Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Ego, cuspe e perdão (Buda)



O Buda estava sentado debaixo de uma árvore conversando com seus discípulos quando um homem veio e cuspiu em seu rosto. Ele limpou e perguntou ao homem: “O que vem depois? O que você quer dizer a seguir? ”O homem ficou um pouco confuso porque ele mesmo nunca esperou que, quando você cuspisse no rosto de alguém, ele perguntasse:“ O que vem depois? ”Ele não tinha essa experiência em seu passado. Ele havia insultado pessoas e eles ficaram com raiva e eles reagiram. Ou, se eram covardes e fracos, sorriram, tentando suborná-lo. Mas o Buda não era nem um nem outro, ele não estava zangado, nem de modo algum ofendido, nem de maneira alguma covarde. Mas, com toda a naturalidade, ele disse: "O que vem depois?" Não houve reação da parte dele.
Os discípulos de Buda ficaram com raiva e reagiram. Seu discípulo mais próximo, Ananda, disse: “Isso é demais. Nós não podemos tolerar isso. Ele tem que ser punido por isso, senão todo mundo vai começar a fazer coisas assim! ”
Buda disse: “Você fica em silêncio. Ele não me ofendeu, mas você está me ofendendo. Ele é novo, um estranho. Ele deve ter ouvido de pessoas alguma coisa sobre mim, que esse homem é um ateu, um homem perigoso que está jogando as pessoas para fora de seus caminhos, um revolucionário, um corruptor. E ele pode ter formado uma ideia, uma noção minha. Ele não cuspiu em mim, ele cuspiu em sua noção. Ele cuspiu sua ideia de mim porque ele não me conhece, então como ele pode cuspir em mim?
“Se você pensar profundamente sobre isso”, disse Buda, “ele cuspiu em sua própria mente. Eu não faço parte disso, e posso ver que esse pobre homem deve ter algo a dizer, porque é uma maneira de dizer alguma coisa. Cuspir é uma maneira de dizer alguma coisa. Há momentos em que você sente que a linguagem é impotente: no amor profundo, na raiva intensa, no ódio, na oração. Há momentos intensos em que a linguagem é impotente. Então você tem que fazer alguma coisa. Quando você está com raiva, intensamente irritado, você bateu na pessoa, cuspiu nele, você está dizendo alguma coisa. Eu posso entendê-lo. Ele deve ter algo mais a dizer, é por isso que estou perguntando: "O que vem depois?"
O homem ficou ainda mais intrigado! E Buda disse aos seus discípulos: “Estou mais ofendido por você porque você me conhece e viveu por anos comigo e ainda assim você reage”.
Confuso, confuso, o homem voltou para casa. Ele não conseguiu dormir a noite toda. Quando você vê um Buda, é difícil, impossível dormir mais do que costumava dormir antes. De novo e de novo ele estava assombrado pela experiência. Ele não conseguia explicar para si mesmo o que havia acontecido. Ele estava tremendo todo, suando e encharcando os lençóis. Ele nunca se deparou com tal homem; o Buda destruiu toda a sua mente e todo o seu padrão, todo o seu passado.
Na manhã seguinte ele voltou. Ele se jogou aos pés do Buda. Buda perguntou novamente: “O que vem depois? Isso também é uma maneira de dizer algo que não pode ser dito na linguagem. Quando você vem e toca meus pés, você está dizendo algo que não pode ser dito ordinariamente, para o qual todas as palavras são muito estreitas; não pode ser contido neles ”. Buda disse:“ Veja, Ananda, esse homem está novamente aqui, ele está dizendo alguma coisa. Este homem é um homem de emoções profundas.
O homem olhou para Buda e disse: "Perdoe-me pelo que fiz ontem".
Buda disse: “Perdoar? Mas eu não sou o mesmo homem a quem você fez isso. O Ganges continua fluindo, nunca mais é o mesmo Ganges. Todo homem é um rio. O homem que você cuspiu não está mais aqui. Eu pareço com ele, mas não sou o mesmo, muita coisa aconteceu nessas vinte e quatro horas! O rio fluiu muito. Então eu não posso te perdoar porque não tenho rancor contra você.
“E você também é novo. Eu posso ver que você não é o mesmo homem que veio ontem porque aquele homem estava com raiva e ele cuspiu, enquanto você está se curvando aos meus pés, tocando meus pés. Como você pode ser o mesmo homem? Você não é o mesmo homem, então vamos nos esquecer disso. Essas duas pessoas, o homem que cuspiu e o homem em quem ele cuspiu, não existem mais. Aproxima-te. Vamos falar de outra coisa."

Nenhum comentário: