Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

SP/Sindpadeiros realiza planejamento e formação de dirigentes e assessores


Diretoria, Dr. Clovis Renato e participantes
Diretores da Federação e Dr. Clovis Renato

O Seminário de Planejamento para determinar as ações e as formas de lutas dos trabalhadores para 2019 está sendo realizado na Colônia de Férias do SINDPADEIROS/SP, de 30 a 01 de janeiro de 2019, com a participação do advogado, professor doutor em Direito Clovis Renato (Excola – Excelência em formação social) e membros do DIEESE.


Além dos dirigentes do sindicato, estão presentes os diretores da Federação dos Padeiros e dirigentes do sindicato dos comerciários de São Paulo e membros da Central Sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT).


Conforme a entidade, o seminário é tradicional há décadas, objetivando preparar a categoria para enfrentar os desafios que possam surgir durante o próximo ano. Como assinalado pelos dirigentes deve haver conscientização sobre os riscos da perda de direitos e conquistas, particularmente nos últimos períodos com as ofensivas que o governo e os patrões têm efetivado através da Reforma Trabalhista em vigor.


Além do debate e deliberações sobre as ações e lutas para o ano de 2019, o Seminário definirá a realização de Cursos de Qualificação das equipes na área de sindicalização para aumentar o quadro de sócios da entidade (atualmente com 23.500 sócios), ainda propõe-se a capacitar a equipe com informações o contexto das relações de trabalho na atualidade.


Para Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato, conforme disponibilizado na página da entidade, “além da Reforma Trabalhista, que traz uma série de mudanças para o Mundo do Trabalho e das possíveis alterações que possam surgir com a Reforma da Previdência, vamos ter no comando do país um presidente recém-eleito e temos que nos preparar para os novos desafios, muitos dos quais não estão claros ainda. Na verdade, não sabemos o que o governo eleito pretende fazer para acabar com a crise econômica instalada no país e com o desemprego, por exemplo. Portanto, os trabalhadores têm que estar munidos de informações para travar as lutas necessárias.”


A mesa de abertura, apresentada pelo Dr. Clovis Renato, seguiu com a apresentação dos temas sobre os desafios que os trabalhadores na atualidade, o aprofundamento da Reforma Trabalhista, a possível Reforma da Previdência, o fim do Ministério do Trabalho, e as ameaças de fim da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a PEC 300 que institui, entre outras maldades, o aumento da Jornada Diária de Trabalho para 10 horas.

Na quinta feira, os participantes do Seminário estão participando de um Curso sobre “Campanhas de Sindicalização de Baixo Custo”, ministrado pelo DIEESE, com previsão de conclusão na sexta, seguido da análise de conjuntura pelos dirigentes e assessores.

Nenhum comentário: