Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nota aos servidores filiados ao MOVA-SE – Junta Governativa


AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROMOVIDA PELO MPT:

A nomeação da Junta Governativa para gerir provisoriamente o MOVA-SE ocorreu após proposição da Ação Civil Pública nº 077-84.2013.5.07.0017, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em curso na 5ª Vara do Trabalho de Fortaleza.
Segundo o MPT, foram constatadas diversas irregularidades no Sindicato MOVA-SE, inviabilizando o cumprimento de decisões judiciais anteriores e a efetiva realização das eleições, as quais se agravaram diante da proximidade do encerramento do mandato da última diretoria (o3/02/2013), da falta de composição entre os diretores e membros das chapas para a viabilização das eleições, bem como da tentativa de levar o MPT a erro em audiência ocorrida no dia 15 de janeiro de 2013, que foi realizada na sede da Procuradoria, com a segurança de agentes da Polícia Federal.
Outro fator agravante foi o tempo exíguo para a realização do pleito, ocorrido em face do momento em que os representantes das chapas interessadas e a diretoria do sindicato pactuaram em confiar ao MPT a realização integral das eleições (em novembro de 2012, já nos 65 dias mínimos), uma vez que o Estatuto do MOVA-SE prevê prazos mínimos (120 e 65 dias antes do fim do mandato) para a realização das eleições, os quais se tornaram preocupantes pelo fato do MPT ter sido procurado nos últimos momentos. Este quadro se agravou quando a Comissão Eleitoral, mesmo realizando diversas reuniões para sanear os problemas e concretizar as eleições em janeiro de 2013 (Edital anterior), teve de emitir parecer técnico no qual nenhuma das chapas pode ter seu registro deferido (publicado no Site do MPT).
O acompanhamento das eleições pelo MPT já havia sido determinada em outra ação, a de número 544-36.2012.5.07.0005, pela mesma 5ª Vara do Trabalho de Fortaleza.

NOMEAÇÃO DA JUNTA GOVERNATIVA, PELO PODER JUDICIÁRIO:

A 5ª Vara do Trabalho de Fortaleza acolheu as razões do MPT e nomeou a Junta Governativa e Eleitoral, composta pelos membros Clovis Renato Costa Farias (Advogado/Professor Universitário), José Rogério de Andrade Silva (Sindicalista) e Thiago Pinheiro de Azevedo (Advogado), objetivando evitar a utilização dos bens da entidade em prejuízo da categoria, que favoreceria interesses particulares, e almejando realizar as eleições para a nova diretoria. Tudo após conhecidas desavenças envolvendo os próprios diretores da entidade, tornadas públicas e, muitas das quais, materializadas em diversas ações judiciais em curso desde o início de 2012.
Os nomes foram escolhidos em razão da experiência dos membros em eleições e atividades sindicais, tendo Clovis Renato Costa Farias participado da organização, junto com o MPT, das eleições do SINTRO/CE (2009), do Sindicato dos Policiais Federais do Ceará - SINPOF/CE (2010) e do SINDVIGILANTES/CE (2011), sendo acompanhado nas duas últimas pelo sindicalista José Rogério de Andrade Silva, como membro da Comissão Eleitoral; e o terceiro nome Thiago Pinheiro de Azevedo por ser advogado sindicalista. Na Ação Civil Pública a magistrada acatou, para a formação da Junta Governativa, os nomes sugeridos pelo MPT.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Nova diretoria do Sindcont/CE toma posse

Presidente do SINDCONT/CE, MPT, UGT, FECOMÉRCIO, OAB/CE

O Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará (SINDCONT/CE) realizou cerimônia de posse da nova diretoria, que têm como presidente eleito Manoel Pinheiro, em evento ocorrido na FIEC no dia 25 de janeiro de 2013.
Dentre os presentes estava o Presidente da União Geral dos Trabalhadores no Ceará (UGT), o Coordenador da CONALIS/MPT Gérson Marques, o advogado Clovis Renato Costa Farias, o Presidente da Fecomércio Benoni, dentre outros.

SINPOF-CE filia-se a Força Sindical

SRTE, Raimundo (Força/CE), Façanha (SINPOF), Força/Nacional, Clovis Renato, Federação dos policiais federais

SINPOF-CE REALIZOU COQUETEL DE FILIAÇÃO A FORÇA SINDICAL
Estiveram presentes ao evento, o presidente da Força Nacional no estado do Ceará, Raimundo Nonato Gomes, bem como o vice-presidente da Força Sindical nacional Miguel Torres. A central sindical comemorou como muito entusiasmo a filiação do primeiro sindicato de Polícia Federal. “Esperamos que este seja o primeiro sindicato de muitos. Precisamos fortalecer ainda mais esta categoria, uma vez que o governo a discrimina a diversas formas, na remuneração, diante do Delegado de PF”, ressaltou Torres. Já o presidente da Força local falou não só do desrespeito do governo, mas também da falta de compromisso dos empresários com os trabalhadores. “Precisamos unir todos os trabalhadores, de todas as áreas e setores da sociedade para nos fortalecer ainda mais e termos dignidade”, afirmou Raimundo Gomes.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Juristocracia em pauta na Pós Graduação da UFC (Mestrado/Doutorado)

Coordenador Hugo Segundo e George Marmelstein
A Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (Mestrado/Doutorado) promoveu o curso ‘Judicialiação da Ética: Questões para debate’, ministrado pelo Professor George Marmelstein (Mestre em Direito pela UFC, Juiz Federal no Ceará, doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra).

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Veia sindical do MPT terá novo Coordenador Nacional

Dr. Gérson Marques

A Coordenadoria Nacional de Liberdade Sindical do Ministério Público do Trabalho (CONALIS/MPT), órgão preventivo específico do Parquet trabalhista com atuação em todas as regiões brasileiras, será capitaneada pelo Procurador Regional do Trabalho Dr. Francisco Gérson Marques de Lima.

Congresso Internacional de Direito Sindical -em Fortaleza /2013


Conalis promove Congresso Internacional de Direito Sindical, em abril, em Fortaleza
Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o sindicalismo brasileiro, considerando a realidade do trabalho e dos reflexos da crise econômica européia, que ameaçam se alastrar pelos demais países, Fortaleza será sede, entre os dias 10 e 12 de abril deste ano, do Congresso Internacional de Direito Sindical. Temas palpitantes do cotidiano sindical serão discutidos, partindo da humanização do trabalho e das relações das entidades representativas com o Poder Público, sobretudo Ministério Público, Poder Judiciário e Ministério do Trabalho.  O evento é promovido pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do Ministério Público do Trabalho (MPT).