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sábado, 27 de julho de 2013

TJC realiza diagnóstico com alunos das escolas estaduais para aprimoramento de conhecimentos


Nos dias 20 e 21 de junho, os alunos extensionistas do projeto Escritório de Direitos Humanos– Comunidade e Direitos Sociais, juntamente ao professor orientador Clovis Renato, visitaram três escolas de ensino profissionalizante, com o fito de realizar um diagnóstico nas instituições da Rede estadual de ensino.

Tais visitam fazem parte do diagnóstico para reconhecer os temas mais relevantes de Direito do Trabalho a serem ministrados aos estudantes do ensino médio pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Os temas selecionados pelos alunos serão melhor detalhados em apresentações no mês de agosto de 2013, relembrando-se o papel de orientação do TJC para aprimoramento da sociedade quanto aos direitos laborais, com fito de contribuir para a dignidade ampla nas relações de trabalho.

Dessa forma, cerca de quinze temáticas foram abordadas brevemente a fim de possibilitar que os alunos votassem nos quatro assuntos que entendessem mais interessantes. Esses temas escolhidos em votação, por sua vez, serão aprofundados em futuras visitas às escolas.

Somados aos assuntos preferidos pelos alunos, haverá, também, em tais visitas de aprofundamento de temáticas, a abordagem sobre Sistema de Cotas e ProUni, as quais possuem uma substancial importância para os alunos da Rede Pública de Ensino, por serem especialmente voltados para tornar mais igualitário o acesso ao ensino superior.

A primeira visita ocorreu na manhã do dia 20, ocasião em que os membros do EHD/Unichristus se encontraram no Centro Universitário e seguiram em direção à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel (eeepcomendadormiguelgurgel.blogspot.com/) para fazer o primeiro diagnóstico.

Todos os participantes do projeto estavam presentes, com exceção de Luiz Neto, que, por motivos de trabalho, não pôde comparecer, e de Leandro Terto, o qual não mais integra o grupo, por ter sido aprovado em um concurso público e ter de participar da capacitação.

Na chegada a Escola Estadual de Educação Profissional, a quadra já estava preparada com cadeiras em fileiras e com os microfones prontos, para onde os estudantes se dirigiram e se organizaram nos acentos. Foi iniciado o diagnóstico com o Professor Orientador Clovis Renato fazendo uma apresentação do TJC, apontando a sua parceria com a Amatra VII e ressaltando que o trabalho desenvolvido pelos alunos da UniChristus e demais intervenientes é voluntário e visa, dentre outros objetivos, capacitar multiplicadores.

Após breve introdução, o Professor Orientador passou a dispor sucintamente sobre cotas e ProUni, tema acordado com o público como de tratamento obrigatório em agosto.

Em seguida, Monique de Medeiros falou sobre salário e piso salarial; Jéssica Marques tratou sobre 13° salário, FGTS, INSS e hora extra; Venâncio Camurça dispôs sobre jornada de trabalho e intervalos interjornada e intrajornada; Bianca Rocha abordou repouso semanal remunerado, férias e licenças; Brenda Menezes discorreu sobre trabalho na adolescência; Luana Mendes explicou a questão do sindicalismo; Lia Bomfim abordou saúde a segurança no trabalho; Italo Ysalo apresentou a temática do trabalho da mulher (pediu para todas as mulheres ficassem de pé e para os demais as aplaudirem), Andréa Ponte discorreu sobre o tema trabalho escravo (começou falando da novela Salve Jorge, fato que despertou bastante curiosidade dos estudantes); Clovis ficou encarregado de explicar, também, sobre os órgãos de proteção ao trabalho. Em seguida, Carmelita Coêlho falou sobre estágio e Brena Brasil concluiu falando sobre deficientes.

A votação pelo público da EEEP Comendador Miguel Gurgel se seguiu e os temas escolhidos para aprofundamento foram: sindicalismo, trabalho da mulher, trabalho na adolescência e estágio.

No dia 21 de junho, duas outras escolas foram visitadas (EEEP Presidente Roosevelt - eeeppresidenteroosevelt.blogspot.com e EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha - creusadocarmorocha.blogspot.com).

Os extensionistas se reuniram novamente no Centro Universitário para seguirem, inicialmente, em direção à EEEP Presidente Roosevelt. Além das ausências do dia anterior, Carmelita Coêlho não pôde comparecer.

Ao chegar à escola, os alunos da UniChristus foram direcionados ao auditório para organizarem o diagnóstico, ocasião em que o Professor Orientador fez a breve introdução, explicando para os estudantes como funcionava o Projeto Comunidade e Direitos Sociais (EDH/Unichristus) no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), assim como, comentou sobre as temáticas ProUni e cotas. Demarcou-se que, assim como na primeira escola, ProUni e Cotas não precisariam passar por votação e seriam aprofundadas nas próximas visitas.

Ao final das apresentações, a votação realizada elegeu, para a EEEP Presidente Roosevelt, as temáticas: estágio, segurança do trabalho, trabalho da mulher, repouso semanal remunerado, férias e licenças.

Durante o percurso até a chegada à próxima escola (EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha) houve avaliação do progresso dos alunos nas apresentações, os quais já dispunham de mais confiança, bem como a troca de experiências entre os membros.

Com a chegada à EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, os componentes do projeto foram rapidamente guiados a uma sala climatizada, onde seriam acomodados os estudantes do 3º ano.

Antes de iniciar o diagnóstico, houve transmissão de dois vídeos, o primeiro sobre a realização do TJC em 2012 e outro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) temática do trabalho e da exploração infantil.

Clovis fez os esclarecimentos necessários sobre o TJC e, assim como nas demais escolas, após a votação, os alunos da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha escolheram, além de Cotas e ProUni, estágio, segurança do trabalho, trabalho da mulher e repouso semanal remunerado, férias e licenças.

Para manter a ordem dos trabalhos, os membros já foram debatendo os temas importantes e fazendo as análises das apresentações e do diagnóstico no transporte para o Centro Universitário Christus, encerrando mais uma manhã produtiva do TJC no EDH/Unichristus.
Fotos: Andréa Ponte

Lia Bomfim Cavalcanti
EDH/Uninchristus – membro do Projeto Comunidade e Direitos Sociais

Carmelita Coêlho
EDH/Uninchristus – membro do Projeto Comunidade e Direitos Sociais

Clovis Renato Costa Farias
EDH/Uninchristus – Professor Orientador do Projeto Comunidade e Direitos Sociais
Doutorando em Direito da UFC
Bolsista da CAPES



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