Atenção |
Os membros do Projeto Comunidade e Direitos Sociais,
integrante do EDH/Unichristus, que se insere no Programa Trabalho, Justiça e
Cidadania (TJC) da AMATRA VII (Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª
Região) se reuniram para avaliar ações e traçar metas para os meses de junho,
julho e agosto
No encontro do dia 28 de maio estavam presentes o Professor
Orientador Clovis Renato e os orientandos Ítalo, Monique, Jéssica, Venâncio,
Brenda, Bianca, Luana, Lia e Neto. Foi comunicada a ausência do membro Leandro
Terto, que não mais poderá participar do EDH por ter de participar de curso de
formação, após ter sido aprovado em concurso público.
Antes de iniciar o debate, embasado na leitura das cartilhas
da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho) e nas notícias do
Projeto em 2012, partiu-se pela análise dos vídeos postados no grupo pelo
professor. Reafirmou-se o compromisso de cada um com o EDH e a importância do
diálogo professor/alunos, visando maior aproveitamento do projeto.
Participação |
Na ocasião, Ítalo Ysalo citou a importância da cartilha da
OIT (Organzação Internacional do Trabalho), mencionando o caráter educativo do
material. Esclareceu que saber, por exemplo, que a OIT já aprovou 189
Convenções, ao longo de suas conferências internacionais, é primordial no
entendimento acerca da evolução dos direitos trabalhistas. Ressaltou, ainda,
pontos que versam sobre a questão dos sindicatos e suas origens; o problema do
trabalho infantil; a questão da migração de trabalhadores. Concluiu dizendo ter
compreendido a relação entre os direitos humanos e os direitos dos obreiros.
O membro ficou responsável por converter os vídeos da
Culminância do TJC em 2012, de modo que recebeu os DVDs, gravados por Bianca
Rocha, para formatar todos os arquivos em um só vídeo, com edições.
Em seguida, Monique Teixeira compartilhou suas percepções
com relação à cartilha amarela que traz noções gerais sobre os direitos dos
trabalhadores brasileiros. Assim, relatou ser a linguagem enxuta, com
informações educativas práticas e de fundamental importância para entendimento
dos direitos e deveres dos trabalhadores. O Professor Clovis Renato foi,
paulatinamente, esclarecendo eventuais dúvidas ligadas a questão das férias
anuais e das licenças, assim como comentando os vídeos indicados (“A
Corporação”; “Roger e Eu”; “Capitalismo uma História de Amor”; “Inside Job –
Trabalho Interno”; “Gigantes da Indústria”; Palestra da Profa. Raquel Rigoto),
com ênfase na questão sócio cultural. Ainda, sugeriu para debates no grupo os
filmes Zeitgeist.
Construção |
Aventou que Zeitgeist (Zeitgeist, the Movie, no original) é
um filme de 2007 produzido por Peter Joseph que aborda temas como Cristianismo,
ataques de 11 de setembro e o Banco Central dos Estados Unidos da América
(Federal Reserve). Esclareceu que em 2008 foi lançado um segundo filme chamado
Zeitgeist: Addendum, no qual se tratam temas como a globalização, a manipulação
do homem pelas grandes corporações e instituições financeiras, e aborda a atual
insustentabilidade material e moral da humanidade, apresentando o Projeto Vênus
como solução para o problema.
Em sua fala, Jéssica Marques destacou que o vídeo que
tratava sobre os agrotóxicos e a relação com doenças humanas, tais como o
câncer. O que lhe despertou para os problemas ambientais e sociais até então
despercebidos. Com relação a cartilha da OIT, destacou que achou interessante a
contextualização acerca do dia da mulher, contando a história do incêndio da
fábrica, que matou aproximadamente 130 mulheres, em 8 de março de 1857, em Nova
Iorque/EUA. Falou, também, sobre o vídeo e o preconceito que ainda existe com
pessoas oriundas do continente Africano, concluindo que, após os encontros e
debates promovidos pelo grupo do EDH, está mais sensível aos problemas sociais,
conferindo uma nova abordagem para o cotidiano.
Nos intervalos entre as falas, o professor passou a trazer
novos assuntos traçando conexões com a substituição do trabalho por máquinas
(trabalho vivo por trabalho morto) ; o desrespeito ao meio ambiente; a ocupação
desordenada do solo; a questão da água; a cura do câncer e o problema das
patentes; o direito civil e suas múltiplas interpretações com relação a união
homoafetiva.
Relações |
Brenda Brasil analisou o vídeo “A Corporação” e ressaltou a
importância da leitura das cartilhas. Asseverou sobre sua inquietação com
determinadas relações prejudiciais observadas entre patrão-empregado.
Clovis trouxe à baila o paralelo com a atual problematização
dos direitos das empregadas domésticas, deixando claro sua preocupação com a
questão do capitalismo, da sustentabilidade, do meio ambiente e com as ideias
de competitividade instigadas para os trabalhadores.
Bianca Rocha e Venâncio Camurça falaram mais sobre a organização dos encontros do Projeto
no EDH, a Visita Diagnóstico (ocorrida em 20 e 21.06), com a apresentação dos
13 membros, cada um com o tempo máximo de três minutos, pautados pela leitura
das cartilhas e dos debates nos encontros. Objetivam apresentar os temas mais relevantes, para escolha pelos alunos secundaristas, restando os cinco mais votados para maior detalhamento nas escolas
de ensino profissional do Governo do Estado do Ceará em agosto.
Organização |
Na reunião do dia 18 de junho, no 14º andar da Unichristus,
Sede Dom Luís, houve esclarecimentos sobre a divisão dos alunos para
trabalharem os temas nas escolas em agosto. Cada aluno ficará responsável por
um tema por escola, na seguinte ordem: EEEP Comendador Miguel Gurgel (José
Neto, Andréa Ponte, Ítalo Ysalo, Brena Brasil e Jéssica Marques); EEEP
Presidente Roosevelt (José Neto, Venâncio Camurça, Monique Teixeira, Carmelita
Coêlho e Brenda Souza); EEEP Dona Creusa (José Neto, Lia Bonfim, Luana Mendes,
Bianca Rocha).
Acordou-se que serão, de fato, cinco temas por escola a
serem apresentados em agosto, cada um sob a responsabilidade dos alunos do
EDH/Unichristus, conforme seleção na fase Diagnóstico nas Escolas.
Houve acordo para que, durante o recesso de férias, os
alunos façam a leitura das últimas três cartilhas (Previdência Social, Trabalho
Doméstico e CIPA). Ainda, houve sugestão de bibliografias para o estudo durante
o mês de férias para apresentação da formação do EDH nas escolas trabalhadas
pelo TJC e na comunidade do Grande Bom Jardim, no momento conjunto com o
Projeto Defensores Populares. Destacou-se Maurício Godinho Delgado, Vólia
Bonfim Cassar, Lucano Martinez, Gérson Marques e Meton Marques.
Desse modo, após a leitura, no dia 5 de julho será realizado um segundo chat onde cada aluno
exporá seu tema selecionado e, no dia 12 de julho será postado um fichamento do
tema a ser tratado nas escolas.
Ressaltou-se que tais estudos em julho tem o intuito de
melhor organizar a equipe para, em agosto, aprimorar as apresentações aos
estudantes das escolas, observado o tempo e a sincronia. O que será mais
dinâmico quando da Visita ao Fórum Autran Nunes e da fase Tira Dúvidas.
Ao fim, o Professor Clovis Renato sugeriu que os alunos se
apresentassem uns aos outros, a fim de conseguirem melhores resultados nas
apresentações nas escolas. Marcou, também, a importância de divulgar o trabalho
em e-mails, redes sociais ou em quaisquer outros meios de comunicação, com fito
de multiplicar e divulgar os trabalhos do projeto e os Direitos Humanos.
Luana Mendes
Membro do Projeto Comunidade e
Direitos Sociais – EDH/Unichristus
Brena Brasil
Membro do Projeto Comunidade e
Direitos Sociais – EDH/Unichristus
Clovis Renato Costa Farias
Professor Orientador do Projeto
Comunidade e Direitos Sociais – EDH/Unichristus
Doutorando em Direito pela
Universidade Federal do Ceará
Bolsista da CAPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário