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sábado, 9 de março de 2019

Para viver em paz - o milagre da mente alerta (Thich Nhât Hanh)



"Contam-me os refugiados sobreviventes que quando
um barco é surpreendido por uma tempestade, é mais
provável que ele afunde, se os passageiros entrarem em
pânico. Mas se uma só pessoa permanecer calma, lúcida e consciente, ela sozinha poderá ajudar os outros, e todos sobreviverão ao perigo. Os ensinamentos budistas convergem todos para esse ponto: cada um de nós é essa pessoa."

"A terra é como um pequeno barco em meio a perigosa tempestade; por isso temos que ser, nós mesmos, o melhor que pudermos ser. Lembrem-se: uma pessoa
é muito importante; uma pessoa é muito."

" Mediação: É observar, sem nenhum
julgamento ou racionalização, os movimentos da mente."


"O que aprendi com esse episódio - no início
aparentemente pueril e sem sentido - foi que, não é
analisando nosso comportamento que o mudamos, mas
sim quebrando seus padrões habituais."

"mostrar que, para estabelecer a paz no mundo, temos, antes de tudo, que estabelecer a paz em nós mesmos. E que realizar o ideal de ajudar
aqlueles que estão distantes implica, primeiro, em socorrer aqueles que estão imediatamente próximos." Odette Lara

"Minha resposta é: focalize totalmente sua atenção no
trabalho que estiver fazendo, mantendo-se constantemente pronto a controlar com habilidade e inteligência
qualquer situação que surja - isto é alertar a mente.
Mente alerta não é outra coisa senão ter toda sua
atenção focalizada na ação que estiver fazendo, mantendo-se capaz de usar seu discernimento total."

"Mente alerta é o milagre pelo qual restauramos e
conquistámos a nós mesmos. Consideremos, por exemplo, um mágico que corta seu corpo em diversas partes, colocando-as em diferentes lugares - pernas aqui, mãos
ali, braços acolá, etc, e num golpe de mágica faz com
que todas as partes se juntem novamente. A mente
alerta é assim também. É o milagre que permite restaurar, numa fração de segundo,
a mente dispersa, reintegrando-a em sua totalidade, de forma a podermos viver cada momento da vida."

"A respiração é o elo que liga a consciência à vida, que une o corpo à mente. Sempre que sua mente começar a vagar, use a respiração para retomar se controle."

"Inspire leve e longamente, cônscio de que está inspirando. Depois expire, igualmente cônscio de que está expirando."

"Sempre que um pensamento positivo surja, reconheça isso: "Um pensamento positivo
acaba de surgir". Não se apegue ao pensamento, mesmo que este Ihe seja agradável, assim como não tente repeli-lo mesmo que ele Ihe seja desagradável. Reconhecê-lo é o suficiente." P. 59

"Se você tiver se distraído, deve saber que se distraiu,
e se estiver presente, deve reconhecer que está presente.
Uma vez alcançada essa consciência, nada mais o perturbara."

"Ao praticar o exercício de alertar a mente, não se
deixe dominar pela distinção entre bom e mau, criando
assim uma luta em seu interior."

" Agora eu vejo que se a pessoa não sabe como morrer, dificilmente saberá como viver. Porque a morte é parte da vida. Nós temos que olhar para a morte de frente, reconhecê-la e aceita-la exatamente
como olhamos e aceitamos a vida." P.68

"Nós veremos que  a vida e a morte são duas faces da Vida e que sem ambas, a Vida não é possível, exatamente como as duas faces da moeda são necessárias para que a moeda exista." P. 69

"O trabalho é apenas parte da vida. E trabalho é vida somente quando feito com a mente alerta. Do contrário, nos tornamos como aqueles que "vivem como se estivessem mortos". Cada um de nós tem que acender sua própria tocha e carrega-la. Mas a
vida de cada um de nós está conectada com a vida dos
que nos rodeiam. Se soubermos viver com a mente alerta, conservando e cuidando de nosso coração, nossos irmãos também aprenderão a viver assim." P. 77

"Se numa família houver uma pessoa que mantenha
a mente alerta, graças a ela a família inteira poderá ser
capaz de fazer o mesmo. Se, numa sala de aula, um só aluno viver com a mente alerta, a classe inteira será influenciada por ele." P. 82

"Na escola da Juventude para Serviço Social no Vietnã, devemos seguir esse princípio. Não se preocupe se os outros em volta não estão fazendo o melhor que podem. Preocupe-se apenas em você mesmo dar o melhor de si. Fazendo o melhor, você estará automaticamente fazendo com que os que estão à volta se lembrem de que eles também podem fazer o melhor. Isso é certo. Somente mantendo a mente alerta não nos perderemos e adquiriremos paz e contentamento; e seremos capazes de olhar os outros abertamente, com olhos de amor." P.  82

"O Bodhisatta que rompeu a estreiteza da visão e penetrou na realidade da interdependência é como alguém passeando tranquilamente a bordo de um pequeno barco sem ser submerso pelas ondas do nascimento e da morte." P. 69

"Quando a realidade é percebida em sua natureza de perfeição última, o praticante atinge o grau de sabedoria conhecido como mente não discriminativa: uma maravilhosa comunhão na qual não mais existe distinção entre sujeito e objeto." P.74

"O que conta é seu coração. Se seu coração não está nublado pelas falsas visões, você será capaz de entrar em comunhão com a ámore; a amendoeira estará pronta a revelar-se em sua totalidade. Ver a árvore é ver o Caminho." P.75

"Realidade livre de todas as falsas visões produzidas pela imaginação." P. 74

" A história das três perguntas do imperador (Tolstoi). Ele poderia continuar a reinar satisfeito, sem o risco de cometer nenhuma falha, somente se conseguisse a resposta para as seguintes perguntas:
Qual o tempo mais oportuno para se fazer cada coisa?
Quais as pessoas mais importantes com quem trabalhar?
Qual a coisa mais importante a ser feita?" P. 87

"Lembre-se de que só existe um tempo importante e esse
tempo é o agora. O presente é o único tempo sobre o qual temos domínio. A pessoa mais importante é a que está à sua frente. E a coisa mais importante é fazer essa pessoa feliz". P. 91

"No caso de uma sociedade, atente para o sofrimento de uma nação, causado pela guerra ou qualquer outra situação de injustiça. Tente ver que todas as pessoas envolvidas no conflito são
vítimas. Que ninguém, inclusive aqueles que parecem ser da oposição, deseja que o sofrimento
continue. Veja que a culpa não é só de uma pessoa, ou de algumas. Veja que tal situação se deve ao apego a ideologias e sistemas de injustiça econômica, mantidos por ignorância ou por falta de decisão em mudar. Veja que os dois lados de um conflito não são opostos, mas dois aspectos de uma só realidade. Veja que a coisa essencial é a vida e que matar ou oprimir nada resolverá. Lembre-se das palavras do Sutra:
Em tempo de guerra,
Cultive em si mesmo a Mente da Compaixão,
Ajudando os seres vivos a
Abandonarem o desejo de luta.
Onde haja batalha,
Use todo seu poder
Para manter ambos os lados igualmente fortes." P. 107

"Entre então no conflito para conciliar." P. 107

Um comentário:

Maria Da Paz disse...

Obrigada Renato pelo resumo! Excelente!