Páginas

sábado, 4 de abril de 2020

Bhagavad Gita - A mensagem do Mestre (2 mil a.C)









"Seja, pois, o motivo das tuas ações e
dos teus pensamentos sempre o cumprimento do dever, e faze as tuas obras sem procurares recompensa, sem te preocupares com o teu sucesso
ou insucesso, com o teu ganho ou o teu prejuízo pessoal."
(Bhagavad Gita - 2 mil a.C.)


"(...) lembra-te que é melhor cumprir a própria tarefa, ainda que seja humilde e insignificante, do que querer fazer a tarefa de um outro, por mais nobre, e excelente que seja. É melhor morrer no cumprimento do seu dever do que viver negligenciando-o e querendo fazer o que a outros compete fazer."
(Bhagavad Gita, p. 51 - 2 mil a.C.)


"Faze bem o que te compete fazer no mundo; cumpre bem as tuas tarefas; ocupa-te da obra que encontras, para fazê-la o melhor possível: assim será muito bom para ti. Atividade é melhor do que ociosidade."
(Bhagavad Gita, p. 45 - 2 mil a.C.)

"12. Pois melhor do que os exercícios devo-
cionais é a sabedoria (conhecimento espiritual) ; melhor do que a sabedoria é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia aos frutos da ação. Da renúncia nasce a paz de espírito.
13 Em verdade, te digo, que amo aquele
que não odeia a ninguém e a ninguém faz mal, mas é amigo e amante de toda a Natureza, e aquele que é bondoso, livre de vaidade, orgulho e egoísmo, e conserva, sempre a equanimidade, sendo paciente na desventura.
14 Amo aquele que é sempre constante, afável e piedoso, manso de coração e de firme vontade, e cujos pensamentos em Mim se concentram.
15. Amo aquele que não tem cuidados mundanos, não teme o mundo e não é tímido; quem é livre de turbulência, da cólera, impaciência e medo, e não se entrega à tristeza nem à alegria
excessiva.
16. Amo aquele que não tem preconceitos, é justo e puro, imparcial confidente livre de toda ânsia, e nunca desespera.
17. Amo aquele que não se apaixona, nem
odeia, não se entristece nem cobiça, e despega-se das ações tanto boas coho mas.
18. Amo aquele que igualmente considera, o amigo e o inimigo, os honrados e os desprezados, e com igual ânimo suporta o calor e o frio, o prazer e a dor, a nada se apegando.
19. Amo aquele que não murmura contra o
destino, não se importa se o mundo o louva, ou censura, em todo lugar está contente e, firme em seu propósito, em Espírito Me adora." (Bhagavad Gita, p.130-131)
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário