Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

1º PROGRAMA CRÍTICA RADICAL (NOAR.TV/AO VIVO - 22/03/2013)



1º PROGRAMA CRÍTICA RADICAL transmitido pelo site noar.tv/aovivo no dia 22/03/2013. O programa terá continuidade todas as sextas-feiras às 9 horas da manhã. Veja. Comente. Confira também no nosso site www.criticaradical.org.
Conheça A Balsa da Medusa, Théodore Géricault
A pintura foi inspirada no naufrágio da fragata Medusa, em 1816, que ia da França para o Senegal.
Depois do naufrágio 147 pessoas não conseguiram lugares nos botes salva-vidas e, por isso, se amontoaram em uma pequena jangada construída precariamente com tábuas, cordas e partes do mastro. A "embarcação" foi nomeada "A Balsa da Medusa". Nos primeiros dias diversas pessoas desapareceram no oceano e outras ainda foram mortas a tiros por oficiais em embarcações próximas.
Após diversos dias na embarcação um dos sobreviventes, o médioco Jean-Baptiste Henry Savigny assumiu a liderança do grupo e passou a dissecar os corpos dos mortos para que servisse de alimento aos sobreviventes, para que estes não morressem de fome. Depois de 13 dias à deriva a Balsa da Medusa foi resgatada pelo Argus, um pequeno navio mercante. A esta altura apenas 15 sobreviventes restaram.
Inspirado nesse acontecimento, Géricault pintou A Balsa da Medusa, durante 18 meses de trabalho ininterrupto. Para construir a cena o artista realizou um estudo substancial dos detalhes e entrevistou os sobrevivente e enfermos, bem como observou o que restava dos corpos dos mortos.

FICHA TÉCNICA - A BALSA DA MEDUSA:
Autor: Théodore Géricault 
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França 
Ano: 1818 
Técnica: Óleo sobre tela 
Movimento: Romantismo
Fonte: http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2012/11/21/983284/conheca-balsa-da-medusa-theodore-gericault.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário