Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O que é *CODEPENDÊNCIA

Codependência é a inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo.

Dependência afetiva ou co-dependência

Dependente é uma pessoa que precisa ou pensa que precisa de algo ou alguém para viver. Uma criança é naturalmente dependente do adulto para muitas coisas. Mas um adulto dependente é o que ainda não consegue crer que pode resolver ou assumir coisas na vida por si próprio. O codependente afetivo é alguém que pensa, sente e decide que precisa de uma outra pessoa para construir sua auto-estima, ser feliz, sobreviver, viver, ter paz.

Muitas pessoas, mais do que pensamos, são codependentes. E pode haver uma confusão, um limite tênue entre agir como codependente ou não. Muitas coisas que codependentes fazem são coisas normais que qualquer pessoa faz. O codependente tem, porém, a tendência a exagerar comportamentos, ou para mais ou para menos. Oito ou oitenta. Tudo ou nada.

Melody Beattie, codependente em recuperação, expert em Codependência, diz: “Ser sensível aos sentimentos dos outros, preocupar-se com o que os outros pensam é um comportamento bom e decente. Porém, cuidar demais dos sentimentos dos outros e preocupar-se demais com o que eles pensam, enquanto estamos, ao mesmo tempo, ignorando o que nós sentimos e pensamos – desvalorizando nossas emoções e instintos e nos sentindo culpados, envergonhados ou inconscientes do que pensamos – é uma atitude tipicamente co-dependente.”
 (Ouça o Seu Coração, Editora Record, p.302, 2003).

Há uma diferença entre ajudar pessoas, conhecidas ou não, e se envolver demais nos problemas delas, assumindo responsabilidades que são delas, por culpa, por se sentir obrigado, ou porque você foi manipulado para fazer aquilo. A última é codependência.

Afirma Melody: “Quando estamos afundando na areia movediça – porque todo mundo que estamos tentando ajudar está afundando e nos levando junto – e estamos esperando alguém que venha nos salvar, isto é codependência não tratada.” (p.303).

Um codependente permite ser abusado seguidamente, sem colocar limites, sem se proteger. É sempre magoado, ferido, pela mesma pessoa, não se protege e vive uma negação do seu sofrimento e dor. E – importante – você pode aprender a deixar de ser codependente, ao prestar atenção aos seus próprios sentimentos, pensamentos, desejos, evitando cuidar das pessoas obsessivamente, salvá-las das consequências dos erros delas, se tornar responsável pelo seu próprio bem estar. Leva tempo, mas é possível mudar este comportamento.

“Preocupar-se com as pessoas que se ama,” – acrescenta Melody – “cuidar delas e ajuda-las em tempos difíceis, estar presente quando precisam de você, sem esperar que façam alguma coisa em troca, é um comportamento exemplar. Mas dar sempre tudo o que se tem, deixar-se manipular, ouvir mentiras, ser enganado e magoado, refletem uma ausência de amor por si mesmo. Merecemos mais do que isso.” (p.303). Não merecemos?




Cesar Vasconcellos de Souza - Psiquiatra do CAVS – Centro Adventista de Vida Saudável e do Hospital Adventista Silvestre.

Nenhum comentário: