Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Conversas - Significado

 

Boothby descreve conversas como 'conspirações de polidez' nas quais as pessoas respeitam as normas sociais e avançam versões socialmente desejáveis de si mesmas. Desnecessário dizer que conversas envolvendo mais de duas pessoas se tornam ainda mais complicadas.
E as conversas exigem que equilibremos com sucesso as forças de "empurrar" que mantêm as pessoas separadas e as forças de "atração" que as unem. Por um lado, queremos conhecer a outra pessoa e queremos que ela goste de nós (as forças de atração), mas ao mesmo tempo podemos ter
medo da rejeição social ou de revelar muito, o que pode nos deixar em uma posição vulnerável (as forças de "empurrar").
Em tais conversas, outras armadilhas psicológicas sociais, como o "efeito de holofote", podem nos levar a tornarmo-nos muito autocríticos.
O efeito de holofote ocorre quando superestimamos a extensão em que outras pessoas estão se concentrando em nós, especialmente em nossas deficiências.
Batemos em todas as imperfeições físicas, em todas as questões embaraçosas e em todas as piadas de mau gosto - e pensamos que outras pessoas lembram-se mais vividamente e nos julgam com mais severidade do que realmente fazem.
Tornar-se consciente do efeito de destaque pode ajudar a deixa- to à vontade em situações sociais e torna-lo mais eficaz em termos interpessoais.
Por isso, Boothby e seus colegas concluíram que outras pessoas com quem conversamos estão de fato comunicando o quanto gostam de nós, tanto verbalmente quanto não verbalmente, mas nosso medo de constrangimento e nossa preocupação com as minúcias da auto apresentação atrapalham - fazendo-nos perder os sinais que tanto esperamos ver.
Parte de se tornar um bom conversador é decifrar com precisão mmo os outros se sentem em relação a nós. Chegar a um acordo com o hiato pode ser um bom primeiro passo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensei em não fazer nenhum comentário, por ter ficado extasiada com o texto, de uma riqueza grandiosa, unindo pensamentos aleatórios e opiniões dos quais compartilho, porém realizando tal feito com maestria. Brilhante!