Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (Stephen R. Covey): trechos



Conceitos
Independência
Interdependência
p. 78, 231
Gerenciar
Lidar com a maioria das questões urgentes, importantes, que estão sempre a frente. Dão uma sensação de dever cumprido, controle, eficiência, regras.
Liderar
Questões de direção; aprimoramento de uma cultura empresarial, análise profunda dos problemas e aproveitamento de novas oportunidades. Aponta caminhos, mostra motivos e sentimentos.
p. 138
Centro (fatores que sustentam a vida)
Segurança, orientação, sabedoria, poder
p. 146
Missão pessoal
 
p. 142-143
 
“Não existe eficácia sem disciplina, e tampouco disciplina sem caráter.” (p. 14)
“Conseguiram muito mais trabalhando juntos do que conseguiriam sozinhos.” (p. 16)
“Construa seu caráter interior primeiro; a vitória pessoal vem antes da vitória pública.” (p. 17)
“A vida é uma missão e não uma carreira. Podemos encontrar a verdadeira felicidade servindo aos outros.” (p. 22)
“Explore seu próprio coração, com toda a diligência, pois dele sairão as respostas da vida.” (p. 46)
“Precisamos enxergar as lentes que usamos para ver o mundo, assim como o mundo propriamente dito, e perceber que estas lentes modelam nossa interpretação do mundo.” (p. 42)
“Se quiséssemos mudar a situação, precisaríamos primeiro mudar a nós mesmos. E para mudar efetivamente o nosso modo de ser precisávamos primeiro mudar nossa percepção.” (p. 42)
“O esforço precisa ser diário, e o processo, respeitado. As pessoas sempre colhem o que semeiam. Não existe atalho.” (p. 47)
“O que somos comunica com muito mais eloquência do que o que dizemos ou fazemos.” (p. 48)

“A força derivada de uma posição é uma fraqueza.” (p. 66)
“A abordagem de dentro para fora mostra que as vitórias particulares precedem as vitórias públicas, que cumprir promessas feitas a nós mesmos vem antes do cumprimento de promessas a terceiros.” (p. 71)
“As mudanças de paradigmas nos conduzem de uma visão de mundo para outra. E essas mudanças promovem transformações poderosas. Nossos paradigmas, corretos ou incorretos, são a fonte de nossos comportamentos e atitudes e, portanto, de nosso relacionamento com os outros.” (p. 56)
“Os paradigmas são inseparáveis do caráter. Na dimensão humana ser é ver. Aquilo que vemos está profundamente interligado com o que somos. Não conseguimos ir muito longe na tentativa de mudar o que vemos sem simultaneamente modificar o que somos e vice versa.” (p. 58)
“Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.” (p. 75)
“Sei que os hábitos podem ser rompidos. Os hábitos podem ser aprendidos e desaprendidos. Sei, por outro lado, que isso não é nada fácil. Implicam processo que exige dedicação total.” (p. 75)
“Romper com as tendências profundamente arraigadas como as de procrastinar, criticar, ser impaciente e egoísta, tendências que violam os princípios básicos da eficácia humana.” (p. 76)
“A mudança ser/ver é um processo ascendente. O ser altera o ver, que, por sua vez, muda o ser e assim por diante, quando nos movemos numa espiral ascendente de amadurecimento.” (p. 77)
“A felicidade pode ser definida, pelo menos em parte, como o fruto da habilidade e do desejo de sacrificar o que queremos agora, em função do que queremos futuramente.” (p. 78)
“Amar é um bem que se valoriza por meio de atos amorosos. As pessoas proativas subordinam os sentimentos aos valores. O amor, sentimento, pode ser resgatado.” (p. 114)
“Como nossa vida muda quando realmente sabemos o que, no fundo, é mais importante para nós e mantemos isso fresco na mente, conseguindo fazer e ser diariamente aquilo que realmente importa. Se a escada não estiver apoiada na parede certa, cada passo dado só nos levará mais depressa para o lugar errado.” (p. 133)
“A eficácia e muitas vezes a sobrevivência não dependem apenas de quanto esforço se faz e sim se estamos realizando este esforço no terreno certo ou não.” (p. 137)
“A força derivada de uma posição é fraqueza.” (p. 78)
“Praticamente todos os atletas de nível internacional e outras pessoas capazes de performances admiráveis são visualizadores. Eles veem, sentem, experimentam antes o que farão depois. Eles começam com o objetivo em mente.” (p. 172)
“Escrever é um tipo de atividade psiconeuromuscular que auxilia a integrar e unir mente consciente e subconsciente. Escrever destila, cristaliza e clareia o pensamento ajudando a dividir o todo em partes.” (p. 174)
“As melhores declarações de missão familiar resultam da reunião dos membros da família em um clima de muito respeito, expressando suas diferentes dúvidas e trabalhando juntos para criar algo maior do que qualquer indivíduo pode criar sozinho.” (p. 177)
“[...] amor no lar, independência responsável, cooperação, auxílio, disponibilidade, desenvolvimento de talentos, interesse nos talentos dos outros e disposição para ajudar. [...] Revisamos frequentemente a declaração e revemos metas e tarefas duas vezes por ano.” (p. 178)
“As pessoas não se comprometem com as determinações que outras pessoas fazem para suas vidas. Elas simplesmente não as aceitam. [...] A diferença concreta entre a missão criada por todas as pessoas envolvidas na organização e outra escrita por poucos executivos atrás de uma mesa.” (p. 182)
“Sem envolvimento não há comprometimento.” (p. 182)
“A missão organizacional exige tempo, paciência, envolvimento, habilidade, princípios corretos e a coragem e a integridade para harmonizar sistemas, estruturas e estilos de gerenciar com as visões e os valores compartilhados. Mas está fundada em princípios corretos e vai funcionar.” (p. 183)
“O sucesso verdadeiro é o sucesso interior. Não se encontra na posse das coisas, mas na posse de si mesmo, na vitória sobre o eu.” (p. 139-140)
“Se você é centrado nos princípios, esta fonte de segurança cria uma base imutável, intocável e confiável, permitindo a você ver a mudança como uma excitante aventura e uma oportunidade para fazer contribuições significativas. Você se mantém a parte das situações, emoções e circunstâncias da vida, observando o todo equilibradamente.” (p. 162)
“Uma boa afirmação tem cinco ingredientes. Ela é pessoal, positiva, está voltada para o presente, é visual e emocional.” (p. 171)
“A regra do carpinteiro é meça duas vezes, corte uma.” (p. 134)
“Quem é bom com o martelo acha que tudo é prego.” (p. 168)
“Uma meta eficaz concentra-se primordialmente em resultados, não na atividade.” (p. 176)
“A medida que aprofundamos a compreensão de nós mesmos e realinhamos nossos paradigmas básicos, para harmonizá-los com princípios corretos, criamos tanto um centro eficaz, poderoso, quanto lentes claras com as quais podemos ver o mundo.” (p. 166)
Buscar um significado abstrato para nossas vidas fora de nosso círculo de preocupação é abdicar de nossa responsabilidade proativa, colocando nossa primeira criação nas mãos das circunstâncias e das outras pessoas.” (p. 166)
“Nossa importância vem do íntimo.” (p. 166)
“A liderança não é uma experiência isolada. Ela não começa e termina com a elaboração de uma missão pessoal. Pelo contrário, trata-se de um processo contínuo de fixação da ótica e dos valores que se encontram à sua frente e de adequação da vida a estas coisas tão importantes.” (p. 170)
“Nenhum sucesso no gerenciamento consegue compensar o fracasso na liderança – Ajeitar as cadeiras no convés do Titanic.” (p. 136)
Continua... post em construção.

Nenhum comentário: