Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

História/EUA: Estado submisso - Eleição de 1896 - "Precisamos comprar nosso Presidente dos EUA" (J.P. Morgan - General Elétric)

Gigantes da Indústria - Episódio 7
A Eleição presidencial dos Estados Unidos de 1896 foi a vigésima-oitava eleição presidencial do país. O republicano William McKinley venceu o democrata William Jennings Bryan em uma campanha considerada pelos cientistas políticos para ser uma das mais dramáticas e complexas da história americana.
A campanha de 1896 é muitas vezes considerado como uma eleição, que terminou o realinhamento do antigo Terceiro Sistema Partidário e começou o Quarto Sistema Partidário. McKinley forjou uma coligação em que empresários, profissionais liberais, operários qualificados, e os fazendeiros prósperos estavam fortemente representados. Ele foi mais forte no Nordeste, Centro-Oeste Superior, e na Costa do Pacífico. Bryan foi o candidato dos Democratas, do Partido Populista (People's Party), e dos Republicanos de Prata (Silver Republican Party). Ele foi mais forte no Sul, Centro-Oeste rural, e os estados das Montanhas Rochosas.
Questões econômicas, incluindo bimetalismo, o padrão-ouro, prata livre, e tarifas, foram de importância primordial. O gerente da campanha republicana, Mark Hanna foi pioneiro em muitas técnicas de campanha moderna, facilitada por um orçamento de US$ 3,5 milhões.
Fonte: Wikipédia
Resposta do Estado - Episódio Inusitado
Gigantes da Indústria - Capítulo 8
Theodore "Teddy" Roosevelt (Nova Iorque, 27 de outubro de 1858 — Nova Iorque, 6 de janeiro de 1919) foi um estadista norte-americano, filho de Theodore Roosevelt e Martha Bulloch. Foi o vigésimo quinto vice-presidente e o vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, de 1901 a 1909. Roosevelt assumiu a presidência após a morte do então titular, William McKinley, sendo o mais jovem presidente dos Estados Unidos.
Foi igualmente um historiador, naturalista, explorador, escritor e militar soldado, tendo atingido a graduação de coronel. Membro do Partido republicano, foi sucessivamente chefe da polícia de Nova Iorque (1895-1897), adjunto do secretário da Marinha (1897-1898), voluntário na Guerra hispano-americana de 1898, e finalmente governador do Estado de Nova Iorque (1898-1900).
Seu rosto está esculpido no Monte Rushmore ao lado de outros três presidentes: George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.
Em sua vida acadêmica estudou biologia e direito nas universidades Harvard e Columbia respectivamente.
Em 1906 foi o primeiro estadunidense a receber o Nobel da Paz.
A 6 de setembro de 1901, o Presidente McKinley foi baleado enquanto estava na Exposição Pã-Americana em Buffalo, Nova Iorque. Relatórios iniciais sobre os dias seguintes sugeriam que o seu estado de saúde melhorava, pelo que Roosevelt embarcara numas férias em Mount Marcy. A 13 de setembro recebeu um telegrama informando-o que o estado de McKinley piorara, e que estaria perto de morrer. Roosevelt e a sua família partiram imediatamente para Buffalo. Mas quando chegaram à estação de comboios mais próxima (North Creek), às 5:22 de 14 de setembro, receberam outro telegrama informando-os de que McKinley falecera umas horas antes. Roosevelt chegaria a Buffalo nessa tarde, e seria ali que, às 15h30, prestaria juramento como Presidente dos Estados Unidos.
Roosevelt prometeu continuar com as políticas de McKinley. Introduziu medidas de controle antimonopolista que lhe deram a alcunha de "trust-buster".
Como presidente, Roosevelt defendia o ideal de que o governo deveria ser o árbitro entre o capital e o trabalho, garantindo a justiça para ambos e não concedendo favores a nenhum. Ele despontou como um "trust buster" (destruidor de truste). Na política externa, Roosevelt envolveu os Estados Unidos mais ativamente na política mundial. Ele gostava de citar um provérbio favorito: "Fale suavemente e carregue um grande porrete..."


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: