Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2018

“As 5 linguagens do amor” (Gary Chapman)


As 5 linguagens do amor: 1) Palavras de afirmação; 2) Tempo de qualidade; 3) Presentes; 4) Atos de serviço; 5) Toque físico.

“[...] elogios são motivadores muito melhores que palavras importunas.” (p. 39)
“O objetivo do amor não é conseguir o que você quer, mas fazer algo pelo bem estar daquele a quem você ama.” (p. 39)
“[...] ao recebermos palavras afirmativas, há uma maior possibilidade de nos motivarmos a retribuir e fazer algo que nosso cônjuge deseja.” (p. 40)
“Dentro de toda criança existe um tanque emocional que deseja ser cheio de amor. Quando a criança se sente amada, ela se desenvolve normalmente, mas, quando o tanque está vazio, ela se comporta mal. Grande parte do comportamento inadequado das crianças tem origem em um tanque de amor vazio.” (p. 20)
“A necessidade emocional de amor, contudo, não é um fenômeno exclusivo das crianças.” (p. 21)
“Precisávamos do amor antes de nos apaixonarmos, e precisamos dele enquanto vivermos.” (p. 22)
“Coisas materiais não substituem o amor humano e emocional.” (p. 23)
Tanto adultos quanto crianças possuem tanques de amor.” (p. 23)

sexta-feira, 23 de março de 2018

Contradições públicas: Professores agredidos são indiciados no Ceará


Veja as peças de denúncia do Ministério Público Estadual que se centram em dano ao patrimônio, em especial, o escudo do policial do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHEOQUE).

quinta-feira, 22 de março de 2018

Direito Penal do Trabalho - Seminário



Acesso à justiça após a “Reforma Trabalhista” é tema de qualificação no Mestrado em Direito da UFC


O evento ocorreu na Sala do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apresentação do trabalho pela discente do programa de pós-graduação em direito Marília Costa Barbosa Fernandes.

A banca foi composta pelo orientador Prof. Dr. Gérson Marques, pela Profa. Dra. Beatriz Rego Xavier e pelo Prof. Dr. Clovis Renato Costa Farias.

Seminário Itinerante de Direito do Trabalho é promovido pelo GRUPE na FIC/Estácio




O evento ocorreu na Sede da Estácio/FIC, Rua Osvaldo Cruz, em Fortaleza, na tarde do dia 21, com a participação de centenas de alunos e demais interessados na apresentação dos membros do GRUPE sobre a "Reforma Trabalhista".


Os membros do GRUPE foram recepcionados pela Profa. Gabriele e pelo Prof. Helano Rangel, com membros da direção da instituição de ensino superior.


Houve a apresentação pelo Tutor Dr. Gérson Marques, seguida de abordagem pelo Prof. Clovis Renato sobre hierarquia, hermenêutica e questionamentos quanto a constitucionalidade de diversos dispositivos da Lei nº 13.467/2017. Os debates foram ensejados por Kelma Lara Lima, também membro do GRUPE.


O membro do GRUPE Ricardo Neves, apresentou diversas nuances da proposta de trabalho intermitente disposta na lei. As provocações sobre o tema foram realizada por Idalgênya Barbosa. 
O evento teve de ser encerrado prematuramente em face do apagão que assolou diversos estados brasileiros na tarde da quarta e será retomado em momento oportuno para dar continuidade às apresentações, nos termos propostos pela entidade.

O GRUPE é um projeto de Extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), sob o Código DG 00.2010.PJ.0162, que se dedica ao estudo do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista, numa perspectiva de fomento intelectual e de efetiva atuação acadêmica. O GRUPE integra a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS), da qual é co-fundador.

Além dos palestrantes, interessados e membros da IES, participaram os grupeiros Marília Costa Barbosa Fernandes, Paula Maria Silveira, Rodrigo Rodrigues de Oliveira, José Rogério de Andrade Silva, Maíra Câmara Veloso de Maupeou, Hannah Soares Sales de Oliveira, Giuseppina Maria Lamboglia Cunto, Robertson George Fontenelle Vieira.


sexta-feira, 16 de março de 2018

GRUPE se reúne na UFC para tratar de ações 2018


O evento ocorreu na Sala 50 do Prédio Velho da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a presença de grupeiros e interessados, para apresentar os andamentos da organização dos seminários itinerantes de direito do trabalho que ocorrerão em diversas instituições de ensino superior no correr de 2018.


Ainda, foi apresentada e debatida a Proposta de Emenda a Constituição nº 300 que amplia nefastamente a Reforma Trabalhista iniciada com a Lei nº 13.467/2017, alterando a CLT. Agora o Congresso pretende reduzir o tempo para proposição de ação trabalhista para, no máximo, três meses após o fim do contrato de trabalho para litigar envolvendo apenas os últimos cinco anos de relação de trabalho, impor Comissões de Conciliação Prévia como afastadoras do Poder Judiciário, dentre outras inovações prejudiciais aos trabalhadores.

O evento foi encerrado ao meio dia com encaminhamentos aos grupeiros para o desenvolvimento das atividades propostas.

Seminário de Planejamento traça estratégias de luta dos comerciários para o ano de 2018




A diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza encerrou na noite desta quarta-feira, dia 14/3, o primeiro Seminário de Planejamento Anual da nova diretoria da entidade.

O evento aconteceu de 12 a 14/3, no Balneário da Prainha, em Aquiraz, e contou ainda com a participação do assessor jurídico do Sindicato, Dr. Clóvis Renato.


O objetivo desse Seminário foi definir os próximos passos da diretoria visando ações e organizações de todas as secretárias e coordenações.

Durante os três dias, a diretoria do Sindicato debateu conjuntura política e econômica atual e estratégias para a defesa dos trabalhadores e ações específicas de cada secretaria da entidade junto à categoria comerciária.
Fonte: Sindicomerciários

Estácio: Semiário itinerante de Direito do Trabalho (GRUPE)


O GRUPE é um projeto de Extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), sob o Código DG 00.2010.PJ.0162, que se dedica ao estudo do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista, numa perspectiva de fomento intelectual e de efetiva atuação acadêmica. O GRUPE integra a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS), da qual é co-fundador.