Páginas

Meditação Andando - Guia para a Paz Interior (Thich Nhat Hanh)



Retorno Acolhedor

 

Houve tempos em que você fracassou.

Andando no caminho vazio, você pairava no ar,

Perdido no ciclo de nascimento e morte

e mergulhado no mundo da ilusão.

Mas o belo caminho é paciente,

sempre esperando que você volte,

este caminho tão familiar a você

e tão confiável.

Ele sabe que você voltará um dia

e ele o acolherá em seu retorno.

O caminho será estimulante e belo como

da primeira vez.

O amor nunca diz que esta é a última vez.

(Thich Nhat Hanh)

 

A terra espera por você

 

A terra é sempre paciente e de coração aberto.

Ela espera por você

Esperou por você

pelos últimos trilhões de períodos.

Pode esperar por qualquer extensão de tempo.

Ela sabe que você voltará a ela um dia.

Refrescante e verde ela o acolherá,

exatamente como da primeira vez,

porque o amor nunca diz: “Esta é a última vez”;

porque a terra é mãe amorosa.

Ela jamais deixará de esperar por você.

(Thich Nhat Hanh)

 

Trechos

 

Cultivando a paz e a felicidade em nós mesmos, também alimentamos a paz e a felicidade naqueles que amamos. (40)

 

Eu cheguei. Tenho aqui no agora o meu lar. Eu sou firme. Eu sou livre. Eu habito no absoluto. (32)

 

Nosso verdadeiro lar é o momento atual. (41)

 

Uma criança é uma sineta de alerta, lembrando-nos de quão maravilhosa é a vida. (41)

 

A consciência do sofrimento gera a compaixão, e a compaixão gera a vontade de praticar o caminho. (53)

 

Consciente do profundo sofrimento no mundo, jurei não viver superficialmente. (53)

 

Quando você é pacífico e livre, a própria terra torna-se uma terra pura, e não há necessidade de ir a outro lugar. (65)

 

A terra estará segura quando sentirmos segurança em nós mesmos. (71)



quarta-feira, 28 de novembro de 2018

AS SETE LEIS HERMÉTICAS (Hermes Trimegistro - 2.700 a.C.)




AS SETE LEIS HERMÉTICAS (2.700 a.C.)
As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion" que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.

1 - A LEI DO MENTALISMO
"O Todo é Mente; o Universo é mental." (O Caibalion)
O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que "pensa" e assim, tudo existe. É o Todo. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
O Universo e toda a matéria são como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que "pensa". Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.

2 - A LEI DA CORRESPONDÊNCIA
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"  (O Caibalion)
Essa lei  nos lembra que vivemos em mais que um mundo.
Vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo.
A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Por isso estudamos o universo: para aprender mais sobre nós mesmos. Na menor partícula existe toda a informação do Universo.


3 - A LEI DA VIBRAÇÃO
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia.
Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo está em movimento.
A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo.

4 - A LEI DA POLARIDADE
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"
(O Caibalion)
A polaridade revela a dualidade, os opostos representam a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, tudo é dual, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza.
O pólo positivo (+) e o negativo (-) da corrente elétrica são uma mera convenção. Energia negativa (-) é tão "boa" ou "má" quanto energia positiva (+).
Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.

5 - A LEI DO RITMO
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão de energia cinética para potencial e da energia potencial para energia cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez em um sentido inverso.
Tudo está em movimento, a realidade compõe-se de opostos. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. As coisas avançam e recuam, sobem e descem. Mas também giram em círculos e em espirais ascendentes e descendentes.

6 - A LEI DO GÊNERO
"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação".
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de "ying" e de "yang". Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.
É uma importante aplicação da lei da polaridade. É semelhante ao principio animas - animus de Carl Jung ou seja, que cada pessoa contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% masculino ou 100% feminino.

7 - A LEI DE CAUSA E EFEITO
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Para todo efeito existe uma causa, e que toda causa é, por sua vez, um efeito de alguma outra causa.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos.
No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Gratidão!


Que continuemos sentindo a abundância, simplicidade e vastidão de Deus em nossas vidas. No caminho reto... sempre unidos. 
Vivamos o presente e, para o futuro, digamos: "Entrego, confio, aceito e agradeço ". Plantemos sempre boas coisas. 
Façamos o melhor de nós, sem sermos mais que ninguém. 
Gratidão!

domingo, 18 de novembro de 2018

GRUPE faz apresentação no Projeto Conhecendo a Extensão da UFC




O GRUPE (Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista) fez apresentação de suas atividades, histórico e funcionamento no Projeto ‘Conhecendo a Extensão da UFC’, centrado na Pró Reitoria de Extenção da Universidade Federal do Ceará (UFC), na manhã do sábado dia 17 de novembro.

Projeto ‘Conhecendo a Extensão da UFC’  promove passeios gratuitos e monitorados, voltados à comunidade acadêmica, com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e científico da UFC nos campi de Fortaleza. Diferentemente de outras visitas guiadas de caráter turístico existente nesta Capital, os roteiros do projeto apresentam sólido conteúdo elaborado com apoio de docentes e técnicos da própria Universidade.

Em sentido integrativo, o projeto ainda pretende promover o mapeamento e a integração entre os diversos grupos de extensão da UFC, como ocorreu no último sábado. O encontro seria realizado no Museu de Artes da UFC (MAUC), para, também, apresentar aos alunos e professores o museu e suas temáticas, mas teve de ocorrer no auditório da Pró Reitoria de Extensão da UFC.

O GRUPE foi apresentado pelo Tutor Dr. Gérson Marques (Professor UFC), contando com a presença do Vice Tutor Clovis Renato (Professor UFC), Regina (PRT – Mestre em Direito pela UFC), Kelma (TRT-7ª Região), Claudionora (TRT-7ª Região), Hannah (discente da Faculdade de Direito da UFC), que foram respondendo aos questionamentos.





Dentre as informações, destacou-se a existência desde 2008 junto à UFC, a realização de seminários itinerantes pelas faculdades de Direito de Fortaleza, os seminários temáticos, o Congresso Internacional de Direito Sindical e as produções acadêmicas periódicas e livros já publicados pelo grupo, envolvendo temáticas sociais e uma obra de tradução internacional em andamento. Ainda, a integração social com o movimento sindical, movimento estudantil, OAB e órgãos estatais.
Interessados foram informados que devem mandar email para gerson.grupe@gmail.com, quando receberão as informações sobre as datas e locais das reuniões.
Contato Principal: conhecendoaufc@gmail.com
Contato grupe: gerson.grupe@gmail.com
Veja a programação: http://www.prex.ufc.br/projeto-conhecendo-a-extensao-da-ufc/

Thich Nhat Hanh - Ativista, pacifista, humanitário, budista



 


Thích Nht Hnh (/ˈtɪk ˈnjʌt ˈhʌn/; [tʰǐk ɲɜ̌t hɐ̂ʔɲ]; Vietnã, 1926) é um monge budista, pacifista. escritor e poeta Vietnamita.[1][2]

Nguyn Xuân Bo, um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges na idade de dezesseis anos. Por ocasião da Guerra do Vietnã, os mosteiros se defrontaram com a questão de aderir ou não, exclusivamente, à vida contemplativa e continuar a meditar nos mosteiros, ou ajudar a população que sofria sob bombardeios e outras devastações da guerra. Nhat Hanh foi um dos que optaram por fazer as duas coisas, ajudando a fundar o movimento do budismo engajado. Desde então, tem dedicado sua vida ao trabalho de transformação interior para o benefício dos indivíduos e da sociedade.


Em Saigon, no início dos anos 60, Thich Nhat Hanh fundou a Escola de Serviço Social da Juventude, uma organização de apoio popular que passou a se dedicar à reconstrução de aldeias bombardeadas, criação de escolas e centros médicos, reassentamento de famílias desabrigadas, e organizando as cooperativas agrícolas. Reunindo cerca de 10.000 estudantes voluntários, a organização baseou o seu trabalho nos princípios budistas da não-violência e ação compassiva. Apesar da denúncia do governo de sua atividade, Nhat Hanh também fundou uma universidade budista, uma editora e uma revista influente ativista da paz no Vietnã.


Depois de visitar os EUA e a Europa, em 1966, em missão de paz, ele foi proibido de retornar ao Vietnã. Em viagens posteriores para os EUA, elaborou um processo de paz para as autoridades federais e do Pentágono, incluindo Robert McNamara. Ele pode ter mudado o curso da história dos EUA, quando persuadiu Martin Luther King a se opor publicamente à Guerra do Vietnã, sendo que isso ajudou a galvanizar o movimento pela paz. No ano seguinte, Luther King indicou-o para o Prêmio Nobel da Paz. Posteriormente, Nhat Hanh chefiou a delegação budista nas Conversações de Paz de Paris.


Em 1982, no exílio na França, fundou Plum Village, uma comunidade budista, onde continua seu trabalho para aliviar o sofrimento dos refugiados, os presos políticos e famílias famintas no Vietnã e em todo o Terceiro Mundo. Também recebeu o reconhecimento por seu trabalho com os veteranos do Vietnã, retiros de meditação, e seus escritos sobre a meditação, atenção e paz. Já foram publicados cerca de 85 títulos de sua obra, tais como poemas, prosa e orações, com mais de 40 títulos em Inglês. Em setembro de 2001, poucos dias após os atentados suicidas terroristas ao World Trade Center, ele abordou as questões da não-violência e do perdão, em um discurso memorável na Igreja de Riverside, em Nova York.



Thich Nhat Hanh continua a viver em Plum Village na comunidade de meditação fundada por ele, onde ensina, escreve e conduz retiros em todo o mundo sobre "a arte de viver consciente." Um dos principais ensinamentos de Thich Nhat Hanh é que, através da plena consciência, podemos aprender a viver no momento presente, em vez de nos apegarmos ao passado ou futuro. Residindo no momento presente é, de acordo com Nhat Hanh, a única maneira de realmente desenvolver a paz, em si mesmo e no mundo.



A pronúncia do nome de Thich Nhat Hanh, em Inglês é: Tik N'yat Hawn, contudo, desde que o idioma vietnamita é uma língua tonal, isto é apenas uma aproximação estreita de como se iria pronunciar em vietnamita. (O nome dele é, por vezes, é escrito com erros ortográficos como Thich Nhat Hahn, Thich Nhat Han, e Thich Nat Han.). [1]


Livros em língua portuguesa

Caminhos para a Paz Interior

Flamboyant em Chamas

Meditação Andando

Respirando e Sorrindo (Solaris)

Vietnã — Flor-de-lótus em Mar de Fogo (Ed. Paz E Terra)

O Coração da Compreensão (Ed. Bodigaya)

Para Viver em Paz - O Milagre da Mente Alerta (Ed. Vozes) - 1976

Paz a Cada Passo: Como Manter Sua Mente Desperta no Seu Dia-a-dia (Ed. Rocco) - 1990

Vivendo em Paz - Como Praticar a Arte de Viver Conscientemente (Ed. Pensamento) - 1992

O Sol Meu Coração - Da Atenção à Contemplação Intuitiva - 1995

Cultivando a Mente do Amor - 1996

Vivendo Buda, Vivendo Cristo (Ed. Rocco) - 1997

A Essência dos Ensinos de Buda (Ed. Rocco) - 2001

Jesus e Buda, Irmãos (Ed. Bertrandi Brasil) - 2002

Aprendendo a Lidar com a Raiva - Sabedoria Para A Paz Interior (Ed. Sextante) - 2003

Ensinamentos sobre o Amor (Ed. Sextante) - 2005

Velho Caminho, Nuvens Brancas: Seguindo as Pegadas do Buda (Ed. Bodigaya) - 2007

A Arte do Poder

Corpo e Mente em Harmonia: Andando Rumo à Iluminação (Ed. Vozes) - 2009

Nada Fazer, Não Ir A Lugar Algum (Ed. Vozes) - 2011

Brasília: Sintufce participa do Encontro Nacional do Jurídico da FASUBRA




O Coordenador Geral José Raimundo Soares, a Coordenadora Jurídica Cássia Araújo e o advogado Clovis Renato participaram do Encontro Nacional do Jurídico da FASUBRA Sindical, nos dias 8 e 9 de novembro de 2018, em Brasília, com o tema “Desafios e perspectivas jurídicas frente aos ataques aos direitos dos trabalhadores”.


O evento foi realizado no Andifes (Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, 8º andar) e desenvolveu várias discussões a respeito da autonomia universitária, carreira PCCTAE, previdência pública dos servidores e organização sindical.



Conforme a FASUBRA, na luta sindical há necessidade de nos fortalecermos em todas as áreas, frente às ofensivas, convocou as entidade de sua base – em especial os coordenadores jurídicos e assessorias jurídicas das entidades filiadas – a participarem do importante encontro.


Confira abaixo a programação completa.

Dia 8/11/18 (quinta-feira)

8h30

Abertura: Coordenação Geral, Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho, Coordenação de Organização Sindical

9h às 13h

Mesa: Eixo 1 – Autonomia Universitária

Portarias, normativa e decretos, jornada de trabalho, ações judiciais, âmbito estadual.

13h às 14h: almoço

14h às 18h30

Mesa: Eixo 2 – Remuneração, Carreira PCCTAE

Reposicionamento; acordo greve; reenquadramento; desvio de função: análise da situação nas Instituições de Ensino; racionalização dos cargos: desdobramento, CIS,

CNSC; restruturação da carreira: análise da situação nas Instituições de Ensino; STF:

Repercussão Geral n. 163 e Súmula Vinculante n. 51.

Mesa: Eixo 3 – Previdência Pública dos servidores

Mapeamento da reforma, propostas em tramitação, custeio: proposta de modelo, previdência complementar, FUNPRESP.

Dia 9/11/18 (sexta-feira)

9h às 13 h

Mesa: Eixo 4 – Organização Sindical

Ataques à liberdade sindical, ausência de leis para os servidores públicos

Atos antissindicais; imunidade tributária das entidades; direito de greve; terceirização, fundações, empresas públicas; registro sindical: diretrizes para construção do projeto da FASUBRA sobre organização sindical no serviço público; negociação coletiva, financiamento sindical, direito de greve e liberação sindical.

13h às 14h: Almoço

14 às 17 h

Mesa: Eixo 5 – Organização do Coletivo Jurídico da FASUBRA-SINDICAL

Encaminhamentos Finais



CUBA: REFORMA TRABALHISTA BRASILEIRA É DEBATIDA EM HAVANA



A Faculdade de Direito da Universidade de Havana em Cuba, sediou “IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO”, do Programa de Pós Graduação em Direito da PUC Minas.
Autores do artigo apresentado

O evento ocorreu nos dias 08 e 09 de outubro de 2018, reunindo acadêmicos e advogados especializados no direito do trabalho e processo do trabalho, tendo como eixo central de discussão “As Reformas Trabalhistas na América Latina, o Estado Social e a Democracia”.


O Advogado e Membro do GRUPE (GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO), que também é Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Thiago Pinheiro de Azevedo, apresentou o trabalho, escrito em Coautoria, com o também Membro do GRUPE, advogado e Doutor, Clovis Renato Costa Farias, cujo título foi “Reforma Trabalhista como Limitação do Acesso à Justiça”.

Na apresentação foram analisados alguns pontos da reforma trabalhista, dentre os quais, os limitadores do exercício dos Direitos Fundamentais, como por exemplo o Direito ao acesso à justiça, expressamente previsto no art. 5º, XXXV, CF, enfatizando que “A gravidade de não permitir que o Judiciário aprecie ameaça ou lesão ao direito, bem como que o Estado não preste assistência jurídica gratuita e integral aos que comprovem não ter condições de arcar com os custos, maculam de forma irremediável a credibilidade de toda e qualquer atuação estatal, podendo levar a sociedade ao estado de barbárie e a quebra definitiva do modelo de separação de poderes”.


Vários aspectos da Reforma Trabalhista Brasileira, inserida no ordenamento jurídico com a publicação da Lei 13.467/2017, bem como os projetos de reforma trabalhista cubana foram objeto de amplos debates, permitindo assim e estreitando os laços de conhecimento dos direitos sociais entre os dois países.
Thiago Pinheiro

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

UFC: Seminário Itinerante - Direito e Processo do Trabalho (SIDT)


Prof. Clovis Renato e Prof. Gérson Marques na abertura do evento
O GRUPE (Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista) realizou, em parceria com a Excola (Excelência em Formação Social), o Seminário Itinerante - Direito e Processo do Trabalho (SIDT) no Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), na tarde do dia 06 de novembro.

A programação envolve Direito Constitucional do Trabalho, Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, nos moldes em que o Seminário vem ocorrendo nas demais instituições de ensino superior no Estado do Ceará, já tendo sido recebido pela Uni7 e pela Estácio, e continuará por todas as faculdades de direito em Fortaleza em 2019.

As análises centradas em aspectos sociais, políticos, jurídicos e econômicos, foram traçadas por profissionais atuantes em diversas áreas trabalhistas, professores universitários, advogados e estudantes.

A perspectiva ampla partiu de aspectos da doutrina clássica justrabalhista, das alterações legislativas, do posicionamento da jurisprudência pátria, de enfoques relacionados ao Direito Comparado, Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos e sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No encerramento do evento, com os membros do GRUPE e demais participantes, o Tutor Professor Gérson Marques destacou aspectos instigantes sobre a conjuntura nacional e o contexto laboral com a nova gestão na Presidência da República Federativa do Brasil.