Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Aos pés do Mestre (Krishnamurti)






"AOS QUE BATEM...

Das trevas conduze-me à Luz
Do irreal conduze-me ao Real
Da morte conduze-me à Imortalidade."
"... com o Seu auxilio comecei a trilhar a Senda. Tu também desejas entrar na mesma Senda; por isso, as palavras que Ele me dirigiu te auxiliarão, se obedeceres a elas. Não basta dizer que são verdadeiras e belas; o homem que deseja obter êxito necessita fazer exatamente o que Ihe é ensinado. Olhar para o alimento e dizer que é bom não satisfaz um faminto; é necessário que ele estenda a mão e o coma." (13)
"Em todo o mundo há somente duas espécies de pessoas - as que sabem e as que não sabem -, e o conhecimento é o que importa possuir. A religião de um homem e a raça a que pertence não são coisas de importância; o que é reaalmente importante é o conhecimento, o conhecimento do Plano de Deus para os homens. Pois Deus tem um plano e esse plano é a Evolução; quando o homem tiver visto esse plano e realmente o conhecer; não poderá deixar de cooperar nele, integrando-se nele, tal a sua glória e beleza." (14)
"Os que estão ao lado de Deus sabem por que aí se acham, sabem o que têm a fazer e tentam cumpri-lo; todos os demais não sabem ainda o que têm a fazer e, por isso, frequentemente agem de modo insensato, imaginando caminhos para si próprios, os quais lhes parecem agradáveis, não compreendendo que todos são um e que, portanto, só aquilo que o Uno quer pode realmente ser agradável a todos.
Seguem o irreal em vez do Real. E, enquanto não aprendem a distinguir entre ambos, não se colocam ao lado de Deus - e eis por que o discemimento é o primeiro passo a dar." (15)
"Quando há um trabalho a fazer, é quando o corpo físico quer descansar, passear, comer e beber; o homem que não sabe diz a si mesmo: ''Eu quero fazer essas coisas e preciso fazê-las'' . Mas o homem que sabe diz: " Quem quer não sou eu; portanto espere um pouco"." (16)
"O corpo é teu animal, o cavalo que montas. Deves, portanto, trata-lo bem, cuidar bem dele. não estafa-lo, alimenta-lo convenientemente só com alimentos e bebidas puros e mantê-lo sempre perfeitamente limpo, sem o menor vestígio de impureza. Pois, sem um corpo perfeitamente limpo e saudável, não podes efetuar a árdua tarefa de preparação, nem suportar os incessantes esforços no decorrer dela. Deves, porém, ser sempre tu quem o domine, e não ele o que te domine." (16)
"O corpo astral tem seus desejos e os tem às dúzias; querera ver-te encolerizado, ouvir-te dizer palavras áspera, que sintas ciúmes, que sejas movido por dinheiro, que invejes os bens alheios e cedas ao desânimo. Quererá todas essas coisas e muitas outras mais, não porque deseje prejudicar-te, mas porque Ihe aprazem as vibrações violentas e gosta de muda-las continuamente. Tu, porém, não desejas nenhuma dessas coisas; portanto, deves distinguir os teus desejos dos de teu corpo astral." (16)

"O teu corpo mental deseja manter-se orgulhosamente separado; quererá que penses muito em ti mesmo e pouco nos outros. Mesmo quando o tiveres desviado das coisas mundanas, tentará ainda especular acerca de ti próprio, fazer-te pensar no teu próprio progresso, em vez de pensares na obra do Mestre e em auxiliar os outros. Quando meditadas, tentará fazer-te pensar nas diferentes coisas que ele quer, e não na única de que necessitas. Não és esse mental, mas dele dispões para o teu uso; assim, mesmo aqui, o discernimento é necessário. Deves vigiar incessantemente, sob pena de vires a falhar. 
Entre o bem e o mal o Ocultismo não admite compromissos. Custe o que custar, deves fazer o bem e nunca o mal, diga ou pense o ignorante o que quiser. Estuda profundamente as leis ocultas da natureza e organiza a tua vida de acordo com elas, utilizando sempre a razão e o bom senso. 
Deves discernir entre o que é importante e o que não é. Firme como uma rocha em tudo que concerne ao bem e ao mal, cede invariavelmente aos outros nas coisas de 
somenos importância. Pois deves ser sempre amável e bondoso, razoável e condescendente, deixando aos outros 
a mesma plena liberdade que para ti necessitas." (17)
"Alimentar os pobres é uma boa obra, nobre e válida; porém, alimentar-lhes as almas é ainda mais nobre e mais válido." (17)
"Ele se manifestará por teu intermédio. Estuda, pois, mas estuda em primeiro lugar o que mais te habilite a auxiliar os outros. 
Trabalha pacientemente em teus estudos, não para que os homens te julguem sábio, nem mesmo para gozares a felicidade de ser sábio, mas porque o sábio pode ser sabiamente útil. Por muito que desejes prestar auxílio, enquanto fores ignorante, poderás fazer mais mal do que bem. 
Precisas distinguir entre a verdade e a mentira; deves aprender a ser verdadeiro em tudo: no pensamento, na palavra 
e na ação. Primeiro no pensamento, e isso não é fácil, porque há no mundo muitos pensamentos falsos, muitas superstições insensatas, e ninguém que a eles se escravize poderá progredir. Por conseguinte, não deves acolher um pensamento simplesmente porque muitas pessoas o acolhem, nem por constar de algum livro que os homens julguem sagrado; deves pensar por ti mesmo sobre a questão e por ti mesmo ajuizar se ela é razoável. Lembra-te que, embora um milhar de homens concorde sobre um assunto, se nada conhecerem a seu respeito, a sua opinião não tem 
valor. Aquele que quiser caminhar na Senda tem de aprender a pensar por si mesmo, pois a superstição é um dos 
maiores males do mundo e um dos empecilhos de que, por ti próprio, te deves libertar inteiramente." (18)
"O teu pensamento acerca dos outros deve ser verdadeiro; não penses a seu respeito aquilo que não saibas. Não suponhas que os outros estejam sempre pensando em ti." (19)
"Sê verdadeiro na ação; nunca pretendas parecer senão aquilo que és, pois todo fingimento constitui um obstáculo 
à pura luz da verdade, que deve brilhar através de ti como a luz do Sol através de um vidro transparente." (20)
"Deves ainda utilizar o discernimento de outra maneira: aprende a distinguir a Deus que está em todos e em tudo, por pior que seja a sua aparência exterior." (20)
"Precisas, pois, fazer o bem por amor ao bem, e não com a esperança da recompensa. Trabalha por amor ao trabalho, e não para ver o resultado." (21)
"Deves precaver-te, também, contra certos ne pequenos desejos, comuns na vida diária. Nunca desejes sobressair nem parecer instruído. Não desejes falar. É bom falar pouco; melhor ainda é nada dizer, a nao ser que estejas seguro de que o que pretendes dizer é verdadeiro e útil. Antes de falar, reflete cuidadosamente se o que 
pretendes dizer preenche essas três qualidades; caso contrário, não o digas." (22) 
"Assim, acostuma-te antes a ouvir do 
que a falar; não emitas opinião senão quando diretamente solicitada." (22)
"Se julgas estar alguém agindo mal e encontras uma oportunidade de Iho dizer em particular e muito delicadamente, porque assim pensas, talvez consigas convencê-lo; poém em muitos casos isso não passaria e uma interferência indébita. De modo algum deverás murmurar com uma terceira pessoa sobre o assunto, pois isso seria uma ação extremamente má." (23)
"Se estiveres incumbido de instruir outra pessoa, pode tornar-se teu dever adverti-la suavemente de suas falhas. Exceto em tais casos, ocupa-te de teus próprios afazeres e apondo a virtude do silêncio." (23)
"Os seis pontos sobre a conduta, especialmente exigidos pelo Mestre, são: 
1. domínio da mente 
2. domínio da ação 
3. tolerância 
4. contentamento 
5. perseverança (unidade de direção para o fim visado) 
6. confiança." (24)
"... o que aconteça exteriormente ao homem: tristezas, perturbações, doenças e perdas devem ser nada para ele, e ele não há de permitir que Ihe afetem a calma do mental. São o resultado das ações, passadas e, quando chegam, cabe-te suporta-las alegremente com a lembrança de que todo mal é transitório e de que é teu dever permanecer sempre contente e sereno. Pertencem às tuas vidas anteriores e não a esta; não podes alterá- 
las; portanto, é inútil que te preocupes com elas. Pensa antes no que estás fazendo agora e que determinará os acontecimentos da tua próxima vida, pois essa podes modificar.
Nunca cedas à tristeza nem ao desânimo. O desânimo é mau, porque contamina os outros e toma a vida deles mais 
difícil, o que não tens o direito de fazer. Portanto, sempre que venha a ti, deves repeli-lo imediatamente. 
Deves, ainda, dominar o teu pensamento de outro modo: não o deixes vaguear. Fixa o teu pensamento no que estiveres fazendo, a fim de que seja feito com perfeição." (25)
"Preserva a tua mente do orgulho, porque o orgulho provém somente da ignorância." (26)
"Se o teu pensamento for o que deve ser, encontrarás pouca dificuldade no domínio da ação. Lembra-te que, para ser útil à humanidade, o pensamento deve traduzir-se em ação. Nada de indolência, mas uma constante atividade no trabalho útil. Deves, porém, cumprir o teu próprio dever e não o de outrem, a não ser com a sua devida pemiissão e no intuito, sempre, de ajuda-lo. Deixa que cada um execute 
o seu trabalho a seu modo; mantém-te sempre pronto a oferecer auxilio onde for necessário, porém nunca te intrometas." (26)
"Pois a religião dos outros é um caminho 
para o Supremo, da mesma forma que a tua. E para auxiliar a todos é preciso tudo compreender." (27)
"'Sê indulgente com todos; sê benévolo em tudo." (27)
"Deves suportar o teu karma alegremente, qualquer que ele seja, tendo o sofrimento como um honra, pois demonstra que os Senhores do Karma te acham digno de auxílio." (28)
"Há outro ponto de importância: abandona todo sentimento de posse. O karma pode arrebatar-te aquilo de que mais gostas, mesmo as pessoas que mais amas. Ainda assim deves ficar contente, pronto a separar-te de tudo e de todos." (28)
"O quer que faças faze-o de de boa vontade, como sendo para o Senhor e não para os homens'' . Pensa como executarias um trabalho se soubesse que o Mestre viria vê-lo imediatamente: é justamente nessas condições que deves executar tudo." (29)
"Há um outro versículo semelhante, porém 
muito mais antigo: "Em tudo o que a tua mão fizer, aplica toda a tua força". (29)
"Pois tu mesmo defies unificar-te com a Senda." (29)
"Deves confiar em teu Mestre e ter confianca própria. Se ja viste o Mestre, n'Ele confiarás plenamente, através de 
muitas vidas e mortes. Se ainda não O viste, deves tentar averiguar a Sua existência e confiar n 'Ele, porque, se não 
o fizeres, nem mesmo Ele poderá ajudar-te. Sem perfeita confiança, não poderá haver perfeita efusão de amor e poder." (30)
"Dize a ti mesmo: "0 que o homem fez o homem pode fazer. Eu sou um homem, porém, sou também o Deus que está no homem; eu posso fazer isso e quero fazê-lo". Pois se quiseres trilhar a Senda, a tua vontade deve ser como aço de boa têmpera." (30)
"De todas as qualidades, o Amor é a mais importante, pois sendo bastante forte num homem, obriga-lhe a aquisição de todas as demais qualidades, que não bastariam sem o Amor." (30-31)
"Na vida diária isso implica duas coisas: em primeiro lugar, ter o cuidado de não fazer mal a nenhum ser vivo e, em segundo, vigiar as oportunidades de prestar auxilio. Primeiro, não fazer mal. Três pecados acarretam maior dano do que todos os outros no mundo a maledicência, a crueüade e a superstição por serem pecados contra o amor. O homem que quiser encher o seu coração do amor de Deus deve estar incessantemente precavido contra a 
prática desses três pecados." (31)
"Primeiro, enches teu ambiente de maus em vez de bons pensamentos, aumentando, assim, a tristeza do mundo. 
Segundo, se nesse homem existir o mal que supões, fortificas e alimentas esse mal e, assim, tornas pior o teu imião, em 
vez de melhora-lo. Porém, geralmente o mal não existe nele, mas é apenas um produto da tua fantasia; e então o teu 
pensamento tentará o teu irmão à prática do mal, pois, se ele ainda não for perfeito, poderás toma-lo tal qual o imaginas. 
Terceiro, saturas a tua mente de maus em vez de bons pensamentos; embaraças, assim, o teu próprio crescimento, 
tomando-te, aos olhos dos que podem ver, um objeto feio e penoso, em lugar de belo e atraente. 
Não contente de ter feito todo esse mal a si próprio e à sua vítima, o maledicente tenta, com todas as suas forças, fazer os outros partícipes do seu crime. Prontamente conta a perversa história, na esperança de que o acreditem; e então 
se juntam todos a enviar maus pensamentos ao pobre paciente. Isso se repete dia a dia, e é feito, não por um 
homem, mas por milhares. Começas a ver quão terrivel é este pecado? Deves evita-lo por completo. Nunca fales mal de ninguém; recusa ouvir o mal que te disserem dos outros e suavemente observa: ''Talvez não seja verdade e, mesmo que o seja, é mais caritativo não falarmos nisso". 
Quanto à crueldade, pode ser de duas espécies: intencional e não-intencional. A crueldade intencional consiste em causar dano a um ser vivo, de ânimo deliberado; esse é o maior de todos os pecados próprios antes de um demônio do que de um homem." (32)
"... O dever de não fazer o mal." (33)
"Porém, existe a crueldade na palavra, da mesma forma que nos atos, e um homem que diz algo com a intenção de ferir a outrem é passível desse crime. Isso 
também não farás; porém, às vezes, uma palavra impensada faz tanto mal como se fosse malévola. Deves, pois, estar de 
sobreaviso contra a crueldade irrefletida." (33)
"O outro pensa apenas nos seus desejos luxuriosos, pouco se importando com os corpos e as almas que arruína para sua satisfação." (33)
"A superstição é outro grande mal, que tem causado muitas e terríveis crueldades. O homem que é seu escravo desdenha aqueles que são mais sábios e tenta fazê-los agir do mesmo modo. Pensa nos horrendos massacres produzidos pela superstição que aconselha o sacrifício de animais e pelo ainda mais cruel preconceito de que o homem necessita de carne para alimentar-se. Pensa nos maus-tratos que a superstição tem criado para as classes oprimidas da nossa Índia bem-amada, e verifica por aí quanto essa má 
qualidade pode originar de covarde crueldade, mesmo entre os que conhecem o dever de ser fraternal." (34)
"Esses três grandes crimes deves evitar, pois são fatais a todo o progresso, por serem pecados contra o Amor. Não 
basta, porém, refrear o mal; é preciso ser ativo no bem. Deves encher-te tanto do intenso desejo pela formação desse hábito de serviço, que estejas sempre vigilante para presta-lo em tomo de ti - não somente aos homens, como também aos animais e às plantas. Deves presta-lo nas pequenas coisas, cada dia, a fim de que não percas as raras oportunidades em que se te apresentem grandes coisas para fazeres. Pois, se anseiam unir-te a Deus, não é por amor a ti próprio, mas para que possas ser um canal através do qual o Seu amor flua aos homens, teus irmãos." (34) 
"Aquele que está na Senda não existe para si mesmo, mas para os outros; esquece a si próprio para poder servi-los. Ele é como uma pena na mão de Deus, através da qual o seu pensamento flui e pode encontrar neste mundo uma expressão que, sem esse instrumento, não poderia ter." (35)
"A Sabedoria que torna capaz de ajudar, a Vontade que dirige a Sabedoria, o Amor que inspira a Vontade tais são as qualidades requeridas. Vontade, Sabedoria e Amor são os três aspectos do Logos; e tu, que desejas alistar-te ao Seu serviço, deves expressar esses três aspectos no mundo." (35)

Comentários sobre o Livro: 

"Se lestes o prefácio deste livro, deveis 
ter notado que consiste nas instruções dadas a Alcione por meu Mestre K. H., o Ser que, séculos passados, esteve entre 
nós como Pitágoras. Eu mesmo me achava presente quando as lições Ihe foram dadas, porque era essa uma das partes do meu trabalho, juntamente com o auxilio que devia prestar ao meu jovem amigo Alcione. Tais lições eram dadas durante o sono. Cabia-me o dever de leva-lo todas as noites ao Mestre. Devemos lembrar-nos de que o corpo de Alcione contava, nessa ocasião, apenas treze anos de idade." (37)
"Cada noite o Mestre dava, mais ou menos, 15 minutos de lição; porém, sempre, no fim da lição, Ele resumia numa singela frase tudo quanto havia ensinado. De manhã Alcione esceevia o texto. 
Devo dizer-vos que a obra não contém os textos escritos, mas apenas o seu resumo." (38) 

"Ele mesmo levou o texto escrito; eu O acompanhei. O Senhor (o Instrutor do Mundo) o leu e aprovou. Foi Ele mesmo quem nos disse: " Deveis imprimir isto num pequeno e precioso livrinho para projetar Alcione no mundo" . 
Verdade é que não havíamos pensado em tal coisa, nem desejávamos apresentar ao mundo uma criatura ainda tão jovem. Mas, no mundo do Ocultismo devemos fazer o
que se nos ordena, sem vacilação nem receio, porque os nossos superiores sabem mais do que nós o que podemos, 
alcançar. 
O Instnitor do Mundo tinha razão. Nós é que nos tínhamos enganado. Todos os inconvenientes que receávamos realmente se deram, porém a imensidade dos benefí- 
cios espalhados foi de tal ordem e magnitude que, com presteza, desapareceram os superficiais e ligeiros inconvenientes." (39) 
"Entre os cristãos, Instrutor do Mundo é o Cristo Nasso Senhor, e entre os budistas é o Senhor Maitreya (o Senhor da Bondade). São nomes diferentes para o mesmo grade Ser." (38) (N. da Ed.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário