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domingo, 12 de abril de 2020

Evangelho (Curso com Irmã Aila) Fichamento em construção...


I. Marcos
Evangelho: a boa mensagem que vinha do Rei, as boas novas que vinham da corte. Encarnação da boa notícia, dada por um mensageiro. Encerrava com "Palavra de...". Era um momento solene, todos ouviam de pé. Arauto é alguém que representa a autoridade. 
Evangelho como conjunto da mensagem de Jesus, a boa nova.
Paulo escreveu as cartas para corrigir as atitudes de muitos cristãos. 
Foi escrito em grego. 
Precisa de interpretação... enquanto livro com cultura, costumes e tradições. 
Levar as pessoas a terem experiência com a mensagem. 
O correto para quem estuda o Evangelho é buscar praticar a mensagem de Jesus. 
A homilia contextualiza atualizando.
Não é uma biografia de Jesus, mas fatos e palavras escritas e reelaboradas para a catequese. As atitudes de Jesus são boa nova, vistas por pessoas que se afetaram por aquilo, e transmitiram conforme o que sentiram, incluindo seus sentimentos, de modo que não se trata de transcrição. 
Evangelistas escreveram em tempos diferentes e dão destaques conforme a época e o enfoque que acharam importante passar. Dai a reelaboração com a transmissão, mas não consta toda a vida de Jesus. 
Catequese é dizer o que significa conhecer e seguir Jesus. 
Sinótico: do grego SIN (junto) Ótico (olhar), pois os antigos colocavam os evangelhos em colunas e observavam os textos comuns nos evangelhos e colocavam em colunas para observar. Três parecidos Mateus, Marcos, Lucas, daí sinóticos. João era bem diferente, pois tinha um modo próprio de escrever.
Tem plano geral em comum na escrita... c a pregação de João Batista e o Batismo de Jesus. Começa o ministério de Jesus na Galileia, na região em que morava. No norte do país, onde as terras são mais férteis, no entorno do Mar da Galileia, Tiberíades, Genesare. Ai viaja para a parte sul, à Judéia, para Jerusalém. 
João narra 3 idas de Jesus a Jerusalém, mas os sinóticos só demarcaram uma.
A língua que Jesus falava era Aramaico. 
O Evangelho de Mateus também vem do grego, apesar de falarem que foi em aramaico... o que chegou a nós foi o grego. 
O evangelho de Marcos tem alguns problemas, especialmente, pq o autor n dominava o grego... alguns acham que tomou como base Mateus, mas tem alguns problemas. É provável que Mateus e Lucas tenham correções ao de Marcos. Marcos parece ser a fonte de Mateus e Lucas.

Aula 2
Evangelho de Marcos é o mais antigo e serve de fonte para os demais;
Não foi tão bem elaborado como o de Mateus;
Supoe-se que Marcos foi o primeiro Evangelho;
Havia um livro antigo, que se perdeu na História, que dizia que Mateus foi o primeiro, en Aramaico, a língua falada por Jesus, mas os estudos demarcam melhor que Marcos veio antes;
Os defeitos de estrutura e escrita somente são vistos em grego original, pois nossas traduções já vêm ajustadas;
Marcos é mais breve e menos estruturado;
Outra fonte para Mateus e Lucas foi a fonte "Q";
Não eram com capítulos e versículos;
Mateus tem 600 versículos de Marcos; a maior parte, mas exclui alguns poucos pq achavam que ia chocar o leitor, como a parte que a família foi buscar Jesus dando a entender que estava louco;
Lucas traz 350 versículos de Marcos;
Comparando Mateus e Lucas, encontra 235 versículos de Mateus e Lucas que não vieram de Marcos; há uma dúvida neles de quem copiou de quem. Daí acharem que nem Mateus leu Lucas, nem Lucas leu Matheus, mas possivelmente tiveram uma fonte comum, diferente de Marcos;
Qual a fonte dos 235 versículos que são palavras de Jesus?
Alguns acham que vem do Evangelho de Mateus em aramaico; alguns chamam Fonte "Q", Fonte das Palavras;
Marcos é muito ligado a fatos.
Tem p vender a Fonte Q, mas n é a fonte, mas a compilação dos versos pelos estudiosos.
Há um material também que só está em Mateus e outra vasta que está somente em Lucas (várias histórias e parábolas).
Teoria recente é da Fonte Múltipla (Marcos, Fonte Q e material próprio).
Próprio: ou foi criado por Lucas ou veio de outra fonte desconhecida;
Mateus é temático (5 temas) e vai ajustando possivelmente trechos de Marcos.
Os manuscritos mais antigos não tinham nome de autor, foi inserido posteriormente.
Evangelistas nunca quiseram ser autores, daí dizem ser de Jesus.
As editoras que publicam as traduções brigam pelos direitos autorais;
A tradição atribui a João Marcos a autoria, tendo sido tratado em Atos dos Apóstolos, ele queria travar uma viagem de Paulo e voltou com Barnabé. É um judeu da diáspora, de cultura grega, mais humilde, que criou o gênero literário Evangelho. O primeiro a tratar a história de Jesus como livro. O propósito dele era que o leitor saiba quem é Jesus. Escreve de modo que Jesus começa a pregação após o batismo, com uma ascensão, com fama aumentando. Em 8:27, Jesus pergunta aos discípulos sobre a opinião das pessoas sobre ele. Ele diz que é o Cristo, mas vai ser crucificado...A fama vai sendo substituída pela perseguição, a partir dessa pergunta.

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