Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 10 de março de 2014

Livro com estudo sobre agrotóxicos na Chapada do Apodi


Será lançada nessa quarta-feira (2011) uma publicação com informações científicas de grande relevância no contexto da saúde humana, ambiental e dos direitos trabalhistas no Ceará. A professora Raquel Rigotto lança “Agrotóxicos, trabalho e saúde – vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe”. O material é resultado de mais de quatro anos de pesquisa em campo com mais de 20 especialistas das diversas áreas retratando, discutindo e fundamentando o impacto dos agrotóxicos no trabalho e na vida das comunidades da região jaguaribana, especialmente na Chapada do Apodi, entre Limoeiro e Quixeré.
COMO é de conhecimento de muitos, o Caderno Regional do jornal Diário do Nordeste tem feito, ao longo dos últimos cinco anos, diversas reportagens, algumas delas ocupando um caderno inteiro, sobre problemas de uso indiscriminado e contaminação por agrotóxicos. As primeiras matérias feitas por este blogueiro que vos escreve se antecipam aos trabalhos da Raquel Rigotto, mas foi a partir dela e de dezenas de especialistas que o que um dia era reclamação da população transformou-se em comprovação científica.

ATÉ HOJE o assunto é polêmico, há conflitos (de ideias ou não) de todos os lados. Este repórter também não escapou de sofrer alguma pressão de segmentos que se sentiam (sentem) incomodados com as reportagens. É natural, até, que por se dar um destaque às pesquisas científicas sobre o tema os que discordam das comprovações de tais pesquisas reclamem de umas e outras reportagens. Mas sempre ouvindo os lados, sem deixar de esquecer que fato comprovado é fato mais abordado, o nosso trabalho continua, e na medida em que as pesquisas avançam fazemos um olhar crítico sobre elas.
O Blog deseja um feliz lançamento à professora organizadora Raquel Rigotto e aos vários outros pesquisadores que se debruçam sobre o tema. O livro será lançado (às 10h) durante o VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.
Agrotóxicos, trabalho e saúde” – 612 páginas, Editora UFC. Realização: Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade.
Fonte: Diário do Nordeste
Agrotóxicos, trabalho e saúde

Os estudos sobre os agrotóxicos, trabalho e saúde, contidos neste livro, trazem reflexões sobre a cadeia produtiva do agronegócio que transformou o agro (agrícola) em negócio que visa lucro imediato da exploração da natureza e do homem, sem medir consequências ou se responsabilizar pelos impactos na saúde-ambiente.
As pesquisas refletem uma oportuna interpretação de Marx – o trabalho é o movimento das forças físicas e mentais para transformar a natureza com a finalidade de manter a vida ou melhorar sua qualidade, porém, a mais-valia, o lucro e a usura dos capitalistas, os transformaram em mercadorias que induziram os citados acidentes de trabalho, as intoxicações agudas e crônicas por agrotóxicos e fertilizantes químicos, as poluições das águas, do ar, da chuva, dos alimentos e do leite materno.
O livro ainda mostra que as comunidades afetadas e pesquisadores resistem a esta destruição e estão construindo modelo agroecológico sustentável que se contrapõe ao modelo do agronegócio vigente no Ceará, no Mato Grosso, no Brasil e na América Latina. A leitura servirá de estímulos para a implantação da "vigilância do desenvolvimento" e para nossa "Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida".
Wanderlei Pignati; professor do Instituto de Saúde Coletivo da Universidade Federal de Mato Grosso

Fonte: https://www.expressaopopular.com.br/livros/agroecologia/agrotoxicos-trabalho-e-saude

Nenhum comentário: