Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Medo - Entenda e aceite as inseguranças da vida (Osho)





"Uma pessoa madura precisa se desligar de tudo que estiver ligado ao medo. É assim que à maturidade vem." (20)
"O medo foi criado por você na infância, de maneira inconsciente; agora conscientemente descarte-o e amadureça." (22)
"Se você for à fundo em qualquer medo, vai encontrar o medo da morte." (23)
"...esquecer tudo sobre ser especial." (27)
"...ninguém deve querer ser especial, porque a existência não considera ninguém especial, superior ou inferior.
Seu medo está levando você a tentar ser especial, mas isso não vai mudar nada. A única maneira de descartar o medo é, em vez de desperdiçar a sua energia tentando ser especial, investi-la na tarefa de ser você mesmo. Apenas
descubra-se, porque na tentativa de ser especial você está se afastando cada vez mais de si mesmo." (29)
"É melhor ir para dentro de si e encontrar o seu ser verdadeiro eu.
Essa é uma lógica simples, uma aritmética simples: antes de procurar em qualquer outro lugar, procure dentro de si mesmo. O
mundo é vasto, você se perderá nessa busca... Então, primeiro olhe dentro de si mesmo. Talvez o que você procura já esteja lá. E todos os seres iluminados do mundo estão absolutamente de acordo de
que está de fato lá, sem exceção." (30)
"Nós somos imortais; nós não morremos. A vida não tem fim".
Então, primeiro, vá para dentro. Basta um vislumbre da própria imortalitlade e é como se você estivesse despertando de um pesadelo. Todo o medo desaparece..." (30)
"A morte não é o fim, esta vida não é a única vida, já
houve milhares e milhares de vidas no passado e
haverá outros milhares de vidas no futuro." (31)
"Esse é o único medo que existe: o medo do tempo. O medo da morte é também o medo do tempo, porque a morte faz o tempo parar." (30)
"O medo não é da morte, o medo é do tempo. E se você olhar profundamente dentro dele, vai ver que o medo é da vida não vivida. Você não tem conseguido viver. Se você viver, então não há medo. Se a vida for de realização, não há medo." (32)
"Então o que fazer? Viva mais e viva mais intensamente. Viva perigosamente! É a sua vida, não a sacrifique porque algum tipo de loucura foi ensinada a você. É a sua vida, viva-a. Não a sacrifique por causa de palavras, teorias, países, política. Não a sacrifique por ninguém." (34)
"Se está apenas nadando no oceano do tempo, você esta sempre com medo, porque a superfície não é a realidade. A superfície não é realmente o oceano, é apenas a fronteira, é apenas a periferia. Vá para as profundezas, mova-se em direção às profundezas. Quando você vive um momento profundamente. você não faz mais parte do tempo." (35)
"Quando você está apaixonado profundamente apaixonado, o tempo desaparece. Quando está com o ser-amado ou o seu amante ou seu amigo, de repcnte o tempo deixa de existir. Você
está indo para as profundezas. Se você ama a música, se você tem um coração musical, sabe que o tempo para. Se você tem um senso de beleza apurado, uma sensibilidade estética... Olhe uma rosa e
o tempo desaparece. olhe a lua e onde está o tempo? O relógio para imediatamente. As mãos continuam em movimento, mas o tempo para." (36)
"É assim que vive um homem iluminado, ele vive totalmente e um momento por vez." (36)

"Alguém perguntou a um mestre zen:
- Desde a iluminação o que você tem feito?
Ele disse:
- Eu carrego água do poço, corto lenha na floresta.. Quando sinto fome, eu como e, quando estou com sono, eu durmo, nada
mais do que isso.
Mas, lembre-se bem, quando um homem que chegou a uma profunda compreensão do seu próprio ser corta lenha, ele simplesmente corta lenha. Não há mais ninguém ali. Na verdade, o lenhador não está lá, apenas o corte da lenha, o corte. O Ienhador não está ali porque o lenhador é o passado. Quando o homem iluminado come, ele simplesmentecome." (36-37)
"A meditação é só uma maneira de
aprender a fazer uma coisa com todo o
seu ser. Depois que tiver aprendido, tiver feito de toda a sua vida uma meditação, esqueça tudo sobre meditações, deixe que a vida seja a sua única lei, deixe que a vida seja sua única meditação. Então o tempo desaparece e, lembre-se, quando o tempo desaparece, a morte desaparece. Você deixa de ter medo da morte. Na verdade, você a espera com expectativa." (37-38)
"É assim que as pessoas descobrem que nada morre. A morte é impotente quando você está pronto para vivê-la; a morte é muito poderosa quando você tem medo. Uma vida nao vivida da poder a morte. Uma vida vivida plenamente tira todo o poder da morte. A morte deixa de existir." (38)
"O medo não pode ser completamente eliminado não pode ser dominado, só pode ser compreendido. Compreensão é a palavra-chave aqui. E só a compreensão traz mudança, nada mais. Se você tentar dominar o seu medo, ele vai continuar
reprimido, ele vai ficar dentro de você. Isso não vai ajudar, vai complicar as coisas. Se ele estiver vindo à tona, você pode reprimi-lo, e pode reprimi-lo tão profundamente que ele desaparece da sua consciência. Você nunca vai estar consciente dele, mas ele vai estar lá no porão e terá influência sobre você, mas vai manipula-lo de uma forma tão indireta que você não vai nem perceber. Mas o perigo ficou mais profundo. Agora você não pode nem mesmo compreende-lo." (39)
"Ambos são aspectos do mesmo fenômeno energético. A raiva é agressiva e o medo é não agressivo. O medo é a raiva
num estado negativo; a raiva é o medo num estado positivo." (39)
'"Você não pode destruir nada, apenas mudar sua forma" (40)
" O medo dá energia; o medo é energia, e a energia não pode ser destruíd. Nem um único pingo de energia pode ser eliminado da existência." (40)
" Não há necessidade de tentar destruir nada; primeiro porque nada pode ser destruído." (40)
" Primeiro deixe de lado toda condenação, todo julgamento, toda avaliação. O medo é uma realidade. Ele tem que ser confrontado, tem de ser entendido. E somente através da compreensão ele pode ser transformado. Na verdade, ele é transformada através da compreensão. Não há necessidade de fazer nenhuma outra coisa; a compreensão transforma." (41)
" O medo decorre do desejo de possuir, é um subproduto; Você quer possuir, daí o medo. Se você não desejar possuir, então não há medo. Se não tenho desejo de ser isto ou aquilo no futuro, então não há medo. (...) Se você começar a viver o momento, o medo desaparece. O medo vem por causa do desejo. Então, basicamente, o desejo cria o medo." (42)
" Deixe que a compreensão seja sua única lei." (44)
"Não existe segurança interior ou exterior." (44)
"...não se incomode em saber se amanhã vai acontecer ou não; o hoje é mais do que suficiente. Se pudermos amar se podemos viver este dia é mais do que suficiente."
"Um único momento de profundo amor é uma eternidade. Quem se importa com a segurança? A própria ideia de segurança surge da ganância, a própria ideia surge do ego. Chame-a de segurança interior, chame-a de segurança exterior, não vai fazer nenhuma diferença. É preciso olhar fundo e ver que a segurança não existe e que ela não é possível pela própria natureza da existência. Neste exato momento, uma grande revolução está acontecendo no seu ser; você está passando por uma metamorfose.
(...)
Buscar segurança é ser mundano. Viver na insegurança como uma rosa é ser espiritual.
A segurança é deste mundo, a insegurança é do divino." (45)
"(...) o destemor é a qualidade mais espiritual de todas.
As pessoas que estão cheias de medo não conseguem ir além do conhecido. O conhecido dá uma espécie de conforto, de segurança, pois é conhecido." (46)
"...depois que uma pessoa está presa ao conhecido, ele está morta.
A vida só pode ser vivida perigosamente. Não há outra maneira de vive-la. É somente através do perigo que a vida atinge a maturidade, o crescimento. É preciso ser aventureiro, sempre pronto a arriscar o conhecido em favor do desconhecido." (48)
"É você não sabe como viver no momento. Ninguém nos ensina como viver no agora. Os pregadores, os políticos, os pais, todos eles falam sobre o amanhã." (49)
"Para o homem que não sabe o que é a vida, a morte é um inimigo. E para o homem que sabe o que é a vida, a morte é o supremo ápice da vida." (52)
"No Japão, eles têm um certo tipo de árvore que é considerada uma grande arte, mas é simplesmente assassinato. As árvores têm quatrocentos anos, quinhentos anos e quinze centímetros de altura. Gerações de jardineiros têm se dedicado a elas. A técnica consiste em plantar as árvores em vasos sem fundo e ir cortando as raízes. Eles não deixam que as raízes das árvores se aprofundem na terra, a árvore simplesmente envelhece, ela nunca cresce. É um fenômeno estranho ver esse tipo de árvore. Ela parece antiga, mas só fica cada dia mais velha. Nunca cresce. Nunca floresce nem dá frutos.
Essa é justamente a situação do ser humano. Suas raízes são cortadas. O homem vive quase sem raízes. Ele tem que ter suas raízes podadas para que fique dependentes da sociedade, da cultura, da religião, do estado, dos pais, de todo mundo. Tem que depende, ele próprio não tem raízes. No momento em que toma consciência de que não tem raízes, ele sente que está ficando louco, que está perdendo o juízo. Ele está perdendo todo o apoio, está caindo numa vala escura... porque o seu conhecimento é emprestado, não é dele mesmo. Sua respeitabilidade é emprestada. Ele próprio não tem respeito por seu próprio ser. Toda a sua personalidade é emprestada de uma fonte - da Universidade, da Igreja, do Estado. Ele próprio não tem nada de sua autoria.
Basta pensar num homem que vive num grande palácio com todo o luxo imaginável e, um dia, de repente descobre que o palácio não pertence a ele. Dizem a ele: 'Eles pertencem a alguém que está chegando e você vai ser despejado'. Esse homem vai enlouquecer. (...)
Permita, na terapia, uma situação em que a pessoa possa enlouquecer - depois que ela enlouquecer, vai abandonar o medo. Ela vai saber o que é a loucura. O medo é sempre do desconhecido. Deixe-a enlouquecer e ela logo se acalma, porque esse medo não tem nenhuma base real. É um medo projetado pela sociedade." (54-56)
"... você faz parte do universo. Você surge como uma onda no universo e desaparece um dia, voltando para o universo." (77)
"Encontrar a si mesmo é encontrar tudo. E se você se perder... Pode ter palácios e impérios e grandes riquezas, tudo vai ser inútil. " (77)
"Volte-se para dentro, mas não siga o caminho do medo." (Rumi; 129)
"Você pode temer a todos, menos Deus, porque só se pode chegar a Deus através do amor. " (132)
"Por que levar tudo tão a sério? Por que caminhar dando risada? (...) A medida que se volta um pouco mais para dentro, você automaticamente fica alegre, brincalhão, reverente.
(...)
O universo exterior consiste em consciência, felicidade, alegria." (133)
"Mova-se para dentro, mas não siga o caminho do medo, porque o medo não pode ir para dentro. (...)
Você terá que ir nu e sozinho. Por isso o
medo não pode se mover para dentro, o medo se move para fora. O medo se move na direção do dinheiro, o medo se move na
direção do poder, o medo se move na direção de Deus; o medo se move em todas as direções, exceto para dentro.
Para ir para dentro o primeiro requisito é o destemor." (134)
"É preciso experimentar um pouco do seu sabor. (...)
Um pouco de inteligência, um pouco de senso de humor, um coração amoroso É você não precisa de muito mais do que isso para mergulhar no seu próprio ser." (138)
"O que você tem a perder? Medo de que? Não temos nada. Viemos de mãos vazias, vamos embora de mãos vazias." (139)
" ... a mente ocupada é a oficina do diabo. A mente vazia é a oficina de Deus, não do diabo. Mas você tem que entender o que quero dizer com "vazio" -- livre, relaxado, não tenso, imóvel, sem desejos, sem ir a lugar nenhum. Só estar aqui, totalmente aqui. Uma mente vazia é uma presença pura." (140)
"Apenas no vazio há um encontro, uma fusão. Apenas no vazio voce se abre para a verdade e a verdade penetra em você. Apenas no vazio você fica prenhe de verdade." (141)
"Ficamos paralisados, porque, quanto mais seguro estiver, quanto mais 'seguro' for, menos vivo voce será.
A vida existe nos desafios, a vida existe nas crises, a vida precisa de insegurança. Ela cresce no solo da insegurança. Sempre que estiver inseguro, você vai se sentir mais vivo, mais alerta." (144)
"Por causa do medo da morte nós nos esforçamos para ter segurança, saldo bancário, seguro de vida, um casamento, uma vida estável, uma casa. Nós nos tornamos parte de um país, aderimos a um partido político, frequentamos uma igreja nos tornamos hindus, cristãos, muçulmanos. Essas são todas as maneiras de encontrarmos segurança. Todas as maneiras de encontrarmos
algum lugar a que pertencer um país, uma igreja.
E, por causa desse medo, políticos e sacerdotes continuam explorando você. Se você não tiver medo, nenhum político, nenhum sacerdote pode explora-lo. É somente por causa do medo que eles podem explora-lo, porque eles podem proporcionar - pelo menos podem prometer - que aquilo que eles têm deixará você mais seguro: 'Esta será a sua segurança. Eu posso garantir'. Os produtos não podem ser entregues, isso é outra coisa, mas a promessa eles fazem, é a promessa mantém as pessoas no cativeiro." (145)
"É só quando você se torna um nada que você pode ser você mesmo." (146)
"Desapareça se você quiser a existência real, a existência autêntica; funda-se com a realidade, dissolva o cubo de gelo no oceano e se torne uno com ele. Claro que você se perderá como entidade separada, mas vai se tornar o todo. Não é uma perda, é um ganho tremendo." (150)
"Na sepultura do seu ego floresce o lótus do seu ser" (151)
"Não há nada que tenha que ser alcançado! Você tem que simplesmente abandonar o seu ego e esperar." (152)
"Primeiro você tem que abandonar o seu ego e depois nem precisa se preocupar; tudo vai acontecer por conta própria, espontaneamente." (152)
"A única maneira de ser é não ser." (150)
"...'não ser' não é a morte, o'não ser' é o ápice da vida. (...). Você não precisa se preocupar com o ser, ele vem. Ele sempre vem, sem nenhuma exceção. (...) Eu tive de desaparecer no nada - e for do nada surge uma presença totalmente novo, totalmente rejuvenescido, eterna. Não é obra minha. Eu não posso levar crédito por isso. No máximo, permiti que acontecesse, porque eu não estava lá para ser um empecilho. O seu 'não ser' precisa vir primeiro para que você não seja um empecilho quando seu ser começa a surgir... só uma pequena mudança." (155)
"Você também tem que mudar o seu testamento. O que você considera secundário tem de vir primeiro, e o que você colocou em primeiro lugar na verdade não é da sua conta. Ele virá, assim como quando a primavera chega, as flores vêm por conta própria. " (155)
"Existe apenas uma coisa na vida que vence a morte e essa coisa e o amor. (...) Tome nota disto: a sua vida é regida pelo medo e ponto-final! Isso simplesmente mostra que o amor ainda não se tornou tão poseroso a ponto de fazer o medo desaparecer." (158)
"Atente para o fato de que a escuridão existe e depois comece a pensar em
como trazer a luz." (158)
"Mas é preciso aprender a ser mais
suave, a abandonar todas as armaduras, a abrir as portas e janelas, a não se apegar mais ao medo - a se apaixonar pelas árvores e pelas montanhas e pelos rios e pelas pessoas... porque o amor é a chave que abre as suas portas. (...) confia na totalidade da existência... 'A vida não vai me machucar, porque sou parte dela'." (161)
"O primeiro passo é aceitar esse vazio interior com alegria e mergulhar nele. Não evitar o seu vazio interior." (163)
"Mas ejaculação não é orgasmo. apenas um alívio local, um alívio sexual, não é orgasmo. O alívio é um fenômeno negativo - você simplesmente perde energia e o orgasmo é uma coisa totalmente diferente. É uma dança de energia, não um alívio. É um estado extasiante de energia. A energia torna-se um fluxo. E é por todo o
corpo; não é sexual, é físico. Cada célula e cada fibra do seu corpo pulsam com uma nova alegria. Ficam rejuvenescidas... e uma grande paz sobrevém.
Mas as pessoas nem sequer conhecem o orgasmo físico, então que dirá o orgasmo psicológico, como folar sobre ele? Qando você permite que alguém chegue muito perto de você, um amigo, um ente querido, um filho, um pai, não importa que tipo de relacionamento, quando permite que alguém chegue tão perto que suas mentes começam a se sobrepor, a se interpenetrar, então ocorre algo além do orgasmo físico que é um salto. O orgasmo físico é bonito, mas nada comparado com o orgasmo psicológico. Depois de ter conhecido o orgasmo psicológico, orgasmo físico perde a graça. É um substituto muito pobre.
Mas mesmo o orgasmo psicológico não é nada se comparado com o orgasmo espiritual, quando dois espíritos - e por 'espíritos' quero dizer dois vazios, dois zeros se sobrepoem." (166)
"Dois vazios podem ficar juntos. E não apenas dois, todos os vazios do mundo podem ficar juntos num só espaço. Eles podem ocupar o mesmo espaço simultaneamente, ao mesmo tempo, não há nenhum problema, porque não são concretos como objetos, nem líquidos como a água. Eles estão simplesmente vazios de si mesmos. Podem-se juntar um numero infínito de vazios.
Quando começar a sentir o seu vazio - alegremente, lembre-se --, você vai conseguir deixar que as pessoas cheguem mais perto de você." (168)
"Se você quiser se aproximar de mim, a única maneira é me deixar aproximar de você. Não existe alternativa." (168)
"Lembre-se: se alugo é muito assustador, lembre-se de que não é hora de ir a nenhum outro lugar, é hora de ficar aqui. Quando algo assustador está acontecendo, então algo está acontecendo. O momento é muito profícuo e você tem que ficar aqui e tem que seguir com ele." (169)
"Se tem medo de si mesmo, você tem medo das outras pessoas. Se ama a si mesmo, você ama as outras pessoas. Se odeta a si mesmo, você odeia os outros. Na relação com os outros, tudo é só você
- refletido neles. O outro não passa de um espelho. Assim, sempre que algo acontece num relacionamento, saiba sempre que deve ter acontecido antes, dentro de você, porque o relacionamento só pode ampliar o que já existe dentro de você. Ele não pode criar, só pode mostrar e manifestar o que já existe lá.
Se você se ama, também ama os outros. Se tem medo de si mesmo, também tem medo dos outros. Ao entrar em contato com os outros você vai começar a manifestar o seu ser." (170)
(...)
"Aceite isso, seja o que for que aconteça, deixe que aconteça e supere isso. Logo o sofrimento se tornará uma aprendiazagem; depois, torne-se criativo.
O medo vai Ihe dar destemor, da raiva virá a compaixão. Da compreensão do ódio, o amor nascerá em você. Mas isso não
acontece no conflito, isso acontece quando se passa pela experiência com a consciência alerta. Aceite e siga em frente." (210)
"Não há nada a temer, porque não temos nada a perder. Ninguém pode nos roubar nada, e tudo o que pode ser roubado não vale a pena, então por que o medo? Por que a suspeita? Por que a duvida? Estes são os verdadeiros ladrões: a dúvida, a suspeita, o medo. Eles destroem a sua própria possibilidade de celebração." (210)
"O medo é um dos problemas mais básicos a se enfrentar, com que se deparar. Portanto, se você sentir que o seu medo está ficando menor, deixe-o menor ainda. Ele é como as ervas daninhas de um jardim; você tem que arranca-las o tempo todo, caso contrário invadem o jardim inteiro. Se você deixar que as ervas daninhas se espalhem, mais cedo ou mais tarde as rosas vão desaparecer,
as flores vão desaparecer e só haverá ervas daninhas em todo o jardim. É preciso arranca-las todo dia. Só então o jardim continuará bonito. Se todas as raízes forem arrancadas, então não há problema. Você pode relaxar." (212)
"A alegria é o antídoto para todo o medo. O medo aparece quando você não aproveita a vida. Se você gosta da vida, o medo desaparece. Então, basta ser positivo e curtir mais, rir mais, dançar mais,
cantar. Continue a ser a cada dia mais e mais alegre, entusiasmado com as coisas pequenas. A vida consiste em pequenas coisas, mas, se você conseguir trazer a qualidade da alegria para as pequenas coisas, a soma é gigantesca.
Não espere que nada de grandioso aconteça." (213)
"Sempre que você perceber que existe medo, solte-o. E, às vezes, se for necessário, mergulhe nesse medo. Na vida não há nada que seja ruim, nada que tenha de ser temido - absolutamente nada." (212)

"Só acontece através de pequenas coisas: comer, tomamar o café da manhã, caminhar, tomar banho, conversar com
um amigo ficar apenas sentado sozinho olhando o céu ou deitado na cama sem fazer nada. A vida é feita dessas pequenas coisas. Essa é a essência da vida.
Então, faça tudo com alegria e tudo se torna uma oração." (214)
"Portanto, basta trazer mais entusiasmo para a vida e o medo e outras coisas desaparecem por conta própria.
Nunca fique incomodado com nada que seja negativo. Você acende a vela e a escuridão desaparece por conta própria. Não tente lutar contra a escuridão. Não há como lutar, porque a escuridão não existe. Como você pode lutar contra ela? Basta acender uma vela e a escuridão se vai." (214)
"É necessário apenas acender uma pequena vela de entusiasmo." (215)



Nenhum comentário:

Postar um comentário