e sentissem..." (93)
"Em 9 de fevereiro ele escreveu a Leadbeater: ''Tenho certeza de que estou me fundindo com a consciência do Instrutor único e de que Ele irá preencher-me completamente. Sinto e sei ttambém que minha taça está cheia até a borda e que logo transbordara. Anseio por fazer, e farei todos felizes'." (96)
"É preciso que se libertem, não por minha causa, mas apesar de mim... toda esta vida e, nos últimos meses, tenho lutado para ser livre de meus amigos, meus livros, minhas associações. Vocês devem lutar pela mesma liberdade. Deve haver uma constante inquietação interior. Segurem um espelho constantemente a sua frente. Se houver algo indigno do ideal que criaram para si mesmos, mudem-no. Não façam de mim uma autoridade. Se eu me tomar uma necessidade para vocês o que farão quando eu partir? Alguns de vocês acreditam que posso dar-lhes uma bebida que os tornará livres, que posso dar-lhes um fórmula que os libertará - mas não é assim. Eu posso ser a porta, mas vocês devem passar por ela e encontrar a libertação que está além dela. A verdade chega como um ladrão quando menos se espera por ela. Gostaria de poder inventar uma nova língua; como não posso, gostaria de destruir sua velha fraseologia e antigos conceito. Ninguém pode dar-lhes a libertação, terão de encontra-la dentro de si, mas porque eu a encontrei, eu lhes mostrarei o caminho. Aquele que atingiu a libertação tomou-se um Instrutor - como eu. Cada um de vocês tem o poder de entrar na chama, de tomar-se a chama. Porque eu estou aqui, se me tiverem em seus corações, eu lhes darei força para alcança-la. A libertação não se destina aos poucos, aos escolhidos, aos eleitos." (98)

"Jamais disse que Deus não existe. Disse que Deus só existe manifestado em nós... mas não usarei a palavra Deus. Prefiro chamar-lhe Vida... É claro que não existe nem o bem nem o mal. O bem é o que vocês não receiam; o mal é o que temem. Portanto, se destruírem o medo, estarão espiritualmente realizados." (106)
"Mais tarde, ele disse a Lady Emily: 'Você sabe, mamãe, eu nunca neguei isso (ser o instrutor do Mundo), eu apenas disse que não importa quem ou o que sou mas que examinem o que digo, que não significa que tenha negado ser o l.M. ' Ele nunca negaria isso." (124)
"Jamais serei perfeito, mas quero acabar com todas as superficialidade em mim." (125)
"É a verdade que dissolve o sofrimento e a miséria do mundo. " (149)
"Assim como o mundo é você, sua transfonnação pode produzir uma transformação na sociedade. (...) Um homem não pode mudar o mundo, mas você e eu podemos mudar o mundo juntos. Você e eu precisamos descobrir o qué é a verdade." (149)
"Para mim o capítulo mais tocante e bonito é o que trata do amor. Muitas pessoas acham os ensutamentos de Krislmamurti negativos porque, às vezes, ele só conseguia mostrar o que alguma coisa era, dizendo o que ela não era. O amor é o melhor exemplo disso. O amor não é ciúme, não é possessividade, não exige ser amado, não tem temor, não é prazer sexual; dependência do outro não é amor, o pensamento não pode cultivar o amor, o amor não é beleza, não é autopiedade. (Isso faz com que compreendamos um pronunciamento posterior de K: 'Não existe tal coisa como um amor infeliz'). 'Vocês sabem o que realmente significa amar?' ele pergunta, 'amar sem ódio, sem ciúme, sem raiva, sem querer interferir no que o outro está pensando ou fazendo, sem condenar, sem comparar - sabem o que significa isso? Quando você ama alguém de todo coração, com toda sua mente. com todo seu corpo, com todo o seu ser, há comparacão?' (177-178)
"Há sofrimento e discórdia em todos nossos relacionamentos, exceto no ato sexual. Por ser tão diferente e belo, ficamos apegados a esse ato que, por sua vez, toma-se uma escravidão. A escravidão é a busca de sua continuidade novamente a ação do centro que divide." (183 tradução na obra 'Vida e morte de Krishnamurti, retirada do livro 'The Urgency of Change': J. KRISHNAMURTI)


Nenhum comentário: