Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Contexto de Cuba na atualidade é debatido em reunião do GRUPE


O evento ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, com a presença dos membros do grupe, o Tutor Prof. Dr. Gérson Marques, o Presidente do SINTEPAV/CE e a Dra. Marbelis, médica cubana que participou do Programa Mais Médicos no Brasil.
A médica destacou diversos pontos da cultura e do cotidiano dos habitantes de Cuba, desde a época de Fidel Castro, passando pelo período de Raul Castro e a transição que vem ocorrendo.

A República de Cuba é um país insular localizado no mar do Caribe, na América Central, sendo o arquipélago cubano composto pela ilha principal de Cuba, além da Ilha da Juventude e de várias ilhas menores. Conta com aproximadamente 11 milhões de habitantes, sendo a nação-ilha mais populosa do Caribe.
Em termos de desenvolvimento humano, tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos e uma expectativa de vida média de 79,39 (2014). Em 2006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável; ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007. Conforme a médica, continua sendo o único país socialista da América na atualidade, sendo muito agradável e segura com relação à criminalidade.

Em um segundo momento, destacou-se a questão do Programa Mais Médicos no Brasil e as peculiaridades da contratação dos médicos cubanos.
Os grupeiros Thiago Pinheiro e Clovis Renato informaram que tiveram artigo científico com o título “Reforma Trabalhista como limitação do acesso à Justiça” aprovado para apresentação no Congresso Material e Processual que ocorrerá em Havana, Cuba, nos dias 08 e 09 de outubro.
Ao final, foi divulgado o I Seminário de Gestão e Política Sindical, realizado pela Excola (Excelência em Formação Social), com informações no site: http://www.excolasocial.com.br/

Nenhum comentário: