Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA AO POVO CEARENSE - ABAIXO AS DEMISSÕES! A BARBÁRIE NÃO PASSARÁ!



CARTA ABERTA AO POVO CEARENSE
ABAIXO AS DEMISSÕES! A BARBÁRIE NÃO PASSARÁ!
O Reitor da UFC se fundamenta em métodos obscurantistas.
Deseja instituir uma regra na UFC. É proibido pensar em alternativas diante da crise atual.
É o que se depreende de um conjunto de medidas para justificar a demissão em massa de trabalhadores do Hospital e da Maternidade.
Na falta de argumentos, espalhou mentiras. Forçou rescisões. Despejou ameaças.
Quer acabar com a nossa luta. Impedir o nosso trabalho. Proibir nossa presença nas dependências da UFC.
Se você não acredita, veja os argumentos apresentados no pedido de ilegalidade da nossa greve junto ao TRT. As justificativas são as mais ridículas.
Mas, nada disso adiantou. Está mantida a audiência do dia 30 de março na Justiça do Trabalho, com o Juiz Dr. Fortuna. Será convocada uma audiência na Justiça Federal, com o Juiz Dr. Vidal. A manifestação na vinda do Ministro da Educação teve grande repercussão. Nosso café da manhã, antes da manifestação, foi um sucesso. Atravessamos o Rubicão do dia 18/02. Era a data de encerramento do contrato entre UFC e Sameac. E, com isso, a colaboração fascista da EBSERH e da AGU deu n'água.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

GRUPE se reúne para tratar sobre Novo CPC e o Processo do Trabalho

O GRUPE (Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista) reuniu seus membros e novos interessados, às 19h30, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), para tratar sobre a aplicabilidade do Novo Código de Processo Civil (CPC) ao Direito Processual do Trabalho, quando a CLT for omissa e o CPC compatível (art. 769, CLT), bem como sobre a organização do próximo Congresso Internacional de Direito Sindical.
O encontro foi organizado pelo tutor Prof. Dr. Gérson Marques que apresentou a temática "Aplicabilidade do Novo CPC ao Processo do Trabalho e a organização do IV Congresso Internacional de Direito Sindical". 
Na oportunidade, os membros que participaram da palestra proferida pelo Ministro Douglas, na aula inaugural, no TRT-7ª Região, que tratou sobre "O Novo Código de Processo Civil e suas Repercussões no Processo do Trabalho", teceram suas considerações sobre a matéria. 
Em seguida, o tutor iniciou a explanação sobre o objeto da reunião. 
O encontro contou com a presença dos membros efetivos e de estudantes e profissionais de Direito, interessados em conhecer o GRUPE, em destaque, o Tutor Prof. Dr. Gérson Marques, os grupeiros Clovis Renato, Regina Sonia, Raquel Melo, Vânia Garbryella, Rodrigo, Thiago Pinheiro, Thiara Brasil, Maíra e Rafael Sales.

A reunião foi encerrada às 22h, após debate dos pontos apresentados sobre o Novo CPC, enfatizando as teorias apresentadas pelo Ministro Douglas Alencar, do TST, em palestra proferida no TRT-7ª Região, na tarde da sexta, 19 de fevereiro, em que alguns integrantes do GRUPE participaram.
O GRUPE é um projeto de Extensão vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), sob o Código DG 00.2010.PJ.0162, que se dedica ao estudo do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista, numa perspectiva de fomento intelectual e de efetiva atuação acadêmica. O GRUPE integra a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e da Seguridade Social (RENAPEDTS), da qual é co-fundador.
Os interessados devem contatar o Tutor na Faculdade de Direito da UFC, podendo ser de quaisquer outras faculdades públicas ou privadas, bem como atuar em questões sociais e jurídicas com perfil efetivador dos direitos fundamentais de segunda dimensão.

|SOU RJU. EXIJO RESPEITO!|: Todos contra a EBSERH e a privatização dos Hospitais Públicos

Servidores da UFC se mobilizam e fortalecem a luta em defesa dos trabalhadores da MEAC e do HUWC.

"PARALISAÇÕES E MANIFESTAÇÕES UNIFICAM TRABALHADORES(AS) EM LUTA".

"PARALISAÇÕES E MANIFESTAÇÕES UNIFICAM TRABALHADORES(AS) EM LUTA".
Clovis Renato advogado do SINTUFCE e do MDTS contra a EBSERH

PROTESTO CONTRA AS DEMISSÕES DOS TRABALHADORES(AS) DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS E MATERNIDADE ESCOLA DA UFC, DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO CONTRA A EBSERH (SINTUFC/FASUBRA), PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES ESTADUAIS, GREVE DO PESSOAL DA SAÚDE DA PREFEITURA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Reflexão: A verdadeira arte de viajar... / Amizade (Mario Quintana)


A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

(Mario Quintana)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

UFC é multada por descumprir ordem judicial na Meac e no HUWC

MDTS, Crítica Radical, Advogados Clovis Renato e Thiago Pinheiro na defesa dos trabalhadores
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi multada pela Justiça do Trabalho, que considerou ter havido descumprimento da decisão de não demitir funcionários da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chauteaubriand (Sameac), lotados na Maternidade Escola (Meac) e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A multa, aplicada pelo juiz Francisco Antônio da Silva Fortuna, da 7ª Vara do Trabalho, foi publicada em ata na última quarta-feira, 27 de janeiro. A multa é de R$ 20 mil por trabalhador prejudicado.
O documento também estipula possível punição ao reitor da UFC, professor Henry Campos, caso o descumprimento se repita. O juiz determinou que os 700 funcionários não sejam demitidos até que o processo seja concluído.

Arte: É Tão Lindo (A Turma do Balão Mágico)



Feliz dia do amigo.

Obrigado por ser amigo.

Clovis Renato Costa Farias

FUNCIONÁRIOS DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UFC FAZEM PANELAÇO CONTRA DEMISSÕES E SALÁRIOS ATRASADOS

Teve grande repercussão no Campus do BENFICA o PANELAÇO que trabalhadores(as) do Hospital das Clínicas e Maternidade Escola da UFC fizeram como protesto ontem pela manhã, em frente à Reitoria seguido de CORTEJO com panelas batendo e ao som de uma bandinha pelas várias unidades do centro de Humanidade.

Evento democrático: organização do IV Congresso Internacional de Direito Sindical em Fortaleza

Na manhã do dia 04 de fevereiro de 2016 ocorreu a reunião de organização do IV Congresso Internacional de Direito Sindical, que será realizado dos dias 04 a 06 de maio de 2016 no Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).
O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho, GRUPE (Grupo), Fórum das Centrais Sindicais no Estado do Ceará (FCSEC), demais entidades representativas laborais e apoiadores.
Em 2016, a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), por intermédio do Deputado Estadual Elmano Freitas, sediará o evento. O que atende às finalidades da instituição, uma vez que objetiva aperfeiçoar o serviço público, promover e de manter atividades voltadas para formação e qualificação profissional dos servidores públicos em geral e dos cidadãos, com foco especial às reivindicações profissionais dos parlamentares e agentes políticos vinculados às Assembleias Legislativas e às Câmaras Municipais conveniadas. Funciona no Prédio Anexo II, Edifício dep. Jose Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas S/N.


A segunda reunião de organização ocorreu na Sede da Força Sindical no Ceará, contando com a participação da CONALIS/PRT7, GRUPE, CSB, UGT, FORÇA SINDICAL, Advocacia Sindical no Ceará e Sindicatos.

História: Diários Associados de Assis Chateaubriand aos dias atuais

Diários Associados, também conhecidos como Condomínio Acionário dos Diários e Emissoras Associados, ou simplesmente D.A., são o terceiro maior conglomerado de empresas de mídia do Brasil. A corporação já foi a maior da história da imprensa no Brasil.
Os Diários Associados têm como missão contribuir para a construção de uma sociedade justa e democrática com a produção e distribuição de informação e entretenimento de qualidade. Busca, ainda, promover o desenvolvimento, apoiar a livre iniciativa, estimular a educação, debater os grandes temas nacionais e preservar os valores regionais.

História: Rede Tupi de Assis Chateaubriand

A Fantástica História da TV Tupi - Pt. 1

A Rede Tupi (TV Tupi ou simplesmente Tupi) foi a primeira emissora de televisão do Brasil, da América Latina e a quarta do mundo.[1] Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do Grupo Diários Associados. Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.
A Fantástica História da TV Tupi - Pt. 2

Primeiros passos

SOLIDARIEDADE AOS 700 TRABALHADORES(AS) DO HOSPITAL E MATERNIDADE DA UFC AMEAÇADOS DE DEMISSÃO - REUNIÃO NESTA QUARTA. VAMOS LÁ, GALERA!

SOLIDARIEDADE AOS 700 TRABALHADORES(AS) DO HOSPITAL E MATERNIDADE DA UFC AMEAÇADOS DE DEMISSÃO.
REUNIÃO NESTA QUARTA. VAMOS LÁ, GALERA!
Companheiros(as)
Nesta quarta-feira, 03.01, às 16 horas, na Faculdade de Arquitetura da UFC, haverá uma reunião com várias entidades, integrantes de movimentos sociais e demais pessoas interessadas com o objetivo de discutir uma ampla campanha contra as demissões de cerca de 700 trabalhadores(as) do Hospital das Clínicas e Maternidade Escola da UFC, bem como de solidariedade aos 111 funcionários que, por decisão da reitoria, estão sem receber salários desde outubro, assim como o 13º, vales-transporte e vales-refeição.
Durante Audiência de Conciliação realizada no dia 27/01 na Justiça do Trabalho a UFC negou a possibilidade de um acordo amigável para prorrogar os contratos. O reitor não pensa em entendimento. Ele quer mais demissão. E a data está marcada: 18 de fevereiro. O Juiz da 7ª Vara da Justiça do Trabalho, Dr. Antônio Fortuna, marcou uma nova audiência para o dia 30 de março. (ver ata da audiência enviada em e-mail anterior).
A reunião objetiva também abrir uma discussão mais ampla sobre o questionamento ao papel da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no que se refere à Autonomia Universitária e aos Hospitais Universitários como unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
A principal proposta é a convocação de uma Assembleia Geral da Comunidade Universitária para uma tomada de posição contrária à decisão do reitor de demitir os trabalhadores do Complexo Hospitalar. Outras propostas serão apresentadas na oportunidade.
Confiantes de contarmos com essa solidariedade, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
MDTS – Movimento em Defesa dos Trabalhadores da Saúde (SAMEAC/UFC)
Crítica Radical

História: João Calmon o autor da campanha para a criação da MEAC

João Calmon (1916-1999)
Advogado e jornalista, João Calmon foi parlamentar por 32 anos. Exerceu mandatos de deputado federal por duas legislaturas e de senador por três). Foi no Senado que apresentou a PEC 24/83, que estabeleceu recursos para a Educação e ficou conhecida por Emenda Calmon.
João de Medeiros Calmon (Colatina, 7 de setembro de 1916 – São Paulo, 11 de janeiro de 1999) foi um advogado, jornalista e empresário brasileiro que no exercício da atividade política foi deputado federal e senador pelo Espírito Santo.
Biografia
Descendente de tradicional família baiana onde se destacaram o Marquês de Abrantes e Pedro Calmon, é filho de Augusto Pedrinha Du Pin Calmon e Virgínia de Medeiros Calmon. Advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito, começou a trabalhar como jornalista nos Diários Associados na condição de repórter do Diário da Noite até ser transferido para Fortaleza onde dirigiu o Correio do Ceará. Entre 1940 e 1946 trabalhou na expansão do grupo ao adquirir diferentes emissoras de rádio e também jornais, fato que o guindou à direção regional do conglomerado para o Norte e o Nordeste do Brasil. Chamado ao Rio de Janeiro por Assis Chateaubriand, dirigiu sucessivamente a Rádio Tamoio, a Rádio Tupi e a TV Tupi. Mais tarde se tornou diretor-geral e a seguir vice-presidente do grupo mesmo com a transformação deste em um condomínio.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

História da MEAC - Maternidade Escola Assis Chateaubriand, os Diários Associados e João Calmon


A Campanha em prol da construção da Maternidade Popular (Escola) foi lançada oficialmente na capital cearense na noite de 28 de maio de 1955, pelo Sr. João de Medeiros Calmon, no momento em que era lhe prestada, em banquete que reuniu representantes de todas as classes sociais do Ceará, uma grande homenagem por motivo de sua recente ascensão ao posto de Diretor Geral dos Diários, Rádios e TV Associados.

Vida: Assis Chateaubriand

Assis Chateaubriand
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (Umbuzeiro, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um jornalista, empresário, mecenas e político destacando-se como um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960.[1] [2] Foi também advogado, professor de direito,[3] escritor[4] e membro da Academia Brasileira de Letras.[5]

Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de mídia da América Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Por seu empenho contra a entrada do capital estrangeiro no país e seu nacionalismo econômico foi visto como ameaça pela CIA que financiou Roberto Marinho depois que uma empresa de SP não lhe fez aliança (talvez por que na altura não enxergou o impacto que uma capitalização daquele tamanho para sair do sector impresso para a televisão fosse causar mesmo na história da geoconcentração midiática no contexto do país).[6] Foi Senador da República entre 1952 e 1957.[7]

História: Vikings


Viking[1] [2] [3] [4] [5] [6] (do nórdico antigo víkingr[7]) ou, em português, víquingue[8] [9] [10] [11] ou viquingue[12] [13] [14], é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI.[15] [16]
Esses vikings usavam seus famosos navios dragão para viajar do extremo oriente, como Constantinopla e o rio Volga, na Rússia, até o extremo ocidente, como a Islândia, Groenlândia e Terra Nova, e até o sul de al-Andalus.[17] Este período de expansão viking - conhecidos como a "era viking" - constitui uma parte importante da história medieval da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e do resto da Europa em geral.